Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2023, Cognitio: Revista de Filosofia
https://doi.org/10.23925/2316-5278.2023v24i1:e61338…
10 pages
1 file
Nas últimas duas décadas a estética do cotidiano tornou-se um importante tema de debate entre fi lósofos de tradição anglófona. Essa teoria contempla a possibilidade de que o cotidiano seja fonte de experiências estéticas, além de realizar uma crítica da tradição. Ambos os elementos também estão presentes e são centrais para a estética pragmatista desenvolvida por John Dewey na primeira metade do século XX. Neste breve ensaio, realiza-se uma aproximação dos dois projetos teóricos por meio de um eixo de questão em comum, a saber, o dilema de como é possível relacionar a estética e a vida cotidiana. Palavras-chave: Estética pragmatista. Estética do cotidiano. Experiência estética. John Dewey.
2013
In a traditional division, aesthetics, epistemology and social issues are different theoretical fields. Although these fields relate frequently in literature, they are seldom as united as in the philosophy of John Dewey. For this author, the Enlightenment more poetic sense, understanding of the world is aesthetic, and scientific knowledge presupposes ultimately, the typical artist's intuition. In this unitary view of knowledge and of human nature, the socio-economic structure is largely responsible for the breakup, in philosophy and culture in general, between truth and beauty. This text is a brief review of Dewey's philosophy and, indirectly, the intuitive unity that characterizes the early decades of philosophical pragmatism.
Viso: cadernos de estética aplicada, 2022
A influência do Romantismo nos primeiros escritos de estética de John Dewey Até o momento presente pouca atenção foi dada pelos intérpretes de John Dewey para a estética desenvolvida em seus primeiros escritos, e menos ainda se estudou as relações de influência que o pensador estadunidense recebeu da filosofia romântica-especialmente britânica-de final do século XIX. Assim sendo, a presente investigação busca abordar o tema recuperando e esclarecendo alguns desses vínculos a partir de pontos em comum que o filósofo compartilhou com esses outros pensadores.
Revista Apotheke, 2022
Esta tradução refere-se ao ensaio original de 1925 publicado por John Dewey na Revista da Fundação Barnes (Journal of the Barnes Foundation) da qual ele participava como Diretor de Educação.
Educar em Revista, 2021
RESUMO Este trabalho considera que a elaboração da teoria estética de John Dewey, apresentada no livro “Arte como experiência”, publicado em 1934, decorre de uma série de ensaios da década de 1920 - “Experience, nature and art” [Experiência, natureza e arte], “Individuality and experience” [Individualida e experiência], “Affective thought” [Pensamento afetivo] e “Art in education - education in art” [Arte em educação - educação em arte]. O trabalho analisa cada um desses ensaios individualmente e relaciona os seus conteúdos com os temas centrais do livro, com o propósito de oferecer novas diretrizes para o trabalho docente na atualidade.
Cognitio-Estudos: revista eletrônica de filosofia , 2008
Este artigo é uma breve apresentação de “O desenvolvimento do pragmatismo americano”, de John Dewey, cuja tradução é publicada neste presente número de COGNITIO-ESTUDOS. Trata-se de mostrar como Dewey interpreta a história do pragmatismo como corrente filosófica nascida nos EUA, com as idéias de Peirce sobre o método científico e a significação conceitual, passando pela reinterpretação das idéias de Peirce feita por James, que transformou o pragmatismo numa teoria da ação e da verdade. Dewey afirma se filiar a essa corrente numa linha de continuidade, embora não sem algumas diferenças, ao defender que seu instrumentalismo é uma conseqüência da ampliação do pragmatismo operada por James.
Revista Linhas
Comunicação, arte e educação em John Dewey 1 Resumo O artigo pretende analisar a articulação entre os conceitos de arte e comunicação propostos pelo educador norte-americano John Dewey (1856-1952), especialmente nas obras Democracia e Educação (1916) e A Arte como Experiência (1934), bem como inferir os desdobramentos desse raciocínio para a educação. Segundo o autor, a comunicação seria semelhante à arte, uma vez que os participantes, em ambos os processos, precisam desenvolver a empatia, levando em consideração a existência de um "outro" e se imaginando no lugar dele. Como para o autor a comunicação e a educação estão intimamente associadas, pode-se depreender que nos processos de educação formal o exercício de uma pedagogia comunicacional seja necessário, de modo que os professores, os alunos e os demais interlocutores na escola elaborem suas experiências levando em conta as experiências alheias.
Revista Debates Insubmissos, 2021
Dirigido por Tony Scott, o filme traz uma áurea sombria que circunda os personagens principais. O diretor até então fazia trabalhos na área de publicidade e propaganda, destinadas a comerciais televisivos e clips musicais, este fato é demonstrado na estética do filme, que possui uma fotografia escura, somada a alguns elementos de cena que compõem o exagero, além de algumas inserções de aparições da banda punk Bauhaus, que canta a música Bela Lugosi’ s dead, um hino gótico sobre o vampirismo. Com figurino produzido por Milena Canonero (conhecida por seus trabalhos com Kubrick) e premiada com o Oscar por seus figurinos no filme Carruagens de fogo (1981), os personagens se apresentam com uma indumentária típica da subcultura gótica, e dos jovens Yuppies. Há uma parceria com Yves Saint Laurent que faz o figurino de Miriam; unido características de uma mulher forte, e clássica; trazendo uma conotação de empoderamento da personagem perante a trama.
Aufklärung: journal of philosophy
O texto Influência hegeliana no pragmatismo de John Dewey: alguns apontamentos tem como finalidade, exibir as decorrências da Filosofia hegeliana, no pragmatismo deweyano; entendendo-se que Hegel é um filósofo reconhecido como: idealista, célebre, e seus argumentos permeiam os conhecimentos úteis, para se explicar o mundo, e que o mesmo, na sua dialética, é aquele verdadeiramente universal; já a Filosofia de Dewey é respeitada em seu alcance global, e impactou as teorias psicológicas, com influência nessa ciência, e “seus escritos sobre a teoria e a prática democráticas, entusiasmaram profundamente os debates acadêmicos e também práticos. Dewey desenvolveu visões extensas e frequentemente sistemáticas, na ética, epistemologia, lógica, metafísica, estética e filosofia da religião; costumava adotar uma abordagem genealógica que expressava sua própria visão, na História mais ampla da Filosofia; também se pode encontrar uma metafilosofia totalmente desenvolvida em seu trabalho[1]”. Dito...
Cognitio Estudos Revista Eletronica De Filosofia Issn 1809 8428, 2011
Este trabalho procura apresentar aspectos da noção de liberdade no pensamento de John Dewey (1859-1952). O filósofo norte-americano ofereceu importantes contribuições para a compreensão da liberdade. Nesse estudo, vamos ressaltar a noção de liberdade articulada com os elementos da pedagogia, da moral e da política no pensamento de Dewey. A questão da liberdade integra com ênfase o projeto intelectual deweyano presente em suas ideias filosóficas, educativas e políticas. Analisaremos algumas de suas obras que tratam deste assunto, a fim de identificar o tratamento oferecido por Dewey a esse tema tão caro ao pensamento moderno.
Anais da ANPAP - 26º Encontro da Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas, 2017
RESUMO Este artigo pretende discutir o pensamento educacional e filosófico de John Dewey, baseado em seu conceito de experiência centrado nos preceitos da educação progressiva, e sua perceptível influência na contribuição para o " ideário bauhauseano ". O potencial inovador da Bauhaus também contribuiu intensamente para o reconhecimento da capacidade criadora das mulheres na arte e no design uma vez que, até meados do século XIX, as mulheres quase não tinham acesso ao estudo das artes nas academias. A Bauhaus, embora predominantemente masculina, formou muitas mulheres que deixaram seu legado. E o caso de uma delas, Marta Erps-Breuer, será apresentado aqui como uma grande artista, desenhista e cientista que estudou na Bauhaus e veio para o Brasil, desenvolvendo um trabalho importantíssimo na representação gráfica na área de Biociências na Universidade de São Paulo. ABSTRACT This article aims to discuss the educational and philosophical thinking of John Dewey, based on his concept of experience centered on the precepts of progressive education, and his perceptible influence on the contribution to the "bauhausean ideology". The innovative potential of the Bauhaus also contributed greatly to recognize women in art and design since, until the mid-nineteenth century, women had no access to the study of the arts in academies. The Bauhaus, although predominantly masculine, formed many women who left their legacy. And the case of one of them, Marta Erps-Breuer, will be presented in this article as a great artist, draftsman and scientist who studied at the Bauhaus and came to Brazil, developing a very important work in graphic representation in the area of Biosciences at the University of São Paulo.
Resumo Neste artigo os autores contextualizam o pensamento de John Dewey, tanto no seio da sociedade estadounidense em geral, quanto no campo da educação em particular. Para os autores, Dewey foi uma personagem extremamente complexa e o seu pensamento não pode ser limitado a um mero rótulo. Dewey é aqui apresentado como um pensador de vanguarda no pragmatismo e progressismo estadounidense, cuja teoria e prática integraram áreas como a sociologia, psicologia e filosofia. Não deixa de ser ainda menos importante o tratamento que é dado ao papel que Dewey desempenhou na adesão dos Estados Unidos na I Guerra Mundial e no tribunal constituído para julgar Trotsky.
Revista Inter Ação, 2012
cfh.ufsc.br
John Dewey escreve um de seus primeiros trabalhos sobre ética em resposta às idéias de Thomas Huxley. Huxley, em seu artigo Evolution and Ethics (1894), defendia uma oposição entre os processos naturais e os processos éticos. A ética, segundo ele, é contrária aos princípios ...
Griot : Revista de Filosofia, 2019
Este artigo pretende abordar o conceito de filosofia de John Dewey, em sua especificidade em relação à tradição pragmatista. Para isso, partiremos da reconstrução da filosofia apresentada por este autor em Reconstruction in Philosophy, de 1920, obra na qual expõe completa e explicitamente o conceito e o que acredita ser o papel da filosofia. Em especial, caracterizaremos a concepção de filosofia de Dewey a partir das críticas que o pragmatista americano lançou contra certas maneiras de fazer filosofia, por ele denominadas filosofias modernas ou tradicionais. A partir dessa crítica, examinaremos o uso que Dewey faz de seu postulado do empirismo imediato, enquanto uma metodologia filosófica, para evitar os supostos equívocos das filosofias passadas e desenvolver uma filosofia que faz jus à experiência concreta.
Revista Redescrições: Revista on-line do GT de …
A publicação original da obra Arte como Experiência data de 1934. Finalmente o leitor brasileiro tem acesso às reflexões de Dewey sobre teoria da arte. Em geral toda a obra de Dewey recebe pouca atenção da parte de editores, reflexo de críticas apressadas que têm sido feitas ao pensamento de Dewey em particular, e ao pragmatismo norte-americano de modo geral.
This work aims to identify the rootmetaphor of John Dewey’s philosophical and educational discourse, by means of rhetorical analyses parameters. This methodology is founded in Aristotle and in the works of Chaïm Perelman and other contemporary authors involved in the revision of Aristotelian philosophy. The article examines the essays “The philosophical work of Herbert Spencer” and “The influence of darwinism on philosophy”, published by John Dewey respectively in 1904 e 1909. They were written in the early years of Dewey in Columbia University, which intellectual environment was not dominated by Pragmatism, and for this reason they can be considered seminal in the structuring of the author’s arguments. The analysis reveals that Dewey is favorable to Darwinian evolutionism thesis and opposite to Spencer’s one. This positioning suggests that Dewey’s discourse is bound to the metaphor “undetermined route” because it situates evolution as a process devoid of previously listed purposes at a pre-determined plan, subject only to the relations that are established, so unpredictable, between organisms and the environmental conditions that surround. Analyzing Dewey’s ideas about education, the article concludes that “undetermined route” is the rootmetaphor of Dewey’s discourse, hypothesis that can contribute to discuss Dewey in the context of contemporary philosophy
Revista Apotheke, 2021
Depois de mais de um ano de enclausuramento para evitar contágio com o Coronavírus, apavorada de medo que minha filha que tem problemas respiratórios se contamine, estou sem energia para escrever artigos mas continuo adorando escrever sem compromisso acadêmico, sem ter de obedecer à ABNT. Jociele aceitou que eu escrevesse um ensaio ou um depoimento sobre a recepção de John Dewey no Brasil. Optei pelo depoimento.
2020
Introduction: John Dewey is one of the most renowned pedagogues of the 20th century, defending innovation and experimentation in the teaching-learning process, and so it is important to reflect on these ideals and their relationship with pedagogy in the 1st Cycle of Basic Education (CEB). Objectives: To know the perspective of teachers of the 1st CEB about Dewey’s pedagogical ideals; understand if they employ this pedagogy and perceive what the main barriers to its implementation are and suggestions to overcome them. Methods: Cross-sectional, descriptive, and comparative research, using a questionnaire. The sample consisted of 96 teachers (84.4% female), aged between 25 and 61 years (M = 48.30; SD = 6.53), from the 1st CEB from three school groupings of the municipality of Viseu (Portugal). Results: Most teachers admitted that 1st CEB teaching is based on Dewey's pedagogical ideals. However, they consider that there are factors, like the number of students per class or the exten...
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.