Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Revista Brasileira de Geografia Física
…
1 file
Ecossistemas de regiões semiáridas, como a Caatinga, estão sendo afetados pelas mudanças climáticas globais, causando alterações na evapotranspiração (ET) e nos fluxos de CO2. Desse modo, o trabalho objetivou quantificar os fluxos de CO2 e ET, com o intuito de observar se a Caatinga atua como fonte ou como sumidouro de CO2. As medidas foram realizadas numa área de Caatinga, durante um período de 13 meses, no município de São João/PE, utilizando-se a metodologia da correlação dos turbilhões, com um analisador de CO2 e H2O e um anemômetro sônico tridimensional. Além disso, foi medida a umidade do solo nas profundidades de 10 a 50 cm. A ET variou de 0,4 a 4,7 mm d-1, com uma média de 2,33 mm d-1 e total de 933 mm. A ET também seguiu as variações da precipitação pluvial, com os valores mais elevados no período úmido e os menores, no período seco, possivelmente devido à baixa capacidade de retenção de água no solo. A variação do fluxo de CO2 na Caatinga indicou que a vegetação atuou ora ...
Revista Brasileira de Climatologia, 2022
Seasonality of carbon sequestration and storage in the caatinga, during the dry and rainy seasons Estacionalidad de la captación y del stock de carbono en la Caatinga, durante las estaciones seca y lluviosa
Raega - O Espaço Geográfico em Análise, 2013
Objetivou-se avaliar a liberação de CO2 do solo em áreas de Caatinga sob pastejo caprino em São João do Cariri, Semiárido paraibano. Foram utilizados três tratamentos: T1 (10 animais-1 animal/3.200 m2), T2 (5 animais-1 animal/6.400 m2) e T3 (Testemunha). As medidas de CO2 foram realizadas durante 12 horas no período diurno (5:00 às 17:00 h) e 12 horas no noturno (17:00 às 5:00 h). Foram realizadas coletas de material de solo para determinação do conteúdo de água do solo%. As maiores liberações de CO2 foram observadas na área II com 5 animais; Houve tendência da maior liberação de CO2 ocorrer no período noturno nas três áreas estudadas; Os maiores teores de conteúdo de água do solo ocorreram na área III.
Geoambiente On- …, 2009
Objetivou-se com este experimento avaliar a liberação de CO 2 em área de caatinga no semi
Revista em Agronegócio e Meio Ambiente, 2018
A mudança climática como consequência da emissão antropogênica de gases de efeito estufa está entre os temas em evidência. A agropecuária é apontada como uma das fontes de emissões de gases de efeito estufa, em especial a pecuária que contribui com as emissões de metano (CH4), de origem entérica e de dejetos, e a emissão de óxido nitroso (N2O) do solo de pastagens e da produção de grãos. Metano de ruminantes origina-se, principalmente, como produtos do processo realizado pelos microrganismos do rúmen. Estes microrganismos utilizam nutrientes do alimento ingerido como substrato e produzem diversos compostos como produtos desse metabolismo, dentre eles o metano. Dessa maneira, a emissão de metano está diretamente relacionada à dieta ingerida pelos animais ruminantes. A origem da emissão de óxido nitroso está relacionada aos dejetos de animais, sólidos e líquidos, pelo mecanismo de transformação da urina-ureia a N2O. Para assegurar que a produção de animais ruminantes seja eficiente, s...
Geoambiente On-line, 2013
Revista Eletrônica do Curso de Geografia do Campus Jataí-UFG www.jatai.ufg.br/geografia
Revista Diálogos
Resumo: O objetivo deste trabalho foi estimar o efluxo de CO2 do solo em uma área de Caatinga no município de São João, Garanhuns-PE, utilizando equações existentes na literatura. As medições foram realizadas por meio de sensores de umidade e de temperatura. Os dados foram armazenados diariamente uma central de aquisição de dados, durante 158 dias e em dois níveis de profundidade do solo. Os valores médios diários do efluxo de CO2 do solo a 5 cm e 10 cm de profundidade foram de 1,59 e 1,46 μmolm -2 s -1 , respectivamente. Dos modelos verificados, o que utiliza a umidade para corrigir os valores estimados apresentou a melhor estimativa, conseguindo números próximos ao apresentado na literatura.
2021
Resumo: Aborda os aspectos naturais e sociais do Bioma Cerrado, focaliza o crescente desmatamento da vegetação nativa e aponta a insuficiência de políticas de conservação do bioma. Argumenta que a extração de produtos vegetais nativos não energéticos em unidades de conservação de uso sustentável a serem criadas é a melhor estratégia para combinar em escala regional a conservação e preservação da natureza com atividades produtivas da população rural mais pobre da região. Palavras-chave: Bioma Caatinga / clima semi-árido / extrativismo / desmatamento / unidades de conservação Abstract: The Caatinga Biome in Brazil: combining preservation and sustainable extraction of native products Abstract: Describes natural and social aspects of the Caatinga Biome, focuses on the increasing deforestation of its native vegetation and points out the insufficient coverage of conservation policies. Argues that the extraction of non-energy native floral products in sustainable use protected areas to be created is the best strategy to combine on a regional scale nature conservation and preservation with the productive activities of the poorest rural dwellers in the region.
Recife 4 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Proibida a reprodução total ou parcial, por qualquer meio ou processo, especialmente por sistemas gráficos, microfílmicos, fotográficos, reprográficos, fonográficos e videográficos. Vedada a memorização e/ou a recuperação total ou parcial em qualquer sistema de processamento de dados e a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer programa juscibernético. Essas proibições aplicamse também às características gráficas da obra e à sua editoração.
Recife 4 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Proibida a reprodução total ou parcial, por qualquer meio ou processo, especialmente por sistemas gráficos, microfílmicos, fotográficos, reprográficos, fonográficos e videográficos. Vedada a memorização e/ou a recuperação total ou parcial em qualquer sistema de processamento de dados e a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer programa juscibernético. Essas proibições aplicamse também às características gráficas da obra e à sua editoração.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal, 2013
Revista De Estudos Ambientais, 2012
Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 2019
Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais, 2018
Revista Caatinga, 2015
Revista Árvore, 2011
Zootecnia: pesquisa e práticas contemporâneas - Volume 2, 2021
Revista Caatinga, 2008
Sociedade E Territorio, 2013