Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
1994, Estudos Ibero-Americanos
Graduação em Arquitetura e Urbanismo. A idéia central do texto baseia-se na afirmativa de Otília Arantes, segundo a qual, "com o desenvolvimento dos meios de comunicação e o aparente triunfo da cultura de massa, teóricos e críticos dos anos 50 e 60 acreditavam que os museus logo teriam se transformado em coisa do passado. E, no entanto, estes sobrevivem e se multiplicam a um tal ponto que muitos já chamam a nossa cultura de 'cultura dos museus', vendo aí a expressão mais acabada do 'espírito da época"'. O objetivo do estudo foi estabelecer um elo de ligação entre estes novos espaços culturais e a sua transformação no meio cultural porto-alegrense.
2008
In this article, we analyze the attendance of what we call the general public in plastic art exhibitions. At first, we put in focus the spread of cultural centers or institutes with some of its characteristics, since the 1970 decade, where a great number of exhibitions directed to this kind of public take place. After that, we approach the political importance of this flowing registered in sociological studies concerning people being in touch with art objects legitimated by affluent people. Finally, based on ethnographic research, we reflect on the fact of the plastic art exhibitions be specific and continuous before other situations of artistic products presentation, observing the sense of the public attendance in the exhibitions and the analytical consequences of their study.
Revista GEARTE, 2014
O artigo aborda uma investigação que opera a partir de relações entre pessoas, cidades e patrimônio; articula os conceitos de Cartografias Culturais – sensibilidade e tecnicidade – e complementa-se com noções de Cartografia Social. Propõe pensar o mundo como um "museu" articulador do passado e do futuro, isto é, de memória e experimentação por meio da criatividade social, ação coletiva e práticas artísticas; um museu "explorador" do que no passado há de vozes excluídas, de alteridade e "resíduos", de memórias esquecidas. Ao estabelecermos uma aproximação entre museu e cidade, a cartografia social e cultural pode se converter em lugar onde se encontrem e dialoguem as múltiplas narrativas e as diversas temporalidades do mundo. Museu Efêmero pretende investigar as memórias e conectar cidades em rede por meio da experimentação e de dispositivos desenvolvidos nas práticas contemporãneas em artes e culturas visuais em contextos locais e iberoamericanos.
2014
Esta dissertação tem por tema a consolidação de novos museus mediante a Indústria Cultural. A comercialização da cultura e a renovação das demandas museológicas exigem das instituições o enfrentamento de uma dupla questão: ser uma possibilidade de diversão e entretenimento e, paralelamente, oferecer espaços apropriados para exposições, ações educativas, pesquisas e preservação. Equacionar esses propósitos de maneira adequada parece constituir-se em um grande desafio para aqueles envolvidos na criação de um museu, a exemplo dos arquitetos. Investigar a complexidade atual do programa museal, o papel de seus edifícios como ícones urbanos e recursos de marketing e a relação entre espaço físico e dinâmicas museológicas proporciona um melhor entendimento sobre os museus contemporâneos. A análise comparativa entre duas recentes instituições brasileiras, Museu Nacional de Brasília e Fundação Iberê Camargo, permite vislumbrar os lemas e os dilemas com os quais os museus lidam para se consoli...
2015
Este estudo estabelece uma análise comparativa entre três museus com colecções etnográficas: dois museus no contexto internacional: o Museum of World Culture, em Gotemburgo, e o World Museum Liverpool, e, em Portugal, o Museu Nacional de Etnologia. Na era da globalização, o multiculturalismo e a preservação da diversidade cultural representam novos desafios para os museus, em particular para os etnográficos. Não se trata só de conhecer o “Outro”, que está no centro dos museus tradicionais, mas de uma nova perspectiva sobre a diversidade, que se desenvolve também nas nossas sociedades, com as comunidades de imigrantes, que implica que o “Outro” ou “Outros” passaram a fazer parte de “nós”. Diante da emergência de novos paradigmas, este estudo procura reflectir sobre os desafios contemporâneos de uma museologia mais representativa, inclusiva e participativa. Com base na investigação realizada, concluiu-se que, pese embora as diferenças de percurso e de contexto institucional e as diferentes circunstâncias nas quais se enquadram, os três museus reconhecem a alteração do seu papel em função das mudanças sociodemográficas das sociedades em que estão inseridos, todavia, as respostas são variáveis quanto à sua operacionalização nas práticas museológicas. Abstract: This study establishes a comparative analysis between three museums with ethnographic collections: two of these museums are in the international museum scene (Museum of World Culture, in Gothenburg, and the World Museum Liverpool) and one museum in Lisbon, the National Museum of Ethnology. With globalization, multiculturalism and the preservation of cultural diversity represents new challenges for museums, especially ethnographic museums. It’s not just about knowing the “other”, which is at the center of traditional museums, it’s about a new perspective about diversity, which is being developed in our societies with the immigrant communities, meaning that the “other” is now part of “us”. Taking in consideration the emerging of new paradigms, this study reflects on the contemporary challenges of a more representative, inclusive and participatory museology. This research revealed that in spite of the differences between the case studies, the three museums recognized that their role is challenged by sociodemographic changes within the societies they operate, however different perspectives are developed.
Cadernos de Sociomuseologia, [S.l.], v. 46, n. 2, june 2014., 2013
The text seeks to present the complex relationships between the different notions of state, along the modern and postmodern period and the place and the role played by museums. Emphasize the importance of the political, social, educational and cultural context was the construction of the museum as a public space in Europe and consequently in most western countries since the French Revolution to the present day. In contemporary notions of heritage and its processes, identity, socialization, role play, communication and education are part of the museum universe whether traditional museums whether socially committed museums. Given the processes of globalization and cultural hybridization, the museums are scenes for discussions on the issues of territoriality, new categories of assets as well as new understandings of users / beneficiaries of the museum institution.
… de Sociomuseologia Centro de Estudos de …, 1993
No contexto museológico/cultural contemporâneo é notória a ascensão de novos equipamentos culturais que devem ser incluídos no estudo desse mesmo universo. A partir de três tipos de equipamentos culturais -museu, parque temático e casa de espetáculos -procuramos evidenciar recentes transformações pratico-discursivas, resultantes de alterações políticas, sociais, económicas e culturais, mas também de contágios entre equipamentos. Demonstraremos a já existência no tecido museológico/cultural português de instituições e práticas tributárias de hibridismos resultantes das fendas, que são também vias de comunicação, abertas pela erosão dos limites entre os diversos tipos de equipamento cultural.
Escrita da História e (re)construção das memórias: arte e arquivos em debate, 2017
Nas últimas décadas, o ambiente dos museus, conhecido como austero e introver- tido de riquezas culturais, encontra-se em uma posição de transição para a espetaculari- zação. Estabelece-se aí uma relação entre cultura e entretenimento, que associa os novos museus a shopping centers culturais. Esses novos museus dispõem de espaços amplos, belíssimos, compostos por múltiplos ambientes, locais de desejo do público que passa a ser visto como “consumidor”. A grande procura para visita a esses “espaços culturais”, nem sempre acontecem pelo amor à arte, mas pelas muitas opções de entretenimento ofereci- das. Na atualidade, o maior destaque desses museus é a própria arquitetura, e as “estrelas” do momento são os arquitetos responsáveis e não só os artistas. Frank O. Gehry, autor do projeto do museu Guggenheim Bilbao, em Bilbao, Espanha, e Santiago Calatrava, autor do projeto do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, são exemplos abordados neste trabalho.
XIII Encontro de História da Arte - IFCH UNICAMP, 2019
sabido que o museu tem passado pela transição de um modelo tradicional em direção a novas configurações, de modo a contemplar mudanças socioculturais que começaram no final do século passado e que se orientam pela convergência digital e revolução tecnológica. Assim, o museu se coloca entre o impasse da tradição e inovação, que reflete em velhas e novas formas de transmissão cultural e velhos e novos públicos.
Ao pensar nas temporalidades expostas nos museus, geralmente estas nos remetem ao passado, um espaço dormido no tempo. Entenderemos museus como aquelas instituições centrais da cultura, como fontes de conhecimento de excelência, onde ocorrem conexões entre o saber e a sociedade e como espaços depositários de valores culturais, de ideias e de modelos de representação. Especificamente nos Museus de Ciências e Tecnologias, podem-se encontrar exposições nas quais as temporalidades são representadas de inúmeras formas. Nesta pesquisa, foram observados diversos museus, usando categorias analíticas para definir a representação do tempo em cada um deles. Observar, como método, requer perceber um conjunto de possibilidades atreladas ao conhecimento do objeto observado (MACHADO, online ).
Boletim ICOM PT, 2023
RESUMO Os museus são preciosos objetos de estudo por exibirem as transformações contemporâneas globais da cultura e do espaço, não somente por meio dos acervos que abrigam, mas também em sua própria interlocução com a estrutura urbana. Este artigo apresenta os primeiros resultados de uma pesquisa empírica realiza em museus localizados em Lisboa, Brasília e Belo Horizonte, abordando facetas desses processos como: a inserção cada vez mais forte desses espaços de cultura no bojo de uma indústria cultural, em decorrência de reorganização hegemônica do capital, das inovações tecnológicas, dos aparatos informacionais; a reelaboração do sentido de lugar, uma vez que esses espaços passam a ocupar tanto um papel de destaque na imagem e identidade das cidades, em âmbito global, em razão do crescimento do lazer e do turismo internacional, quanto em âmbito local, por se tornarem lugares de sociabilidade e de apropriação da própria indústria cultural. ABSTRACT Urban museums are valuable study objects because they showcase the contemporary global transformations of culture and space. They are connected to these transformations not only through their collections but also due to their interaction with urban settings. This paper presents the first results of an empirical research about museums in Lisbon, Brasília and Belo Horizonte that focuses on two dimensions: 1) the increasingly strong attachment of cultural spaces in the cultural industry, due to the hegemonic reorganisation of capital, of technological innovations, of new visual information apparatus and 2) the re-elaboration of the sense of place, since these spaces are becoming increasingly important for the image and identity of cities. This relevance emerges due to global factors, namely the growth of the international tourism and leisure industry, but it is also locally grounded, as these are places of encounter, of interaction and of fruition of the architecture and the exhibited objects.
2012
Este articulo presenta un panorama de las transformaciones que han venido aconteciendo en las concepciones comunicacionales de los museos conduciendo, en las ultimas decadas, a una mayor preocupacion por el estudio de la experiencia de sus visitantes. Los museos de historia natural, que han sido espacios iconicos en la institucionalizacion de las ciencias, no escapan a essas transformaciones. Se presentan aqui algunas reflexiones en torno a las practicas museologicas en el Museo de La Plata (Provincia de Buenos Aires, Argentina) que son fruto de mi investigacion de doctorado desarrollada durante los anos 2001-2005.
No presente artigo discutimos a evolução do conceito de patrimônio, a patrimonialização dos objetos através de processos museológicos e a configuração dos novos patrimônios dos museus. Nosso objetivo é traçar um histórico sobre a questão da patrimonialização e a musealização do patrimônio, abordando alguns autores que trabalharam o tema. Em seguida, iremos discutir como a evolução da tecnologia trouxe um novo desafio para as instituições museais: a preservação do patrimônio digital. Questões como digitalização e virtualização são abordadas no âmbito da preservação dos bens culturais, com menor ênfase à passagem dos patrimônios para o ambiente virtual e maior preocupação com as questões sobre como selecionar no mundo virtual os objetos a serem patrimonializados. La presente comunicación discute la evolución del concepto de patrimonio, la patrimonialización de los objetos del museo a través de procesos museológicos y la configuración de nuevos patrimonios de los museos. Nuestro objetivo es trazar la historia concerniente a la patrimonialización y musealización del patrimonio, considerando algunos autores que han trabajado el tema. A continuación, se discute el cómo la evolución de la tecnología ha traído un nuevo reto para las instituciones museísticas: la preservación del patrimonio digital. Cuestiones tales como la digitalización y la virtualización son discutidas dentro del ámbito de la preservación de los bienes culturales, dando menos énfasis al paso del patrimonio para el entorno virtual y dando mayor importancia a las cuestiones relativas a la forma de seleccionar los objetos del mundo virtual que se patrimonializados
Este texto situa a discussão sobre diversidade cultural nos museus. Apresenta algumas reflexões referentes ao trabalho desenvolvido pela National Museums Liverpool (Reino Unido) em prol da diversidade cultural. A autora defende o desenvolvimento de estratégias que tenham em conta a multidimensionalidade que a promoção da diversidade cultural comporta e a transversalidade com que deve ser tratada e integrada nos vários sectores da actividade museológica.
VIII CIETA, 2019
Vivemos em redes e a todo momento recebemos e trocamos informações. Transferências, assimilações e dispersões de traços culturais estão atrelados ao espaço-tempo em que vivemos. Embasados nesses preceitos o presente artigo explana sobre a criação do futuro Museu do Assentado em Rosana/SP, bem como as dimensões que estruturam o patrimônio material e imaterial do museu e, em especial, inicia-se as discussões sobre o papel dos diferentes territórios relacionados à origem e a trajetória de vida da comunidade estudada no processo de formação cultural de seus indivíduos, e assim, ressaltar a relevância desses territórios para a constituição do futuro Museu. Para atingir tais objetivos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica exploratória em livros, artigos e sites que abordassem sobre a temática proposta e, além disso, utilizou-se trechos de entrevistas realizadas, por meio da metodologia da história oral, com assentadas. Assim tornou-se possível entender as bases para criação do futuro Museu do Assentado e, os diferentes traços culturais que configuram essa comunidade migrante.
Debates Em Educacao, 2013
Giovanna Del Gobbo (UNIFI/Itália) [email protected]
Revista Tempo e Argumento
Resenha da obra:PRECIADO, Paulo B. El museo apagado: Pornografía, arquitectura, neoliberalismo y museos. Colección Posmuseo. Buenos Aires: MALBA, 2017.
This paper intends to explore some House-Museum aspects listing the International Comitee for House-Museums and Historic Houses (DEMHIST) propositions as well as the views of authors who worked on temporality and collection concepts, under the backdrop of the “Reception Aesthetics” developed by Hans Robert Jauss. These issues are considered in a critical evaluation of House-Museums with the aim of improving the contribution of architecture as a museum process discipline, basing the design practice around visitors perspective that articulate the elements of the architectural program. Key words: House-museums, visitors, architecture
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.