Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Horizontes Antropológicos, 2012
Neste artigo sobre a festa da congada de São Sebastião do Paraíso (MG), descrevo e interpreto os modos como seus dançadores transmitem conhecimentos específicos sobre a festa, codificando e decodificando mensagens que se reportam ao mudo vivível, mas também ao mundo invisível, cuja apreensão e compreensão abarcam códigos, modulação e educação dos sentidos de ordem diversa e específica. Para tanto a autora analisa discursos cosmológicos e as associações estabelecidas entre catolicismo, memória africana e ancestralidade.
Tempo e espaço são duas categorias importantes para a compreensão de como, na Religião, o sagrado se constrói. Se o sagrado, em determinadas circunstâncias, opõe-se ao profano – embora na realidade social podem misturar-se – o tempo e o espaço sagrados também rompem com a cotidianidade e remete-nos a um tempo e um espaço míticos, extraordinários. O objetivo dessa comunicação é refletir sobre como essas categorias são tecidas na Umbanda, cujos elementos sagrados e profanos, a nosso ver, se separam e se misturam constantemente sem, tampouco, deixar de produzir sentido aos seus participantes.
O r g a n i z a d O r e s hiERÓPolis: o saGRado, o PRoFano E o uRBano Hierópolis: o sagrado, o profano e o urbano
Anais do XVI Simpósio Nacional de Geografia Urbana, 2019
O Espírito Santo tem recebido investimentos relevantes do setor de petróleo e gás e os impactos econômicos e sociais ainda são pouco conhecidos. O objetivo deste artigo é apresentar como esses investimentos estão influenciando o crescimento demográfico nas distintas porções do estado, a partir da modificação da dinâmica migratória. Para tanto, utiliza-se os dados do Censo Demográfico de 2000 e 2010, analisando as mudanças no mercado de trabalho e dos fluxos migratórios. Como resultado, verificou-se aumento do saldo migratório nos municípios mais impactados pelos investimentos, mudando o mapa de crescimento demográfico do estado. Ademais, verificou-se que o aumento dos fluxos de trabalhadores entre as regiões mais favorecidas pelos investimentos e os municípios da região metropolitana tendem a modificar a dinâmica urbana e regional do estado. Palavras-chave: Migração; Investimentos; Dinâmica econômica; Mobilidade.
Representações da Cidade Antiga: categorias históricas e discursos filosóficos, 2010
Reservados todos os direitos. Nos termos legais fica expressamente proibida a reprodução total ou parcial por qualquer meio, em papel ou em edição electrónica, sem autorização expressa dos titulares dos direitos. É desde já excepcionada a utilização em circuitos académicos fechados para apoio a leccionação ou extensão cultural por via de e-learning.
Reflexus, 2015
RESUMO O presente artigo apresenta os processos de manifestação do sagrado no espaço do Convento da Penha, localizado em Vila Velha-ES. Os símbolos religiosos que constituem a fé dos devotos em Nossa Senhora da Penha foram compondo historicamente diversos lugares e paisagens para a manifestação do sagrado. As contribuições desta discussão, no âmbito das ciências da religião, estão como meios para problematizar, pesquisar e compreender os processos de manifestações do sagrado, ou a hierofania no espaço do Convento da Penha.
"O Gaiense", de 21.05.2016., 2016
Sumário: O trabalho visa dar a conhecer o lugar onde existiu a antiga judiaria de Vila Nova de Gaia, facto pouco conhecido e a que os poderes públicos locais nunca deram a devida importância. Foi neste local que nasceu o escritor gaiense radicado na Holanda, J. Rentes de Carvalho.
Pitágoras 500, 2017
Era dia 10 de fevereiro de 2010. Véspera de Mahashivaratri 1. Aterrissava em Thiruvananthapuram, a cidade do Lord Ananta 2 , a cidade da felicidade, no estado de Kerala, sudoeste indiano. Eram 3 horas da manhã e as ruas estavam inundadas de pessoas asseadas e arrumadas que caminhavam com passos ligeiros em direção aos templos. Uma miscelânea de odores, cores, rostos, vozes, buzinas, mantras e, consequentemente, tempos. Aquela avalanche de informações desconhecidas fez com que todos os meus sentidos ficassem despertos, e de dentro do carro que me conduzia ao hotel, percebi que o encontro com aquela mixórdia produzia em mim um estado de alerta e atenção. Na proteção do quarto do hotel, distanciei-me por um momento daquela avalanche de informações; um passo atrás, uma respiração profunda antes de saltar definitivamente na Índia. Mergulho em queda livre desde um penhasco em um mar (ou não) de possibilidades. Às 10h da manhã, meu professor chegou para me levar a seu Kalari 3 , o Kerala School of Martial Arts (KESMA). Seu Kalari era também sua casa, e as portas estavam abertas para me receber da mesma forma como haviam recebido os quatro alunos europeus que haviam chegado antes de mim. O Kalari de meu mestre era na laje. Em princípio e idealmente o Kalari deve ser construído de uma forma determinada com medidas, direção e elementos específicos, para que possa cumprir com total eficiência todas as funções que ali serão desempenhadas: um mesmo espaço será lugar para diferentes práticas-físicas, medicinais e espirituais-que têm como objetivo desenvolver o praticante de forma holística e harmoniosa.
Reflexos : revue pluridisciplinaire du monde lusophone, 2013
“Madjudho”, conto que integra Mistida (2002), de Abdulai Sila, contextualiza, com extrema crueza, a tensão do imaginário da cultura e da identidade num dado momento da vida social, política, econômica e psicológica de Guiné-Bissau. Embora o narrador e seus principais personagens não façam menção direta ao País, percebemos que o texto retrata a vida de dois sujeitos marcados pela guerra de libertação nacional. O narrador apresenta-se como voz aparentemente imparcial na narrativa, mas logo vemos que esse mesmo narrador conta a história sob um ponto de vista solidário a seus personagens de maior relevo: o Comandante, um ex-combatente atormentado e seu companheiro, um rapaz que, na altura da guerra, foi por ele acolhido. Nesse sentido, a partir da leitura que vamos tecer acerca desse conto, esperamos pôr em evidência as principais linhas de força do imaginário literário do autor, procurando elaborar uma análise que valorize a questão da mestiçagem cultural vista pelo viés da “crioulização”, constructo defendido tão firmemente por Édouard Glissant.
Revista Espaço Acadêmico, 2021
Nas origens-remetendo às sociedades primitivas e tradicionais-a imensidão do mundo gerava certo temor. Como reação, o homem foi se apropriando do espaço e fundando territórios. A porção habitada corresponderia ao cosmos, o "mundo conhecido", subsistindo no meio do caos, "mundo desconhecido". Imbuído de misticismo, invocava-se a proteção do Sagrado, manifestado através de símbolos, com vistas a proteger a comunidade dos ataques espirituais (ELIADE, 1992). Hodiernamente, apesar da ascendente secularização do ocidente, o homo religiosus mantém a necessidade de fundar roturas no espaço para implantar seus templos. Partindo de um estudo de caso etnográfico, este artigo trata da morfologia de um terreiro de umbanda, localizado na cidade de Teresina-PI, e busca compreender a geometria espacial assumida pelos símbolos religiosos responsáveis por transmutar o espaço profano em espaço sagrado.
Revista Brasileira de História, 2006
Este artigo tem como tema central a questão do desejo romântico pela natureza como resposta a conflitos políticos contemporâneos. Tomando alguns exemplos da década de 1920 no Brasil, discuto a maneira como Macunaíma, de Mário de Andrade, constituiu-se como projeção de um espaço natural prévio a toda historicidade. Em contraste, apresento o ambiente extremamente conflituoso em que Koch-Grünberg coletou relatos indígenas sobre Makunaima. A natureza estetizada inventada pelo romantismo teve como efeito o encobrimento da violência constitutiva daquilo que ainda hoje se entende como a realidade nacional. Palavras-chave: Macunaíma; Romantismo; Natureza.
Revista Agora, 2008
Este artigo procura estabelecer um paralelo entre os conceitos de polis e de cidade, discutindo a interação entre apropriação e alienação do espaço urbano tanto na Atenas Clássica quanto na cidade de São Paulo do século XXI; "política" é proposta como o conceito central que pode permitir este diálogo.
Análise aos templos da ilha de Filae e a sua evoluação
In: Marli Fantini (org.) Machado e Rosa. Leituras Críticas. São Paulo:, 2010
A oportunidade da comemoração do duplo centenário de Machado de Assis e Guimarães Rosa permite esboçar uma leitura parcial, mas de certo modo combinada, das duas obras. O objetivo é de pensar uma morfologia do conto não de tipo narratológico, mas uma "morfologia política" com margens comuns que em certos momentos as duas obras compartilham. Uma morfologia que remete na escrita breve dos dois autores, para os elementos constitutivos de uma vertente trágico-moderna.
Catalogue of the exhibition held in the Archaeological Museum of Vila Velha on the Roman Serapeum of Panóias (Vila Real). A new interpretation of the archaeological structures is presented as well as the historical and cultural context of the cult of Sarapis in the Roman Empire.
Resumo: O presente trabalho analisa a relação entre espaço, morte e violência sofrida pelo grupo de travestis que experienciam a cidade de Ponta Grossa-Paraná. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas e organizados em categorias discursivas associadas às diversas formas de violência relatadas pelas pessoas do grupo, sendo elas a violência física, psicológica, sexual e a negligência. A pesquisa evidencia que o espaço geográfico está profundamente imbricado com a violência a fim de preservar as normas da sociedade heteronormativa e punir os transgressores.
2006
Here the subject of the apprehension of the space of the known world is explored in the V century b.C., mainly, starting from the Greek historian's work Herodotus. For that begins of the perception of the space of the world, divided in portions in agreement with a culture, the Greek, for soon after to settle down a typology of the spaces of the world, understanding some important moments of the geographical demarcation of the planet, of the people and cultures. In a second moment the search bed for a specific type of space: that sacralizade for the culture. In that way understands each other that the culture creates a sacred landscape erected starting from places classified through of a typology that we established according to the use of the term hieros and your variants, by Herodotus. Sacred space transformed in sacred landscape. In the last moment, with base in the typology of the sacred space, the sacred is looked for between Homer and Herodotus, understanding the connections as part of an all cultural of two individuals that you/they worry in registering the world, our people and cultures as well as the specific details of your relationships with the sacred. (rever)
2013
espanolEn este articulo se describe la cultura de Paiter Surui, especificamente sobre su realidad y el origen de su universo, que se juega en las representaciones festivas y rituales que mantienen viva su identidad. Entre los diversos rituales existentes, lo Mapimai explica el origen del mundo y representado por varios dias. Los simbolos representativos Mapimai en 2011, el objeto de esta investigacion , el aguila arpia , el bosque y el rio, pero estos simbolos se dan nuevos significados - y no perder su sentido mas amplio, de evento en evento. El coletivo Kaban propietario de la chicha y el anfitrion del evento, dirigio el ritual, y eligio el pueblo Apoena Meireles situado en Rondolândia, Mato Grosso, que es el lugar de su representacion. El ritual se realiza con chicha bebida que puede ser hecha de yuca, name, maiz o name, preparado y fermentado por adelantado. Esta hecho de pintar un tronco de madera (trono) en la que los invitados por el dueno de la chicha se sentaran. Hecho todo...
Este trabalho tem como objetivo promover um diálogo sobre as tradições ancestrais moçambicanas e o espaço do sagrado, mormente se encontram profundamente delineadas na obra Terra sonâmbula, do escritor moçambicano Mia Couto. Na esteira destas discussões, abordaremos as concepções de vida e a presentificação da morte. Um conceito que se apresenta de forma reiterada no romance de Mia Couto é a interferência de espíritos entre os seres vivos, razão pela qual, dialogamos com alguns teóricos sobre essas forças intermediárias entre os homens e o Ser Supremo, e, dos quais, muitas vezes, pela crença, são associados à fecundidade, ao sucesso e à harmonia.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.