Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2019
A crise financeira que iniciou em 2008 fez surgir uma vaga de protestos contra a falta de transparência, de accountability e de responsabilidade tanto de instituições privadas como públicas. Naturalmente, destes protestos resultou o recrudescimento da ação reguladora e de controlo por via legislativa e resultou também um maior interesse académico sobre temas de ética corporativa. Os Sistemas de Gestão da Qualidade podem desempenhar um papel importantíssimo na promoção de novas abordagens e formas de pensar a ética que, por aplicação exclusiva de pressões externas (e.g., legislação), muito dificilmente se materializarão. Com efeito, os Sistemas de Gestão da Qualidade estão intrinsecamente ligados aos centros de decisão de empresas e instituições públicas num abraço que permite, por um lado, aceder a informação "sensível" e, por outro, intervir de forma orgânica. O presente artigo defende que a intensificação do uso da abordagem fenomenológica para o estudo do comportamento corporativo contribui para desmascarar comportamento perversos, mais comuns em tempos de crise. Defende que a abordagem fenomenológica ajusta-se perfeitamente aos Sistemas de Gestão da Qualidade e, por isso, deveria ser mais usada. É este o posicionamento teórico da presente comunicação, que exemplifica com transcrições de casos reais do setor da construção paradoxos e incentivos perversos ocorridos em tempos de crise.
Revista Portuguesa de Clínica Geral, 2010
CHALLENGES IN TIMES OF CRISIS The mission of the Portuguese Observatory for Health Systems (OPSS) is to provide a precise, periodic and independent analysis of the Portuguese health system evolution and its determinants to all those who are, in fact, able to influence the health in Portugal. This year, besides the usual analysis of the last years' governance, the OPSS includes in its Spring Report two background themes: the access to healthcare and the quality of care. The access is addressed regarding the responsiveness of the hospital external consultations and the impact of the recent legislation about the minimum waiting times. The quality theme is addressed mainly based on three areas: the risk of infection, the use of antibiotics, and the disease management. Among the themes regarding this last years' governance are the continuum of care, primary care and hospital care, the flu pandemics, tobacco and mental health. In the section called 'agenda for the future' are analyzed important aspects of the Portuguese health system, such as regulation, human resources, and the USA health reform.
Em um artigo recente, chamado "Até quando seremos reféns", entre outros questionamentos fiz algumas perguntas relacionadas ao Hip Hop carioca e a seu estranho silêncio perante os fatos ocorridos nas últimas semanas, o que em alguns casos se mostrou um misto de conivência e omissão. Postura que considero equivocada, tendo em vista os discursos engajados, que propagam uma imagem não condizente com o dia-a-dia.
Sequencia Estudos Juridicos E Politicos, 1994
Há que desmistificar-se o uso do Laboratório de Informática como mera sala de aula para uso de poucos professores e alguns alunos que têm acesso por tempo determinado. Também não propug-namos que o Laboratório de Informática venha a se constituir em Sala de Meios, onde o microcomputador é minimizado ao uso de mera máquina digitadora e processadora de textos. O Laboratório de Informática Jurídica-LINJUR é muito mais que isto. O seu uso será tão diversificado quanto melhor for enten-dida a sua finalidade pelos seus usuári-os. Um Laboratório voltado para a realização simultânea de multitarefas. Trabalhando a idéia de que o LINJUR não deva se trans-formar apenas em Sala de Aula ou de Meios, ampliaremos, de forma inconteste, o seu uso. Não havendo "donos" e nem se constituindo em ilha, território de poucos, deixará de ter uso exclusivo para uma, duas ou três atividades e abrigará todas as necessidades do ensi-no e da pesquisa, realizando simultane-amente múltiplas tarefas, seja na gradu-ação ou pós-graduação. Os alunos da pós-graduação poderão utilizar o LIN-JUR nos fins de semana e feriados, num espaço especialmente concebido para atender suas necessidades de pesquisa. Na pós-graduação está sendo ministrada a disciplina de Infor-mática Jurídica, contando com o LIN-JUR. Os Mestrandos trabalharam na montagem de bancos de dados de Direto e de Informática e, ao final do curso, a partir dos melhores trabalhos, deverá resultar numa publicação. Aprovado, também, projeto de dissertação acerca da Internet
2012
Qualidade e elemento basico em produto, processo ou servico, sobretudo nas empresas que pretendem ser inovadoras. Por isso, Qualidade: base para Inovacao e um referencial para os empresarios que desejam ser competitivos com a elevacao da qualidade na sua empresa, pois, alem de abordar os principios basicos relacionados a esse assunto e teorias que embasam o estudo da qualidade, traz o que ha de mais atual em normas regulatorias e responsabilidade social.
Partindo da concepção de que a qualidade, nos dias de hoje, não é mais uma função isolada dentro das organizações nem somente um diferencial de mercado, sendo vista como uma questão de sobrevivência, este trabalho tem como objetivo apresentar conceitos sobre qualidade, produtividade e competitividade, evidenciando a importância de que as empresas absorvam tais conceitos para tornarem-se aptas a buscar a excelência, garantindo assim, a sobrevivência no mercado. Adicionalmente, este artigo contribui com outros tópicos relativos à qualidade, como: sua evolução; seus métodos e ferramentas; a importância de sua padronização e normalização; seus princípios de gestão. Para que se pudesse fazer referência a essas questões, este estudo, desenvolvido por meio de consulta bibliográfica, contou com as teorias de Conte como pertinentes para qualquer organização.
Resumo O artigo visa estabelecer dimensões internas e externas para orientar e subsidiar a avaliação da qualidade de serviços nas empresas. A qualidade dos serviços prestados pelas empresas pode ser resultado, em primeiro lugar, da liderança, já que esta deve ser autêntica em todos os níveis da empresa. A estratégia orienta e energiza a organização na criação de valor para os clientes. As empresas precisam de uma estratégia tecnológica para auxiliá-las na implementação da estratégia de serviços. Entretanto, precisam de pessoas com atitudes, conhecimentos e habilidades necessárias para tornar a estratégia uma realidade. Por fim, os níveis de confiabilidade, surpresa, recuperação e integridade, dentre outros fatores, como por exemplo, cortesia, acesso, credibilidade, rapidez de resposta, segurança, comunicação e competência, refletem as condições atuais das dimensões internas e externas. Desta forma, as empresas podem apresentar diferentes níveis de qualidade em relação aos serviços prestados, pelo fato dos mesmos dependerem das dimensões dos contextos interno e externo consideradas neste trabalho. Palavras-chave: variáveis internas e externas na qualidade dos serviços.
Revista de Sociologia e Política, 2000
Quem atentar às datas de edição de Kritik und Krise, de Reinhart Koselleck, poderá surpreender-se. A edição francesa é de 1979, exatos vinte anos após a primeira publicação do texto, na Alemanha. A cuidadosa tradução brasileira, publicada há dois anos, mais que dobra o atraso, sobretudo se levarmos em conta que, na origem do livro, está a tese de doutorado do autor, defendida em 1953. Esse intervalo de quase meio século parece prejudicar o texto, tanto mais porque, na sua primeira página, Koselleck liga seu tema-a crítica que a burguesia fez ao absolutismo, ao longo do século XVIII-à "atual crise mundial", uma óbvia referência, na época, à guerra fria. A conclusão que se poderia tirar disso é a de que o livro chegou ao Brasil com seu prazo de validade vencido e só tem interesse à história do debate ideológico do pós-guerra. Há textos, porém, que se beneficiam com o passar dos anos, como é o caso aqui. Ao contrário do que poderia ter ocorrido, a demora de seu aparecimento entre nós reverteu em benefício para o livro, cujas implicações permanecem atuais. É o que procuraremos mostrar, após situarmos de forma mais precisa o objeto da análise de Koselleck.
A presente proposta foi elaborada para fomentar ações para a Semana da Qualidade
História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography
O objetivo desta revisão de literatura é apresentar uma seleção das discussões historiográficas a respeito da hipótese de um tempo de crises da e na história. Os escritos que serão apresentados originam-se de reflexões atuais de pesquisadores brasileiros e de suas relações com outras paisagens intelectuais, ofertando posicionamentos para uma temática cada vez mais pertinente no tempo presente. Objetivando também um balanço dos aspectos globais desta historiografia recente, esta resenha procura indicar as relações com figuras intelectuais de outros países. Assim, o texto se estrutura em quatro eixos fundamentais. Primeiramente, aborda a relação com a crise do tempo e as possibilidades operativas do conceito de regimes de historicidade; em seguida, os debates em torno das questões de digitalidade; em um terceiro momento, demonstra a qualidade das produções que pensam a intervenção do historiador no mundo prático; por fim, demarca as capacidades de intervenção de uma necessária articul...
Processo produtivo é controlado. Toda a empresa é responsável. Ênfase na prevenção de defeitos. Qualidade assegurada; sistema de administração da qualidade.
A DISCIPLINA DE gestão de qualidade se tornou importante devido ao processo de globalização, da abertura de mercados e o consequente aumento da competitividade entre as organizações.
Em 1993, foi posta a seguinte periodização da evolução da economia moçambicana desde a independência, que seria da seguinte forma: 1ª Fase: crise de transição (1973 -1977) -Quebra da produção; 2ª Fase: recuperação na planificação (1977 -1981) -Recuperação de 11%; 3ª Fase: crise em tempo de guerra (1981 -1986) -Equilíbrios materiais e em preços administrativos; financiamento obrigatório dos prejuízos das empresas inseridas no plano central, pelo sistema bancário; empolamento do investimento nos grandes complexos agro-industriais estatais. 4ª Fase: recuperação em tempo da guerra (1986 -1990) -Destruição de infraestruturas sociais e de transporte e comunicações causadas pela guerra entre a Renamo e o Governo. " A situação económica volta a agravar-se rapidamente entre 1981 e 1985". PIB = 78,2 Exportações = 27,3 Importações = 52,9 Despesas militares em % do PIB = 265,7 Em finai de 1984 a divida externa de Moçambique atingiu 2,4 malhões de USD, o equivalente 120% do PIB do país.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.