Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2019
O objetivo desse trabalho foi desenvolver um prod uto inovador, com propriedades antioxidantes e com ingredientes ricos em vitaminas, sem abrir mao do sabor agradavel , ou seja, uma geleia Sua composicao e feita com couve, maracuja, limao, pectina, acido citrico e acucar, um produto visando uma vida ma is saudavel, saborosa e pratica Todos os ingredientes foram devidamente higienizados. Foram batidos junto com a agua a couve, o suco de limao, a hortela, o acucar e por ultimo, os maracujas (evitando a quebra das sementes). Apos batido, o suco foi peneir ado e levado ao fogo medio; mexendo sempre ate seu ponto de colher (ponto ideal da geleia). O produto foi armazenado em frascos de vidro s e posteriormente refrigerado . Foi realizada uma analise sensorial aberta para o publico onde eram dispostas as torrad as com a geleia para que a pessoa pudesse se servir. A avaliacao incluiu os seguintes atributos sensoriais: sabor, aparencia e aroma. Os testes de aceitacao foram aplicados a um pa...
Polem Ca, 2013
Resumo: Atualmente, refletir sobre sustentabilidade implica refletir sobre produto verde. O presente estudo teve como objetivo analisar, através do uso da ferramenta Ecodesign PILOT, se um produto concebido como verde é de fato "verde". Trata-se de um estudo de caso, cujo objeto foi o Módulo Prismático Autoestruturado. Foram utilizados: entrevista semiestruturada e, na íntegra, o questionário disponível no endereço eletrônico da ferramenta. Os resultados mostram que o produto de fato pode ser considerado como verde. Palavras-chave: Ecodesign. Desempenho ambiental do produto. Ecodesign PILOT.
V Encontro Nacional da Agroindústria, 2019
2015
Produto alimenticio light deve apresentar, comparado ao convencional, no minimo 25,0% menos calorias ou de um determinado nutriente. Pessoas bem informadas e preocupadas em manter uma alimentacao saudavel buscam por esse produto no mercado, cuja oferta continua em expansao no mercado mundial bem como no brasileiro. A pesquisa teve por proposito o desenvolvimento de uma ‘ geleia light de tamarillo ( Cyphomandra betaceae )’, um fruto agridoce silvestre e muito pouco conhecido e explorado como alimento humano. O experimento foi constituido de 18 tratamentos e utilizando tres variaveis independentes (pectina, 2,0-6,0 g.100g -1 ; solidos soluveis, 35,0-45,0 °brix; polpa de tamarillo, 35,0-55,0 g.100g -1 ). Os frutos tamarillo apresentaram peso medio de 50,0g e rendimento de polpa integral sem sementes de 51,6 g.100g -1 . A polpa apresentou: 10,75 g.100g -1 de solidos soluveis; acidez total titulavel em acido citrico, g.100g -1 , igual a 1,90±0,43; e pH 3,74. A geleia do tratamento 6 (pec...
2005
A cultura da pupunha, além de cultivada principalmente para a produção de palmito, também produz matéria verde que pode ser utilizada na alimentação animal, reduzindo assim os custos de produção. Estes resíduos, oriundos do processamento do palmito, são constituídos por folhas, bainhas e partes do estipe, podendo ser fornecido na forma de feno ou silagem aos animais. Todavia, a exploração economicamente viável desta palmeira no noroeste paulista somente é possível com o uso de irrigação. Por conseguinte, estudos foram realizados com o objetivo de se identificar a lâmina de irrigação para a cultura, quantificando seus efeitos na produção deste subproduto da produção de palmito. Para tanto, o experimento contou com 6 tratamentos compostos por lâminas de irrigação, cada um com 4 repetições, onde as lâminas aplicadas variaram desde sem irrigação até reposição de 150% da evaporação do Tanque Classe A (ECA). Os resultados obtidos neste trabalho indicaram que a reposição de 75% da ECA no primeiro ano de produção resultou na melhor lâmina, enquanto que no segundo, a melhor foi obtida repondo-se 100% da ECA, com uma produtividade respectivamente de 74,55 e 114,94 toneladas de resíduos por hectare, demonstrando o grande potencial da cultura para produzir matéria verde, sob manejo adequado da irrigação. UNITERMOS: nutrição animal; manejo da irrigação; Bactris gasipaes H.B.K. ALVES JUNIOR, J.; LOPES, A. da. S.; HERNANDEZ, F. B. T.; SANTOS, R. A. dos.; BERGAMASCHINE, A. F.; GREEN MATTER PRODUCTION IN IRRIGATED PEJIBAYE
2000
Campbell, Thalita do Valle; Paes Leme, Ferando Betim (Advisor). Indigo: Rescue of the vegetal blue for new applications in Design.
2017
Aqui sao apresentados os resultados sobre o desenvolvimento de experimentos com o Microlab FastSpec para integrar competencias e habilidades inerentes da quimica classica (quimica analitica quantitativa-volumetria) e analise instrumental (avaliacao critica do potencial e limitacao de instrumentos) com a quimica segura envolvendo a reacao entre molibdato-peroxido de hidrogenio para analise espectrofotometrica na regiao UV distante (360 nm) do ion molibdato que procede da transformacao quimica do fosfomolibdato azul. A comparacao das curvas de calibracao com o metodo da adicao padrao e metodo do padrao externo possibilitou evidenciar a influencia do metodo de preparacao das amostras, a presenca do efeito matriz e como este foi eliminado, e assim, melhorar o metodo desenvolvido para a determinacao quantitativa do ion molibdato nas amostras de fosfomolibdato azul.
Tecnologia de Alimentos: Tópicos Físicos, Químicos e Biológicos - Volume 3, 2020
Atualmente, o consumidor tem buscado cada vez mais o aproveitamento integral dos alimentos visando economia, alimentação saudável e sustentabilidade. O maracujá é rico em vitaminas, minerais e fibras, e sua utilização industrial na elaboração de polpa, sucos, doces e sorvetes gera uma grande quantidade de subprodutos que podem chegar até 65% do peso do fruto. A casca, sendo rica em pectina, é de grande valia para a produção de geleias, visto que a mesma é hidrossolúvel e forma gel quando em contato com a água. Objetivou-se com esse trabalho, utilizar a poupa e a casca do maracujá para a produção de geleia de fruta e verificar sua aceitabilidade, visando o aproveitamento integral da fruta. Foram realizadas análises de sólidos totais, sólidos solúveis (ºBrix), pH, acidez titulável, relação sólidos solúveis/acidez titulável (ratio), atividade de água, cor, intenção de compra, além da qualidade sensorial das geleias em relação aos atributos cor, aroma, textura, sabor e impressão global do produto desenvolvido a partir do suco e da casca do maracujá com diferentes concentrações. Os resultados mostraram que houve uma boa aceitabilidade da geleia de casca de maracujá pelos consumidores quanto aos atributos sensoriais pesquisados, além de boa intenção de compra. Em relação à composição centesimal o resíduo do processamento do maracujá possui teores altos de fibras, lipídeos, cinzas (minerais) e proteínas, justificando o seu aproveitamento no desenvolvimento de novos produtos com maior valor nutricional.
2017
A farinha de banana verde traz beneficios a saude em razao das suas caracteristicas funcionais, como o efeito do amido resistente que favorece o aumento do bolo fecal, ja que o amido chega ao intestino grosso como fracao indigerivel, prevenindo constipacao, diverticulite e hemorroidas, alem de dissipar varios dos compostos toxicos que podem levar a formacao de celulas cancerigenas. Em decorrencia dos beneficios do amido resistente da farinha de banana verde e a crescente busca por alimentos saudaveis e prontos para o consumo, este trabalho teve como objetivos: preparar a farinha de banana verde, desenvolver barras de cereais com base nessa farinha, analisar fisico-quimica e sensorialmente as barras desenvolvidas, e avaliar a intencao de compra delas. A farinha foi desenvolvida a partir de bananas do tipo Cavendish, totalmente verdes. A barra de cereais foi elaborada utilizando mel (40%), oleo de soja (1%), aveia (15%), germen e fibra de trigo (6,1%), amendoim (22,9 %) e farinha de b...
Brazilian Journal of Food Technology
Resumo O buriti é uma palmeira brasileira que se destaca pela sua beleza e pelos seus múltiplos usos na alimentação humana, apresentando elevado valor nutricional. Visando ao seu maior aproveitamento, foi realizada a elaboração de geleia de buriti. O produto foi caracterizado em seu aspecto físico-químico, por meio de análises de: composição proximal, fibras, valor energético, sólidos solúveis totais, pH, acidez total titulável, potencial antioxidante e vitaminas lipossolúveis. A geleia apresentou potencial antioxidante, além de consideráveis teores de vitaminas A e D, podendo também ser considerada fonte de fibras. Logo, o processamento de buriti, na forma de geleia, é mais uma alternativa para o seu aproveitamento e para a agregação de valor ao fruto do cerrado, além de este possuir valor nutricional.
Brazilian Journal of Development
O objetivo deste trabalho foi preparar gizes de cera de abelha contendo pigmentos inorgânicos naturais a partir de terras de modo a apresentar um material com apelo sustentável. Sabe-se da importância de propostas que contribuam ao desenvolvimento da sustentabilidade nos diversos setores e da abordagem da transdisciplinaridade. Fato este que, envolve a capacidade de questionamentos multidirecionais concomitante aos assuntos ambientais. Os gizes coloridos com pigmentos naturais apresentaram consistência dura e homogênea, a presença de uma ponta na barra do giz ajudou no detalhamento das pinturas, na qualidade da capacidade de transferência do pigmento para o papel e não houve diferença na qualidade da coloração e textura, quando comparado ao produto comercial. Desta forma, a proposta deste giz demonstrou uma perspectiva socioambiental e pedagógico, enfatizando um olhar mais atual e preocupado com as questões ambientais.
Saber Científico (1982-792X), 2020
Inovação, Gestão e Sustentabilidade na Agroindústria, 2021
INOVAÇÃO, GESTÃO E SUSTENTABILIDADE NA AGROINDÚSTRIA. RECIFE. II CIAGRO 2021 fruta y es un abundante residuo industrial. El albedo de la piel de maracuyá es rico en fibras solubles, como la pectina, que es un compuesto con potencial prebiótico y propiedades estabilizantes y gelificantes imprescindibles para la elaboración de mermeladas. El objetivo del presente estudio fue analizar física y sensorialmente dos formulaciones de gelatina producidas a partir del uso de albedo de maracuyá amarilla. El contenido de humedad (%), ceniza (%), pH, acidez titulable (%), sólidos solubles (° Brix), relación (sólidos solubles / acidez titulable), azúcares totales (%), reductores (%) y noSe evaluaron agentes reductores (%). Además, las medusas también fueron sometidas a pruebas de aceptación sensorial, intención de compra y preferencia con 60 catadores voluntarios no capacitados. Las características físicas y químicas de las jaleas se mantuvieron dentro de los estándares exigidos por la ley, a excepción de la humedad, que fue superior a la permitida en ambas formulaciones. Ambas formulaciones mostraron buenas tasas de aceptación sensorial, pero se destacó la formulación B. Los resultados muestran que la gelatina producida a partir del uso de albedo de maracuyá puede ser una alternativa viable para la industria procesadora de frutas, ya que el producto fue bien aceptado y contribuyó a la reducción de la generación de residuos mediante el uso de cáscara de maracuyá.
V Encontro Nacional da Agroindústria, 2019
Revista Verde de …, 2010
RESUMO-Um experimento foi conduzido na casa de vegetação do Departamento de Ciências Vegetais da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró-RN, no período de maio a junho de 2006, com o objetivo de avaliar o desempenho ...
2015
RESUMO: Na pretensao social de se alcancar uma economia sustentavel e imprescindivel que no desenvolvimento de novos produtos nao ocorra destruicao de recursos naturais. Sendo assim, nota-se uma maior conscientizacao por parte dos consumidores, do significado do ecologicamente correto, quando de sua escolha por produtos que ajudem a diminuir os impactos ao ambiente. Temos o residuo de gesso, sendo sua maior parte gerado em construcoes civis, que geralmente nao e aproveitado, podendo causar danos ao solo e a agua em regioes onde e descartado. Outro residuo nao utilizado pelo homem e o de fibra de bananeira, sao milhoes de toneladas de fibra gerada ao ano que se degrada na natureza sendo que poderia ser aproveitada. Um produto que esta em alta no mercado da construcao civil sao as placas de gesso acartonado podendo ser utilizadas como paredes e acabamentos. A placa de gesso acartonado comum e constituida de gesso, fibra de vidro, entre outros materiais. Uma das formas de permitir a fa...
Review of Administration and Innovation - RAI, 2012
O artigo aborda as estratégias de diferenciação de produto, em que as empresas procuram desenvolver inovações com menores impactos ambientais ao longo do ciclo de vida, o que pressupõe o envolvimento da cadeia produtiva. Apresentam-se as estratégias de uma empresa produtora da resina PET para o lançamento, no mercado brasileiro, de uma fibra elaborada a partir de embalagens recicladas denominada Alya Eco. A pesquisa caracteriza-se como estudo de caso e recorre ao levantamento de dados secundários, análise documental e realização de entrevistas semiestruturadas. Foi possível revelar a complexidade de integração ao longo da cadeia das competências verdes em desenvolvimento de produtos. Na lida com a questão ambiental, as relações empresariais vivenciam intensas pressões sociais e legais, além da presença de múltiplos stakeholders, com motivações, concepções e capacidades de gestão diversas. Neste caso, a incorporação da dimensão ambiental na estratégia de produto implicou uma mudança no conceito convencional da cadeia produtiva para a adoção do conceito closed-loop supply chain. Isso significa que o sucesso do Projeto Alya Eco dependeu não apenas da capacidade (competência) de executivos para gerenciar estratégias de inovação ambiental, mas também para integrar as atividades de outros parceiros na cadeia de produção. Com isso, tenta-se avançar na compreensão dos desafios gerenciais, técnicos e operacionais a fim de integrar as estratégias de inovação no desenvolvimento de produtos verdes ao longo da cadeia produtiva. Palavras-chave: Desenvolvimento de produto verde; Sustentabilidade; Inovação; Ciclo de vida do produto; Cadeia de suprimentos verde. Inovação no desenvolvimento de produtos "verdes": integrando competências ao longo da cadeia produtiva R e vist a de Ad mi nist raç ão e Ino v aç ão, S ão Pa ulo, v. 9 , n. 3 , p. 12 9-153 , j ul /se t. 2 012 .
Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável, 2015
pimenta-biquinho Capsicum chinense vem sendo muito utilizada para consumo in natura e na forma processada. Objetivou-se avaliar o uso de extrato de pimenta-biquinho para produção de geleiada. Foi utilizado um extrato armazenado por 90 dias, com as seguintes características físico-químicas: umidade (80%), extrato seco (19%), oBrix (12), acidez (0,320%), coloração vermelha a amarela e teores de vitamina C e de carotenoides totais consideráveis e estáveis. A contagem de fungos filamentosos e leveduras variou de 2,00 a 4,06 Log UFC/g, de mesófilos aeróbios de <1,0 a 4,34 Log UFC/g, bactérias láticas <1,0 Log UFC/g, coliformes totais e coliformes termotolerantes <3 NMP/g e ausência de Salmonella sp/25g. Foram elaboradas as seguintes formulações de geleiada: 1) 50% de extrato: 50% de açúcar; 2) 25% de extrato: 25% de abacaxi: 50% de açúcar e; 3) 25% de extrato: 25% de maça: 50% de açúcar. O emprego de extrato de pimenta-biquinho é uma alternativa viável para a produção de geleia...
2011
Este artigo tem como proposito demonstrar como a sustentabilidade esta inserida em produtos inovadores e como objetivo principal, demonstrar como viabilizar produtos sustentaveis (“verdes”) para o mercado consumidor comum, ou seja, consumidor de produtos de fontes nao renovaveis. Como referencial, utilizou-se a abordagem de Garvin. O estudo deste artigo foi focado no produto “ralo para pisos”, ainda nao lancado, porem ja desenvolvido por uma empresa multinacional fabricante de acessorios plasticos para a construcao civil. Tal estudo verificou a necessidade de ampliacao da faixa de mercado conforme os conceitos de qualidade estabelecidos por Garvin. Pode-se citar como um referencial a necessidade de ampliacao da faixa de mercado, conforme os conceitos de qualidade estabelecidos por Garvin (apud Paladini 2010). Para que a ampliacao da faixa de mercado seja possivel, no caso do produto estudado, propoe-se a fabricante investimento em melhorias no processo produtivo, de forma a reduzir ...
Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial, 2011
Resumo O presente estudo teve como objetivo produzir gelatinas de pele e ossos de bagre (Clarias gariepinus) e determinar a viscosidade, ponto de fusão, rendimento do processo e pH das gelatinas extraídas. Para a obtenção das gelatinas, as matérias-primas foram submetidas a pré-tratamentos alcalino e ácido, com posterior extração por 12h a 45 ºC. A viscosidade da gelatina de pele foi 1,13 cP e ossos 0,66 cP. O valor do ponto de fusão da gelatina de pele foi de 22,16 °C enquanto para gelatina de ossos 21 °C. A gelatina de pele apresentou um rendimento de processo (5,85%) consideravelmente maior que a de ossos (1,18%). O valor de pH das gelatinas foi semelhante.
Científic@ - Multidisciplinary Journal
O objetivo deste trabalho foi avaliar a fabricação de geleia ligth e tradicional com diferentes concentrações de beterraba. Em busca de qualidade de vida e saúde as pessoas cada vez mais vem desenvolvendo de forma saudável alimentos com base de vegetais. A beterraba (Beta vulgaris L.) possui propriedade nutricionais como vitamina A, B1, B2, B5 e C, por apresentar alta concentração de Ferro é indicada em tratamentos de anemia. Foram produzidas oito amostras de geleias, quatro geleias ligth e quatro geleias tradicional com diferentes concentrações de beterraba (100%, 70%, 50% e 25%). Foram realizadas análises físico-químicas das amostras (pH, umidade, cinzas, sólidos solúveis(ºBrix) e analise sensorial) e testes microbiológicos (coliformes totais e coliformes termotolerantes). Os dados das análises físico-químicas, foram tabulados e submetidos ao teste de Tukey (5%) de probabilidade e os dados das análises microbiológicas foram tabulados e expressos de forma descritiva. O teor de pH, ...
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.