Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Este trabalho tem por objetivo diagnosticar a cultura organizacional de uma empresa de despachos aduaneiros, por meio de instrumentos de avaliação dos seus valores organizacionais. A opção por esta proposta se deve à não-existência formal de ferramentas que possibilitem definir a cultura existente. Para o alcance do objetivo, procedeu-se a um Estudo de Caso, baseado em observação sistemática e participante, entrevistas semiestruturadas em profundidade e num quadro de referências teóricas, formulado previamente para o diagnóstico da cultura organizacional. Palavras chave: cultural organizacional, despachos aduaneiros, diagnóstico de cultura.
Revista Psicologia Organizacoes E Trabalho, 2010
A cultura organizacional, conceito claramente multifacetado, atualmente tem sido investigada de maneira intensa, tanto nacional como internacionalmente. Duas grandes linhas de pesquisa podem ser identificadas nessas investigações: conceituação e mensuração e estudos correlacionais com critérios de desempenho organizacionais. Representante da primeira linha, este trabalho adaptou e validou, para o contexto brasileiro, o Organizational Culture Inventory (OCI), proposto por Cooke e Lafferty (1989). Hum mil e trinta e dois empregados de empresas públicas e privadas da região do Triângulo Mineiro, com idade média de vinte e oito anos, sendo 33,9% do sexo masculino, participaram do estudo. Para análise de dados, utilizou-se análise fatorial exploratória, que não confirmou a estruturação da cultura organizacional proposta por Cooke e Lafferty (1989). Os resultados apontaram uma estrutura composta por três escalas distintas, com cargas fatoriais que variaram de 0,30 a 0,72, com índices de confiabilidade de 0,75 a 0,91 e porcentagens de variâncias explicadas entre 25,29 e 37,50. Os resultados são discutidos à luz de diferenças metodológicas e culturais, sugerindo-se uma agenda de pesquisas da qual constam redefinições conceituais e operacionais e a utilização do instrumento em modelos explicativos relacionados a critérios de desempenho organizacionais.
2021
O objetivo desse estudo foi realizar um diagnóstico organizacional numa Secretaria de Cultura de um município potiguar, a partir da Matriz Swot. Assim, buscou-se obter informações do ambiente interno e externo que oportunizam ou dificultam desenvolver a cultura no município, verificando as potencialidades e fragilidades da organização. Com base nas observações, entrevista e referências teóricas, criou-se um diagnóstico e uma matriz Swot. Dessa forma, esse estudo evidenciou que a Secretaria de Cultura do município potiguar desempenha importantes ações de promoção e incentivo à cultura, sendo mantido principalmente com recursos próprios. Além disso, as decisões e políticas públicas para a realização de qualquer tipo de planejamento, apresenta-se como alternativas a serem implementadas na organização e que poderão contribuir significativamente na gestão da cultura, no uso efetivo dos recursos e na preservação do patrimônio
Revista Vianna Sapiens, 2018
Este artigo tem como objetivo analisar a percepção de carreira dos empregados de duas empresas, uma metalúrgica e outra automobilística, localizadas na região Sul Fluminense, buscando compreender o alinhamento entre a cultura organizacional e o perfil de carreira dos empregados pesquisados. O referencial teórico aborda os temas planejamento de carreira, âncoras de carreira e cultura organizacional. A pesquisa foi um levantamento de campo em duas empresas industriais de grande porte das áreas metalúrgica e automotiva. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário, desenvolvido por Edgar Schein (1993), para identificação das Âncoras de Carreira. O número total de questionários respondidos foram de 138, sendo 74 da empresa do ramo metalúrgico e 64 do ramo automobilístico. Como resultado identificou-se que na empresa metalúrgica sobressaem as âncoras associadas a segurança no emprego e competências técnicas. Na empresa automobilística, os funcionários apresentaram um perfil ...
O objetivo desse artigo é descortinar as manifestações da cultura organizacional em uma organização de caráter público, tendo a questão do foco no cidadão um papel preponderante na análise, para isso particularmente destacando as relações existentes entre a cultura da organização e as normas burocráticas. Mediante uma estratégia de pesquisa qualitativa, foram realizadas trinta entrevistas em profundidade com funcionários de uma universidade pública para identificar os principais aspectos do trabalho. Os resultados encontrados revelam que a lógica burocrática é responsável por uma dinâmica complexa entre os funcionários e a organização, com reflexos perceptíveis sobre a cultura da organização, que apresenta significativa influência das normas internas.
2012
O tema cultura tem sido objeto de estudo ha muitos anos, e as literaturas existentes apontam uma grande diversidade de conceitos, o que torna as organizacoes grandes fontes de pesquisa. A MGO, uma multinacional fabricante de produtos agricolas, convive constantemente com mudancas de seus procedimentos, de suas tarefas do cotidiano e de comportamentos por parte de seus colaboradores, uma relacao entre “novatos” e “veteranos” que, em alguns casos, e geradora de conflitos, o que pode vir a prejudicar a imagem da companhia. Diante disso, este estudo tem como objetivo geral analisar a cultura organizacional a partir da percepcao das liderancas de uma unidade da empresa MGO situada em Montenegro/RS. Esta pesquisa se classifica, quanto aos procedimentos, como bibliografica e estudo de caso; quanto aos objetivos, como descritiva; e quanto ao problema, esta pesquisa e classificada como qualitativa. A partir da analise dos dados coletados atraves de entrevistas semiestruturadas com as lideran...
Revista Eletrônica de Ciências Administrativas, 2009
RESUMO Este artigo tem por objetivo analisar a cultura organizacional de empresas localizadas em duas cidades mineiras com características quantitativas distintas, Rio Paranaíba e Araxá. Enquanto as empresas amostradas em Rio Paranaíba são em sua maioria micro e pequenas empresas (86%), em Araxá são médias e grandes empresas (53%). O objetivo geral é verificar se existe diferença significativa na cultura organizacional entre estas empresas que podem ser explicadas por fatores inerentes ao tamanho da empresa. A pesquisa foi de natureza quantitativa e os instrumentos de coleta de dados consistiram na aplicação de um questionário e uma escala de mensuração da cultura organizacional contendo quatro dimensões:
Conferência - Investigação e Intervenção em Recursos Humanos, 2021
O presente trabalho teve como objetivo realizar um diagnóstico da medicina ocupacional do grupo Pró-Salute. Foi realizada uma análise do ambiente interno, bem como análises do segmento de negócios da empresa e do macroambiente onde esta exerce a sua atividade fim.
O presente trabalho de pesquisado foi elaborado com o intento de debruçar sobre a cultura, comportamento e mudança organizacional. Estes são abordados em conjunto devido a relação de interdependência existente entre estes, pois estes versam sobre o comportamento dos indivíduos que fazem parte de uma organização. Portanto estes conceitos estão directamente ligados ao conhecimento dos sistemas de valores das pessoas, e pode ajudar no entendimento de suas atitudes (ROBBINS, 2002: 78). O presente trabalho apresenta em sua estrutura a introdução, os objectivos que abarcam os objectivos geral e específicos, as metodologias, o referencial teórico, a conclusão e, as referencias bibliográficas.
Revista Alcance, 2016
As duas correntes epistemológicas principais do estudo sobre cultura, no que tange às organizações (positivismo e interpretativismo), ilustram grande dificuldade para ultrapassagem de suas dimensões principais de exame. Sustenta-se que essa dificuldade decorre, em certa medida, da não realização de trabalhos multiparadigmáticos, mesmo diante da tentativa de conexão das correntes de análises da integração, da fragmentação e da diferenciação. Assim, esse ensaio teórico problematiza a manutenção dessas barreiras entre correntes epistêmicas e níveis organizacionais. Tem como objetivo propor formas de conexão entre as linhas de pesquisa sobre cultura e organizações, a partir do local intermediário que o filósofo Michel Foucault utilizou para desenvolver sua analítica. Como resultado, foram realizadas três proposições. A partir do período arqueológico do autor, uma alternativa foi apresentada: a busca pelos modos de ser da ordem que fundamenta a cultura. Da genealogia emergem as estratégi...
Revista de Administração de Empresas, 2003
Neste artigo buscamos problematizar, por meio da perspectiva epistemológica pós-moderna, parte da produção nacional de pesquisas e estudos sobre cultura organizacional brasileira. Para tanto, primeiramente apresentamos aspectos da perspectiva pós-moderna de análise, focando em suas contribuições para o estudo da cultura nas organizações. Em seguida, desenvolvemos uma breve apresentação das idéias centrais de artigos publicados em periódicos e congressos nacionais, no período de 1991 a 2000, que versaram sobre cultura organizacional brasileira, buscando traçar suas características fundamentais. Com base nesse quadro de referência, concluímos que a maioria dos estudos sobre cultura brasileira desenvolvidos no âmbito da administração analisa o tema de forma homogênea, não levando em conta a pluralidade e a heterogeneidade de nosso país e de nossas organizações.
2012
O artigo e parte da pesquisa de mestrado em desenvolvimento na Faculdade de Educacao da UFC. Objetiva apresentar um panorama das abordagens sobre cultura organizacional, sugerindo uma critica a partir das categorias trabalho alienado e controle do trabalho. Sobre a analise da cultura em geral, avanca-se ate a categoria de cultura organizacional como forma particular de estruturacao das relacoes dentro da empresa que busca estabelecer o consenso entre sujeitos estruturalmente antagonicos (trabalhadores e capitalistas). Incorpora-se o conceito de trabalho alienado como fundamento de uma abordagem critica, mostrando que a cultura organizacional constitui-se numa forma de controle do trabalho que nao pode ser minimizada, nem absolutizada por quem deseja estuda-la.
2021
This research proposes seven types of entrepreneurial culture based on entrepreneurial orientation of the leaders proposed by Lumpkin and Dess (1996), Atuahene-Gima and Ko (2001), Sarasvathy and Dew (2005) and Oliveira Junior (2009). such types have been tested and validated on a Likert Scale, resulting in seven types of Cultures: 1o. Type Partnership Establishment Culture [CFP]; 2°. Type of Culture Market-Oriented Culture [COM]; 3°. Type Autonomous Culture [CA]; 4°. Type Competitive Aggressive Culture [CCA]; 5°. Type Innovation Culture [CI]; 6o. Type Risk-taking Culture [CCAR] and 7o. Type Pro Activity Culture [CPA] showed the same tack, 3.23%.
Revista Ciências Humanas, 2021
A gestão do conhecimento vem sendo introduzida em diferentes organizações visto seu diferencial em ambientes dinâmicos. O conhecimento é um recurso estratégico, que fornece subsídios para a criação de uma organização, tendo ela fins lucrativos ou não. O indivíduo na organização, impacta direta ou indiretamente a cultura organizacional. A cultura organizacional influencia a aprendizagem, o comportamento e o compartilhamento do conhecimento institucional. Nesse sentido, neste estudo propõe-se discutir sobre a influência exercida pelos indivíduos na cultura organizacional para o que compartilhamento do conhecimento explícito ocorra de forma eficaz e eficiente. Assim, um recorte do tema cultura organizacional foi extraído de uma revisão sistemática de literatura sobre compartilhamento do conhecimento em associações. Como resultado percebeu-se que a cultura organizacional pode ser criada, gerenciada e transformada a partir da liderança que promove o empoderamento dos indivíduos e compart...
Administração: Ensino e Pesquisa, 2013
GIUSEPPE MARIA RUSSO pontifícia universidade católica do rio de janeiro RESUMO A busca por métodos de diagnóstico da cultura organizacional tem sido intensa nos últimos anos, uma vez que esta informação se tornou cada vez mais importante na definição de estratégias para a mudança. Várias metodologias qualitativas e quantitativas foram utilizadas na vasta literatura organizacional; no entanto, a Metodologia-Q (Brown, 1986) tem sido negligenciada. Este é o propósito deste artigo: utilizar a Metodologia-Q como um instrumento de análise da hierarquia de valores organizacionais, que servem de construto da cultura organizacional. Nesta pesquisa, com base em um estudo de caso de uma fusão de duas empresas multinacionais, foi considerada a diferença entre a cultura das organizações e as suas dificuldades de integração. Conclui-se que a Metodologia-Q proporcionou a oportunidade de investigar a subjetividade da cultura organizacional das empresas analisadas de forma sistemática, e que a flexibilidade de utilização deste método em profundidade para pequenas amostras pode contribuir na pesquisa exploratória com o mínimo de interferência do pesquisador.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.