Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2007, Educação & Sociedade
Este texto trata do tema da pesquisa "com" o cotidiano. O interesse é provocar uma permanente abertura para a reflexão e o debate sobre o cotidiano e a pesquisa com o cotidiano, e não fechar a questão com uma proposta sistemática. Vale-se dos estudos desenvolvidos em escolas públicas do Estado do Espírito Santo no período de 1999 a 2004, cujo principal objetivo foi desencadear, entre os praticantes do cotidiano escolar, práticas de intervenção nos "currículos" e na "formação continuada", assumidos como processos complexos que se interpenetram em meio às redes de saberesfazeres tecidas e partilhadas pelos sujeitos das escolas. Podemos inferir, a partir das pistas encontradas, que o cotidiano exige dos pesquisadores em educação outras possibilidades teórico-metodológicas, diferentes daquelas herdadas da modernidade, para superar o aprisionamento do cotidiano em categorias prévias e assegurar a impossibilidade de usarmos o singular para tratar da diversida...
Revista e-Curriculum
Neste trabalho, propõe-se a interpretar, em narrativas docentes do curso de Pedagogia, no interior da disciplina Currículo e Programas, a mobilização do enunciado cotidiano como índice discursivo da formação. A análise dos enunciados amparou-se nos estudos nos/dos/com os cotidianos, apostando na confluência da Análise Dialógica do Discurso (BRAIT, 2006, 2012) com os conceitos de estratégias e táticas (CERTEAU, 1996, 2008). As narrativas foram tomadas para extração e interpretação dos enunciados que expuseram a apropriação da práxis na esfera do currículo. Os resultados corroboram a compreensão de que a noção de dialogia e os conceitos cotidianistas potencializam os conhecimentos criados nas redes dos sujeitos praticantes da escola.
Quaestio: revista de estudos em educação, 2017
Este artigo tem por objetivo discutir a trajetória que leva da inserção do cotidiano como foco de pesquisa às problematizações recentes sobre lugar e território. São abordados três momentos distintos de reflexão acerca do cotidiano, trabalhados como "viradas" conceituais com implicações metodológicas. Iniciamos abordando sucintamente a "virada para o mundo vivido" nas décadas de 1960-1980. A seguir, apontamos para uma segunda virada que provém de discussões na geografia e na teoria social sobre "lugar" e, mais tarde, sobre "território", nas suas vertentes de "território vivido" e território de vivência". Propomos que estamos vivenciando uma terceira virada, que tem por foco redes heterogêneas e cadeias de associações entre humanos e não humanos, decorrentes de aproximações com a Teoria Ator Rede e com a discussão atual na geografia a respeito de multiterritorialidades. Finalizamos comentando a importância de se repensarem as posturas de investigação quando localizamos a pesquisa no cotidiano. Palavras-chave: Cotidiano. Lugar. Território. Redes de associação. Práticas discursivas. Researching (in) everyday life in social research: reflections about the notion of place, territories and networks of association.
Michel de Certeau e as pesquisas nos/dos/com os cotidianos em educação
All the contents of this work, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license. Todo o conteúdo deste trabalho, exceto quando houver ressalva, é publicado sob a licença Creative Commons Atribição 4.0. Todo el contenido de esta obra, excepto donde se indique lo contrario, está bajo licencia de la licencia Creative Commons Reconocimento 4.0.
Pro Discente, 2010
Este texto compoe parte de minha dissertacao de mestrado, que traz como referencial teorico-metodologico as pesquisas nos/dos/com os cotidianos. Na tentativa de mergulhar no cotidiano escolar e entender como professores e alunos lidam com o que chamo de curriculo por projetos nos Centros Municipais de Educacao Infantil (CMEI) do Municipio de Vitoria foi preciso criar “[...] uma maneira de caminhar para me apropriar das maneiras de fazer desse cotidiano (CERTEAU, 1994, p. 35), entao, ouvir os sujeitos praticantes se fez necessario.
Educação & Sociedade, 2007
O texto busca evidenciar a desafiadora e promissora complexidade da pesquisa no/do cotidiano, destacando e problematizando o seu enfrentamento metodológico exemplificado pela experiência de pesquisa que o subsidiou, no cenário de um cotidiano escolar que guarda intenso, inevitável e inegável envolvimento com seu pesquisador. A pesquisa desafia o autor a refletir sobre o que o faz sentir o que sente quando sente o que sente e a questionar as ações e os percursos que cria ou escolhe para elucidar o que elegeu conhecer, atento, contudo, ao fato de que essa reflexão não o livra de inéditos desafios. Considera imprescindível a criação de novos métodos de ação, pois para apreender o que oferece o espaço/tempo cotidiano, de suspeição permanente da perenidade das certezas, não há refúgio metodológico apriorístico que separe os que vêem daquilo ou daqueles que são vistos. Portanto, esse enfrentamento exige a criação da amálgama da perspectiva científica com a percepção sensível comum à poesia.
Psicologia & Sociedade, 2008
Partindo da proposta de que o cotidiano é tudo que temos, de que só há lugares e micro-lugares entendidos enquanto pequenas seqüências de eventos e nada mais além disso, o trabalho aprofunda suas conseqüências para a pesquisa em psicologia social focalizando não somente os lugares e suas re-descrições mas também o reposicionamento do pesquisador no cotidiano como somente um entre muitos membros competentes de uma comunidade moral, que busca argüir e agir para melhorias, tal como também fazem as outras.
Eccos Revista Cientifica, 2005
relin.letras.ufmg.br, 1999
This paper aims at a methodological discussion of journal studies within the scope of Applied Linguistics, specifically those studies referring to the teaching/learning of a second language. First, the classic dichotomy between quantitative and qualitative studies is addressed, placing journal studies in the qualitative paradigm. Second, the paper presents a methodological discussion of such studies, through a review of work published in this area.
Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, 2015
Este artigo apresenta três elementos fundamentais de unidades de ensino de cunho exploratório: (i) a conjetura de ensino-aprendizagem que preside à elaboração da unidade, (ii) as tarefas que a compõem; e (iii) os modos de trabalho, estilos de comunicação e papéis de professor e alunos. Dá exemplos de três unidades de ensino de diferentes níveis de escolaridade que ilustram estes elementos e evidenciam os seus contributos para a aprendizagem. Nestas unidades de ensino predominam as tarefas de exploração e investigação possibilitando um ensino que promove o envolvimento ativo dos alunos na sua aprendizagem. Estas unidades favorecem também o trabalho com diversos tipos de representações, podendo os alunos usar representações próprias, e progredindo a partir daí para representações mais formais. A estrutura das aulas, com momentos de apresentação da tarefa, trabalho autonomo dos alunos e discussão coletiva e síntese, revela-se igualmente potenciadora do envolvimento dos alunos na sua ap...
Revista Brasileira de Psicanálise, 2016
Psicologia & Sociedade, 2007
In reaction to the hegemony of North American Social Psychology in the seventies and eighties, some research experiences in the flux of daily life were banned from the collective memory of the discipline because of excessive ideological patrol or due to identifying with the more individualistic trends of Social Psychology produced in Europe and North American. With the return of interest in observing quotidian life, Social Psychology, forgetting its own history, turned to Anthropology for subsidies for "ethnographic-like" research. The aim of this article is to recuperate some of the experiences of observation in quotidian life that are autochthonous to Social Psychology so as to contribute to the development of psychosocial observation research strategies.
Psicologia da Educação, 2023
Este artigo relata uma pesquisa ação-participante longitudinal realizada desde 2016 até 2021 com mulheres indígenas Xokleng/Laklãnõ que vivem no contexto urbano de Blumenau, SC. Analisa a trama afetiva que compôs esta caminhada de seis anos e traça a configuração do método que denominamos de pesquisacaminhante para demarcar a temporalidade e o lugar das pesquisadoras, das pesquisadoras-participantes e sua intencionalidade, de fortalecer a luta e a resistência dessas que vivem na cidade de Blumenau, uma cidade de origem germânica e marcadamente "branca". Como instrumento, foram utilizados entrevistas, fotografias, diversos encontros pela cidade e participação em eventos oficiais e, principalmente, encontros constantes entre as pesquisadoras, nos quais elas puderam se expressar como mulheres indígenas. O referencial teórico é a psicologia sócio-histórica, com base nas reflexões de Vigotski e Spinoza, utilizando o afeto como bússola das ações. O método revelou potência para contribuir com a práxis da psicologia social, destacando aquelas voltadas às comunidades tracionais.
Eccos Revista Cientifica, 2005
Proyecto académico sin fines de lucro, desarrollado bajo la iniciativa de acceso abierto
International Journal of Scientific Management and Tourism
O presente trabalho estudou e acompanhou a aplicação do Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia a Dia (GRD) no processo de manutenção preventiva de equipamentos portuários de uma empresa de commodities presente no Estado do Espírito Santo. Baseando-se no levantamento de literatura realizado, na metodologia da pesquisa-ação e no acompanhamento da rotina diária dos colaboradores da empresa, foi realizada a gestão da rotina a partir dos dados coletados. Os resultados obtidos foram analisados e a partir deles foram propostas melhorias para o setor de trabalho estudado, em busca de implementar o GRD e alcançar um aumento na capacidade produtiva da empresa. Ressaltando-se a importância da aplicação do método, foi realizada a implementação das melhorias com o apoio da liderança e dos colaboradores do processo em questão. A ferramenta possibilitou melhorias na rotina e viabilizou um acréscimo benéfico no desempenho das manutenções realizadas.
Debates em Educação
Este ensaio teórico tem como objetivo tecer considerações e reflexões sobre Educação Infantil e currículo. O trabalho situa-se teoricamente no campo da Pedagogia da Infância em interlocução com autores que contribuem para problematizar as prescrições curriculares para esta etapa da educação básica. São abordados os conceitos de Cotidiano e Narratividade como fios condutores da discussão, aqui considerados como elementos constitutivos de um Currículo Narrativo para a Educação Infantil. Finaliza-se com uma breve discussão sobre as Histórias de Aprendizagem como uma prática avaliativa que sustenta a articulação de ambos os conceitos na composição de um Currículo Narrativo como anuncio uma educação que valoriza os saberes, os interesses e as experiências de aprendizagem das crianças na escola.
Visualidades, 2012
This work has as aims the treatment about the production (elaboration) of a research diary, and goes on in the sense of presenting the example of experience with images, denying the illustrative character of those images. Through the registered visualities in the research instruments we focus the non-verbal meanings which can show new ways to approach to clear comprehension about a cultural and aesthetic vision.
Resumo O movimento feminista aparece em um momento histórico em que outros movimentos de libertação denunciam a existência de formas de opressão que não somente a econômica. Sua busca é por superações de desigualdades sociais, procurando dissolver as formas de organização tradicional e hierarquizada provocadas pelo patriarcalismo. Este trabalho faz um estudo a respeito das teorias feministas e de qual a sua inserção no campo das teorias do cinema, questionando as representações femininas nas produções cinematográficas.
Revista ORG & DEMO, 2019
A preocupação com um tempo para os estudos do professor nasceu em 1996 com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9394 que definiu que os sistemas de ensino assegurariam um período reservado a estudos, planejamento e avaliação, incluídos na carga de trabalho. Considerando a palavra estudos, nos propomos a investigar que condições favorecem ou impossibilitam professores de estudar com o objetivo de conhecer como esses estudos auxiliam na articulação entre teoria e prática, ainda que não apresentem a sistematicidade exigida pela pesquisa científica. Trata-se de um estudo de caso descritivo na abordagem qualitativa com pesquisa de campo com professores do Ensino Fundamental de duas escolas estaduais do Sul de Minas Gerais. Encontramos traços de pesquisa no cotidiano docente e o caso de uma escola que resgatou o objetivo das reuniões pedagógicas que nos levou a concluir que é possível estudos mais aprofundados através do engajamento e participação dos professores. Ressaltam...
2016
O presente artigo tem como proposta apresentar algumas contribuicoes do pensamento das professoras Nilda Alves e Regina Leite Garcia para as pesquisas com o cotidiano escolar. Assim, ele se inicia discutindo o conceito de cotidiano pela abordagem mais comum que o mesmo assume, que e o de rotina e repeticao sem criacao. Em seguida, apresenta algumas contribuicoes de Alves e Garcia para o campo dos estudos no cotidiano escolar, dando especial destaque ao modo politico de abordagem desse cotidiano, considerado por elas como um campo de diversidade, conflitos e producao de conhecimento e nao apenas como uma dinâmica de repeticao sem criacao.
Ciência & Educação (Bauru), 2017
Resumo: Esse artigo objetiva relatar o desenvolvimento de uma formação de voluntários para intervenção no Projeto Nacional de Educação pelos pares da Fundação Portuguesa 'A Comunidade Contra a SIDA'-trata-se de uma pesquisa de pós-doutorado realizada em Coimbra, Portugal. A abordagem metodológica adotada foi a da pesquisa nos/dos/com os cotidianos, discutindo a formação continuada de docentes, a partir dos cotidianos escolares e dos regimes de verdade partilhados sobre sexualidades, especialmente em relação à população LGBTTI. Considera-se a experiência portuguesa relevante para refletir sobre as ausências de discursos que promovam o debate de outras vidas possíveis no ambiente escolar a partir de formação docente em Portugal e no Brasil. Palavras-chave: Sexualidade. Educação sexual. Formação continuada de professores. Portugal. AIDS.
Saúde e Sociedade, 2012
O objetivo deste artigo é apresentar algumas reflexões acerca das possibilidades investigativas do cotidiano através da análise dos modos de vida, que ampliem perspectivas ao campo de pesquisa em saúde pública, considerando que o estudo dos modos de vida no cotidiano envolve a análise das trajetórias que contextualizam rotinas, interações e significados de vida. Isso possibilita ao pesquisador social do campo da saúde, a partir de um enquadre teórico, uma flexibilização metodológica que oferece mobilidade na escolha da técnica que melhor favoreça o entendimento da questão a ser investigada. Tem-se aqui, como referência conceitual, a ideia de um cotidiano investigado a partir de processos e contextos interativos, em oposição a uma objetivação categorial entre sujeito e objeto. Nesse contexto, partindo da reflexão teórica, toma-se como referencial empírico da pesquisa, a sala de espera do ambulatório do Serviço de Metabolismo Osteoarticular de um Posto de Saúde na cidade de Fortaleza/...
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.