Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2018
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESEsta pesquisa tem como objetivo investigar práticas pedagógicas com o intuito de observar duas formas de trabalhar a argumentação em sala de aula: como processo ou como meio para a aprendizagem de conteúdos de outras disciplinas. Para isso, optamos por trabalhar com uma metodologia documental com base em uma dissertação, realizada em Sergipe, e com um artigo decorrente de uma experiência paulista. O primeiro documento discute os impactos de práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento das capacidades argumentativas dos estudantes; o segundo investiga de que forma, e em que medida a argumentação pode favorecer o ensino de uma língua estrangeira. As análises reunidas neste estudo apontam que os professores possuem variadas concepções de linguagem e argumentação que guiam as ações em classe e também que são diversas as correntes identificadas por meio do exame das propostas didáticas. Além disso, os estudos em curso...
Entrepalavras, 2019
A ressignificação do ensino de língua portuguesa vem sendo realizada por diferentes projetos de intervenção desenvolvidos, sobretudo, por professores vinculados ao Mestrado Profissional em Letras, dentre os quais, alguns já estão engajados em novos projetos em fase doutoral. Desse grande esforço em rede nacional, discutimos, neste artigo, como os estudos de letramento (KLEIMAN, 1995; 2000; STREET 2014 [1995]) e de argumentação (PERELMAN; OLBRECHTS-TYTECA, 1996 [1958]) podem se configurar como aportes para repensarmos o ensino da argumentação. Assim, pretendemos colaborar com as reflexões sobre os estudos da argumentação aplicados ao ensino de línguas, tendo em vista a necessidade de formação de professores em nível de graduação e de pós-graduação. Por concebermos a argumentação como um processo interacional (PLANTIN, 2010 [1996]), discursivo, complexo e multidimensional, objetivamos discutir as características de práticas pedagógicas que pretendem promover pontes entre os usos socia...
Conversas sobre ensino de línguas durante a pandemia, 2021
O livro surge no período de isolamento físico da quarentena e propõe uma conversa com colegas-pesquisadores, a partir dos pressupostos da Linguística Aplicada, sobre temas que atravessaram o trabalho e a prática pedagógica do professor de línguas nesse período. A coletânea adota novos estilos de narrativa, exercícios reflexivos e diferentes dispositivos teóricos para pensar a prática colaborativa dos sujeitos envolvidos, visando contribuir para a formação auto-sustentada dos leitores e (futuros) profissionais da área de línguas.
Revista Brasileira de Linguística Aplicada, 2011
RESUMO: Este artigo visa analisar, com base no embate de vozes, as imagens que professores de língua(s) em formação constroem em seu discurso, em relação à gramática e ao ensino de língua materna. Fundamentamo-nos na Análise do Discurso de linha francesa e partimos da hipótese de que o discurso dos sujeitos da pesquisa é constituído por vozes conflitantes, sustentadas por diferentes filiações discursivas, e de que os sujeitos consolidam, independentemente do ano em que estão no curso, concepções homogeneizantes e totalizadoras sobre a língua materna e seu ensino. PALAVRAS-CHAVE: língua materna, formação de professores, gramática, imagens, análise do discurso.
Revista Eletra Nica Do Instituto De Humanidades, 2008
Resumo: Este texto tem como objetivo levantar uma série de questões que levem à reflexão acerca das diversas variáveis envolvidas no processo de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira. Uma aula de língua estrangeira reflete, necessariamente, uma teoria de discurso e teorias de identidade. Além disso, é preciso considerar a importância do acesso à língua estrangeira no mundo contemporâneo e suas implicações identitárias, especialmente no que diz respeito à identidade cultural, já que língua e cultura são, de certa forma, indissociáveis. Palavras-chave: ensino de língua estrangeira, contemporaneidade, identidade cultural Abstact: This text aims at raising a set of questions which lead to reflecting upon several issues concerning the process of teaching and learning a foreign language. A foreign language lesson necessarily reflects a discourse theory and identity theories. It is also necessary to consider the importance of having access to a foreign language in the contemporary world and its consequences to the shaping of social identities, especially cultural identity, since language and culture are, to a certain extent, inseparable.
Calidoscopio, 2010
In-service education and teaching practice: The foreign language teacher and student in focus RESUMO -Este texto tem por objetivo apresentar e discutir o papel do professor e do aluno de língua estrangeira, especifi camente, de ensino de língua estrangeira para crianças em contexto regular de ensino fundamental público. A perspectiva teórica adotada se encontra nas teorias de formação para uma prática refl exiva. Para desenvolver o estudo, cinco professoras de Língua Inglesa foram entrevistadas e acompanhadas em suas práticas pedagógicas no primeiro e quinto anos, mediante observação participante e registro em diário refl exivo. Da apresentação e análise dos dados é possível inferir que as docentes se encontram em momento de transição entre as perspectiva estruturante e interativo-construtivista de formação. Essa postura interfere na forma como veem seus alunos e como estes reagem diante das propostas pedagógicas desenvolvidas.
Ficha catalográfica elaborada pela Biblioteca da Faculdade de Educação/UNICAMP Título em inglês : Inner discourse and the process of foreig language teaching-learning
Editora UEA, 2020
Estudo etnográfico em aulas de português como língua materna. Práticas escolas de linguagem: leitura, escrita, análise linguística.
This article describes briefly the history of foreign language teaching (FLT) in Brazil, as seen from the perspective of different laws and the impact they cause on the curriculum. It is shown that the prestige of FLT has been constantly diminished over the years, reaching the lowest point in the law passed in 1971, when many students finished secondary school without ever getting in touch with a foreign language in the classroom. It is suggested that the new law published in 1996 remedies the situation to a certain point. The new parameters (Parâmetros Curriculares) and the prospects for the future are also discussed. INTRODUÇÃO O objetivo deste trabalho é descrever o lugar das línguas estrangeiras no contexto educacional do Brasil. Pretende-se mostrar de onde viemos, resgatando parte da nossa história, e tentar descrever onde estamos, mostrando o contexto metodológico e político da questão. Na medida em que ensinar é tocar o futuro, pretende-se também sugerir alguns possíveis caminhos, usandose para isso não algum exercício de futurologia, mas a trajetória percorrida até aqui.
O presente trabalho discute o uso da língua materna em sala de aula de inglês como língua estrangeira, sob a perspectiva da alternância linguística ou code-switching por parte de um professor, ponderando-se sobre os possíveis motivos que levaram à ativação do fenômeno. Para tal, são apresentados dados coletados em uma aula de inglês para alunos do quarto semestre do Curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês de uma universidade federal no Rio Grande do Sul. Observa-se que a utilização da língua materna se mostra como de grande importância para os processos de ensino e de aprendizagem de línguas estrangeiras.
Práticas dialógicas de linguagem: possibilidades para o ensino de língua portuguesa, 2018
All the contents of this work, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license. Todo o conteúdo deste trabalho, exceto quando houver ressalva, é publicado sob a licença Creative Commons Atribição 4.0. Todo el contenido de esta obra, excepto donde se indique lo contrario, está bajo licencia de la licencia Creative Commons Reconocimento 4.0.
O objetivo deste trabalho é observar as características de um discurso que, como procuro mostrar, se constituiu a partir do final da década de 70, no Brasil: o discurso da mudança nas concepções de linguagem e no ensino de língua materna (discurso da mudança). O discurso da mudança se caracteriza por argumentar quanto à necessidade de mudanças nas concepções de linguagem e de ensino, e por apresentar um componente de divulgação científica: a argumentação se realiza amparada na divulgação de teorias lingüísticas, sociológicas e/ou sociolingüísticas, que fornecem então subsídios para demonstrar a procedência da concepção de língua/linguagem apresentada pela Lingüística, e os problemas apresentados pela concepção de língua e de ensino que pretende modificar. Esse discurso se inicia, assim, afirmando a necessidade de: i. considerar a diferença entre a língua da escola e a língua das camadas populares que começavam a chegar à escola; ii. considerar a realidade da variação lingüística e respeitar a variedade do aluno; iii. relacionar ensino de linguagem e condições socioeconômicas com o objetivo de produzir práticas pedagógicas democráticas e transformadoras; iv. divulgar informações produzidas pela Lingüística e outras ciências, a fim de alterar as práticas pedagógicas existentes. Proponho a hipótese de que o discurso da mudança cumpre uma necessidade interna à própria Lingüística em sua constituição como ciência no Brasil, deixando a “torre de marfim” que então acusavam-na de ocupar, e passando, desse modo, a tratar de problemas nacionais. This work aims to observe the characteristics of a discourse constituted, in Brazil, in the end of 70’s: the discourse for changing in language and teaching conceptions — discourse for changing. This discourse shows some characteristics of scientific divulgation, which is associated to argumentative needs. The divulgation of linguistic, sociological or sociolinguistic theories, provides resources to demonstrate the language teaching conception presented by Linguistics, and the problems that it intends to solve. This discourse proposes: i. considering the difference between the school language and the reality of linguistic variation, respecting the students’ varieties; ii. relating language teaching to social and economic conditions in order to produce democratic pedagogical practices; iii. presenting information produced by Linguistics and other sciences, in order to change the current pedagogical practices. I present the hypothesis, as well, that discourse for changing fulfills a need, inherent to Linguistics in Brazil, by considering social problems.
Ideação, 2006
Resumo: Resumo: Resumo: Resumo: Este trabalho objetiva investigar as representações que o graduando em Letras apresenta sobre a linguagem e o seu ensino. Teoricamente, está inserido na área de análise do discurso, especificamente nas concepções de M. Bakhtin sobre sujeito, linguagem e história, as quais, aliadas às teorias sobre Representações Sociais, desenvolvidas por Serge Moscovici, compõem a base de sustentação das análises. O estudo desenvolve-se em torno de discurso de alunos que, no momento de realização da pesquisa, estavam no último ano do curso de Letras em quatro instituições de ensino superior localizadas nas regiões Sudeste e Norte do Brasil.
2007
This work intends to analyze the use of mother tongue in the foreign language classroom. In order to do this, firstly, we will point out the moments in which the mother tongue is considered according to many language learning methodologies, also, causes of its exclusion and reasons to include the mother tongue will be mentioned so that finally, we can propose a categorization that presents functions of the mother tongue in the foreign language learning context. A field research involving three English learning institutions in the state of Pará was done in order to observe if the mother tongue is in fact present in this context, and if so, in what frequency is it done; which functions does it perform; which functions are dominant, so that we can evaluate if the use of mother tongue favors or not foreign language learning.
Revista E Scrita Revista Do Curso De Letras Da Uniabeu, 2014
Este artigo apresenta uma reflexão sobre o conceito de dialogismo-princípio unificador da obra do teórico Mikhail Bakhtinpara, a partir dele, pensar sobre o ensino de língua materna na escola. Trabalhar o diálogo em sala de aula na perspectiva bakhtiniana é conceber a linguagem como uma forma de interação. É considerar que, mais do que possibilitar uma transmissão de informações de um emissor a um receptor, a linguagem é vista como um lugar de interação humana. Ao final, apresenta-se uma pequena análise da produção escrita de duas crianças que conviveram distintamente com o diálogo na escola.
Revista X
Este artigo tem por objetivo analisar as representações dos professores de Línguas Estrangeiras (LE) a respeito do lugar da língua materna (LM) e de outras LE nas atividades docentes. Para isso, aplicamos um questionário elaborado na plataforma do Google Docs (Formulários Google), que foi enviado para o e-mail dos participantes desta investigação, em todo os estados do Brasil. Portanto, nossa pesquisa é de levantamento e o corpuspara a análise é constituído por 167 questionários. Os participantes são professores de oito línguas distintas (inglês, francês, espanhol, português, italiano, alemão, russo e língua brasileira de sinais - LIBRAS). Nossa análise foi realizada à luz de fundamentos da psicologia social, com base em Moscovici (2007);na sociolinguística, com Castellotti e Moore (2002), e na Didática de Línguas, com base em De Carlo (2011) e Coste, Moore e Zarate ([1997] 2009). Os resultados demonstram que, mesmo que alguns professores tenham certo bloqueio ou resistência em se a...
Revista e-scrita : Revista do Curso de Letras da UNIABEU, 2015
Resumo: A Linguistica, como ciencia, investiga as linguas naturais humanas que sao parte de um sistema de signos usados para a comunicacao. O ser humano comeca a ser inserido ao meio que o recebera atraves dos individuos que preparam o espaco-discurso onde o bebe tera contato com a aquisicao da Lingua Materna (LM). A influencia dessa lingua naturalmente adquirida no desejo ou na necessidade, na facilidade ou dificuldade de aquisicao de uma Lingua Estrangeira (LE) e questionada nesse artigo. A direcao a esta reflexao e pautada pela dialogicidade de duas autoras, Revuz (1998) e Ghiraldelo (2002; 2003), que expoem a questao da aquisicao de LM e de que modo ela se relaciona nao apenas com o desejo de aquisicao, mas com a facilidade ou dificuldade de aprendizado de LE. Usando fundamentacoes teoricas analogas a exotopia de Bakhtin (2011) o artigo apresenta uma possivel ligacao entre a dificuldade/facilidade da aquisicao da lingua estrangeira e o “distanciamento” citado por Revuz, e conclu...
REVISTA ESCRITA, 2012
Kelly Day é professora do Centro de Língua e Cultura Francesa Danielle Mitterrand, no Amapá, mestre em estudos da Linguagem pela PUC-Rio e doutoranda em estudos aplicados da linguagem pela Universidade Federal Fluminense-UFF. Estuda políticas linguísticas aplicadas ao ensino de línguas estrangeiras no Brasil e linguística aplicada ao ensino do francês língua estrangeira (FLE).
Fundamentos do ensino de português como língua estrangeira oferece um diálogo com o trabalho de vários autores com experiências diversas, em países diferentes, e que ensinam português com acesso a mais ou menos recursos, conforme o seu contexto de trabalho. O livro apresenta aspetos essenciais em termos de metodologias e abordagens teóricas do ensino comunicativo, enfatizando os aspetos mais importantes. Oferece muitos exemplos de como colocar essas teorias em prática na sala de aula, para que os leitores/instrutores possam escolher como integrar essas ideias nas suas atividades, de acordo com as suas crenças sobre o ensino de português como língua estrangeira.
2008
No início do século XXI, aquando do lançamento do Dicionário da Academia das Ciências de Lisboa, não foram raros os artigos de jornais, nem as discussões televisivas entre os defensores da dicionarização deste tipo de vocabulário e os que se lhe opunham. No entanto, e sendo a aula de Língua Portuguesa um espaço privilegiado nesta matéria, considerámos necessário conhecer o que nos dizem os Manuais Escolares. Concluímos que a Língua Inglesa é a que tem a presença mais significativa nos manuais escolares e que embora muitas palavras estrangeiras, de origens diversas, já tenham sido adaptadas à Língua Portuguesa, ainda permanecem na sua forma original nos já mencionados manuais. De sublinhar, ainda, as marcas visuais registadas e o(s) tipo(s) de adaptação a que estes elementos linguísticos já forma submetidos. Estamos em crer que uma maior articulação entre a filosofia que envolve os Curricula e a formação continua de professores contribuiriam, sem dúvida, para a melhoria do processo d...
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.