Thesis Chapters by Bruno Vinícius Borges de Seabra Santos

Dissertação de Mestrado, 2021
O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível... more O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -Brasil (CAPES) -Código de Financiamento 001 (Processo N° 88887.464739/2019-00). Meus sinceros agradecimentos ao fomento da pesquisa. Apesar de livre, essa deve ser uma das tarefas mais difíceis de escrita de uma dissertação, pelo simples fato de que é impossível mensurar e mencionar todos aqueles que, de alguma forma, contribuíram para a construção desse trabalho. Foram, ao longo de anos, encontros diversos e afetos compartilhados das mais diferentes maneiras, que impulsionaram, de forma negativa ou positiva, a levar o autor a se interessar pelo tema e pelo problema aqui pesquisado. Para iniciar, não poderia deixar de agradecer à Universidade Pública brasileira. Sem ela, não seria possível ter trilhado o caminho que trilhei. Sobretudo, não seria possível que eu pudesse seguir por uma via de transformação que, outrora, me fazia reproduzir toda forma de senso comum e preconceitos advindos dos espaços que costumava frequentar. Esse foi, para mim, um dos poucos espaços possíveis de desconstrução de um antigo "eu". Nessa linha, sou grato a todos aqueles que me acompanharam durante o curso de Ciências Sociais, na Universidade Estadual de Londrina, e a todos da Psicologia, na Unesp. Mais do que a capacidade técnica ou teórica, vocêsinstituições e indivíduosgeraram em mim a disposição necessária para fazer parte de uma luta permanente pela manutenção de uma universidade pública, universal e de excelência.
Papers by Bruno Vinícius Borges de Seabra Santos
Agressividade No Hospital Como Questão Para a Psicanálise
Revista da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, Nov 17, 2022
A subjetividade na obra de Pierre Bourdieu: uma investigação conceitual
Revista Ciencia Em Extensao, Apr 29, 2015
This article provides a theoretical reflection on the relationship between public policies and th... more This article provides a theoretical reflection on the relationship between public policies and the social vulnerability of children and adolescents, based on the supervised internship of students of Psychology at UNESP/Campus Assis. The work revealed the need to examine the implications that social vulnerability concepts and public policies have in this area of professional activity. The study indicated the importance of addressing the ways that social

This article sought to investigate the notion of Social Game in the work of the sociologist Pierr... more This article sought to investigate the notion of Social Game in the work of the sociologist Pierre Bourdieu. For this, we proposed a brief interpellation with some ideas from the classics of sociology: Durkheim, Marx and Weber. The problem was studied by the author's own exposition, who understands the logic of the game as structuring for life in society. Its foundations go beyond a simple rational, conscious assessment, and operate in a tacit way in social fields. As he advanced in his research, Bourdieu understood that it would not be possible to build on this theme, in a satisfactory manner, if he did not take up and propose a re-signification of the notions of class and belief, already deeply rooted in the history of sociology. The author represented an important milestone in the history of human sciences, by rethinking relationships based on microcosms that operate as places of struggles and disputes. We used a systematic analysis of the main works of the author studied, in...

Artigo Agressividade no Hospital, 2022
O trabalho consiste em um relato de experiência sobre a agressividade, fundamentado pelo referenc... more O trabalho consiste em um relato de experiência sobre a agressividade, fundamentado pelo referencial da obra de Freud e do ensino de Lacan no início da década de 1950, descrito através de um caso clínico, observado em um hospital público situado no estado do Paraná, no qual o familiar de um paciente internado no setor de cuidados paliativos apresentou manifestações agressivas ao se deparar com a morte de seu irmão. No estudo, percorreu-se o caminho no sentido de fundamentar a origem da agressividade, suas manifestações e seus possíveis manejos. Propomos que a agressividade emerge correlata ao eu, comportando uma dimensão recíproca especular imaginária, orientando que a intervenção ocorra pela via simbólica, a partir do esquema L, estabelecido por Lacan em 1954, da dialética intersubjetiva, possibilitando ao sujeito receber a sua própria mensagem de forma invertida. Palavras-chave: agressividade; hospital; psicanálise.

Artigo Vulnerabilidade Social, 2015
Este estudo buscou entender a relação entre as políticas públicas e a atenção dispensada às crian... more Este estudo buscou entender a relação entre as políticas públicas e a atenção dispensada às crianças e adolescentes considerados em situação de vulnerabilidade social em três espaços institucionais de dois municípios do interior do estado de São Paulo. Trata-se de um estudo teórico proveniente de uma experiência de inserção dos estudantes de Psicologia em situações de campo, efetivada por meio das atividades do estágio de Núcleo Básico que priorizaram a observação. A experiência suscitou a necessidade de analisar as implicações que os conceitos de vulnerabilidade social e políticas públicas assumem nesse campo de atenção profissional. O estudo indicou a importância de se problematizar a produção da condição de vulnerabilidade social e assinalou também as possíveis contribuições que a Psicologia pode oferecer no campo social, com destaque para a necessidade de o futuro psicólogo se ater e aprofundar tais conceitos como forma de instrumentalizar-se para um exercício profissional crítico visando romper com a hegemonia do olhar individualizante que coloca sobre o sujeito e/ou sua família a responsabilidade pelos processos que os mantém em situação de risco.

Artigo Jogo Social, 2021
Resumo O artigo investiga a noção de Jogo Social na obra de Pierre Bourdieu. Metodologicamente, u... more Resumo O artigo investiga a noção de Jogo Social na obra de Pierre Bourdieu. Metodologicamente, utilizamos uma análise sistemática e narrativa das principais obras do autor visando notar suas revoluções teóricas. A problemática do Jogo Social emerge da exposição do autor que entende a lógica do jogo como estruturante para a vida social. Os fundamentos dessa noção perpassam sua obra, sobretudo, quando o autor interpela os clássicos da sociologia-Durkheim, Marx e Weber-e arquiteta uma noção de sociedade que opera, também, no âmbito das relações tácitas (habitus) dentro dos vários campos sociais. Ao passo que avança nas pesquisas, Bourdieu compreende que não seria possível edificar sua "teoria da prática" de forma satisfatória, se não retomasse e propusesse uma ressignificação das noções de classe e crença. Bourdieu é um autor marcante na história das ciências sociais e sua obra é basilar para se repensar as relações humanas a partir de microcosmos sociais (campos) que operam como locais de disputas em busca de troféus simbólicos, em outras palavras, representa um Jogo Social.
Books by Bruno Vinícius Borges de Seabra Santos

Livro A Subjetividade na Obra de Pierre Bourdieu, 2021
O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível... more O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -Brasil (CAPES) -Código de Financiamento 001 (Processo N° 88887.464739/2019-00). Meus sinceros agradecimentos ao fomento da pesquisa. Apesar de livre, essa deve ser uma das tarefas mais difíceis de escrita de uma dissertação, pelo simples fato de que é impossível mensurar e mencionar todos aqueles que, de alguma forma, contribuíram para a construção desse trabalho. Foram, ao longo de anos, encontros diversos e afetos compartilhados das mais diferentes maneiras, que impulsionaram, de forma negativa ou positiva, a levar o autor a se interessar pelo tema e pelo problema aqui pesquisado. Para iniciar, não poderia deixar de agradecer à Universidade Pública brasileira. Sem ela, não seria possível ter trilhado o caminho que trilhei. Sobretudo, não seria possível que eu pudesse seguir por uma via de transformação que, outrora, me fazia reproduzir toda forma de senso comum e preconceitos advindos dos espaços que costumava frequentar. Esse foi, para mim, um dos poucos espaços possíveis de desconstrução de um antigo "eu". Nessa linha, sou grato a todos aqueles que me acompanharam durante o curso de Ciências Sociais, na Universidade Estadual de Londrina, e a todos da Psicologia, na Unesp. Mais do que a capacidade técnica ou teórica, vocês -instituições e indivíduos -geraram em mim a disposição necessária para fazer parte de uma luta permanente pela manutenção de uma universidade pública, universal e de excelência.
Uploads
Thesis Chapters by Bruno Vinícius Borges de Seabra Santos
Papers by Bruno Vinícius Borges de Seabra Santos
Books by Bruno Vinícius Borges de Seabra Santos