PSICANÁLISE E ESTÉTICA by Morgana Rech

Introdução: Pensar o afeto, afetar o pensamento. Quando pensamos em "estética", o saber filosófic... more Introdução: Pensar o afeto, afetar o pensamento. Quando pensamos em "estética", o saber filosófico e a arte que inicialmente seduzem à aventura teórica. Porém, nosso trabalho extrai uma concepção de estética na clínica, presente no laço transferencial do fazer analítico. Em psicanálise, consideramos que a estética é uma dimensão do ato de saber e fazer no reino da alteridade, a partir do qual se estabelecem novos critérios de classificação para as qualidades da experimentação afetiva e do pensar sobre o afeto. Mesmo que esse campo operacional, aparentemente, não pareça trabalhado conceitualmente por Freud, ela está, contudo, presente em sua obra de forma eloquente e mesmo decisiva para que seus conceitos teóricos tenham se erguido com tamanha qualidade inovadora (RANCIÈRE, 2001/2009). Para chegarmos à estética como dimensão na clínica psicanalítica, seguimos o rastro das concepções freudianas a partir de três eixos: 1) aqueles ligados à utilização dos mecanismos de deslocamento e condensação nas produções do inconsciente, tal como o sonho, os atos falhos, o brincar infantil e o humor; 2) a teoria da sublimação; 3) o terreno dos fenômenos ligados ao estranho e ao regressivo. Vamos nos deter nesse último para avançar em nossas hipóteses, considerando que a dimensão estética na clínica aponta para a presença e ação daqueles elementos que, por Freud, foram inseridos no conceito de "estranho" (FREUD, 1919/2010). Esses elementos indicam que existem traços e registros no psiquismo que escapam à tradução como representação verbal a partir do préconsciente, recorrendo em intensidade maior ao registro do figurativo e do analógico na captura do vivido.

Revista Polêmica, 2017
Resumo: O artigo aborda o tema da experiência estética em sua relação com a clínica psicanalítica... more Resumo: O artigo aborda o tema da experiência estética em sua relação com a clínica psicanalítica. Será analisado o papel do estranhamento, a partir das considerações de Sigmund Freud, para apresentar alcances teóricos novos à experiência estética. As noções de estética, em Freud, estão em diálogo com o trabalho de Loureiro, ao centrar a discussão até o momento cujo pensamento do estranhamento aparece como ponto fundamental da Síndrome de Stendhal. A partir deste ponto, há um desdobramento a ser incorporado pela clínica contemporânea, através de conceito de saída de si, por Gagnebin, e o conceito de saisissement, por M'Uzan. O artigo chega, então, até as discussões do dramaturgo Antonin Artaud com sua experiência do teatro da crueldade, ao reinterpretar a noção da obra de arte anterior ao domínio da palavra. Palavras-chave: Estranho. Saisissement. Estética. Experiência. Abstract: The article addresses the theme of aesthetic experience in its relationship with psychoanalytic clinic. It will be analyzed the role of estrangement from the considerations of Sigmund Freud to present new theoretical approaches to the aesthetic experience. The aesthetics notions, in Freud, are in dialogue with the work of Loureiro, by focusing the discussion until the moment whose thought of estrangement appears as the fundamental point of the Stendhal Syndrome. From this point, there is an unfolding to be incorporated by the contemporary clinic through Gagnebin's concept of self-exiting, and the concept of saisissement, by M'Uzan. The article reaches then the discussions of the playwright Antonin Artaud with his experience of the theater of cruelty, while reinterpreting the notion of the work of art prior to the domain of the word.
Drafts by Morgana Rech
dissertação teve por objetivo construir um primeiro estudo acadêmico sobre o a obra do poeta por... more dissertação teve por objetivo construir um primeiro estudo acadêmico sobre o a obra do poeta português Alberto Pimenta (Porto, 1937), autor que permaneceu exilado na Alemanha durante dezesseis anos e que é mantido em ostracismo da literatura portuguesa considerada oficial. A partir de dados sobre sua representação em Portugal e dialogando com a hipótese da estratégia da inexistência, de Pádua Fernandes, afirmamos os pressupostos da existência de Pimenta como produtor de literatura, baseados essencialmente nas teorias de Michel Foucault e Theodor Adorno.
Papers by Morgana Rech

Estudos e Pesquisas em Psicologia
O artigo trata da censura na arte brasileira contemporânea que, desde 2016, com o encerramento da... more O artigo trata da censura na arte brasileira contemporânea que, desde 2016, com o encerramento da exposição Queermuseu, marcou o retorno de um tipo de ato censório (pós-censura) que difere da censura praticada desde a redemocratização. Para tal, apresentamos um retorno até as formas da censura institucionalizada na Ditadura Militar (censura clássica) e sua dissolução na cultura. Com apoio em trechos de algumas entrevistas que realizamos em nosso campo empírico, a articulação teórica é feita entre os campos da estética, da política e da psicanálise, com apoio principal nas teorias de Michel Foucault, Jacques Rancière e Sigmund Freud. Argumentamos que a censura expõe de forma inequívoca o fato de que a criação responde às transformações no campo político que, por sua vez, geram novas formas artísticas. Conclui-se que a prinicipal marca da pós-censura é a imprecisão da figura do censor e que, tanto num como noutro contexto, a censura impede o exercício da função social da arte, questão...
polemica, 2017
Resumo: O artigo aborda o tema da experiência estética em sua relação com a clínica psicanalítica... more Resumo: O artigo aborda o tema da experiência estética em sua relação com a clínica psicanalítica. Será analisado o papel do estranhamento, a partir das considerações de Sigmund Freud, para apresentar alcances teóricos novos à experiência estética. As noções de estética, em Freud, estão em diálogo com o trabalho de Loureiro, ao centrar a discussão até o momento cujo pensamento do estranhamento aparece como ponto fundamental da Síndrome de Stendhal. A partir deste ponto, há um desdobramento a ser incorporado pela clínica contemporânea, através de conceito de saída de si, por Gagnebin, e o conceito de saisissement, por M'Uzan. O artigo chega, então, até as discussões do dramaturgo Antonin Artaud com sua experiência do teatro da crueldade, ao reinterpretar a noção da obra de arte anterior ao domínio da palavra.
A vontade de criar (arte literária): uma leitura inaugural acerca da existência de Alberto Pimenta
dissertação teve por objetivo construir um primeiro estudo acadêmico sobre o a obra do poeta port... more dissertação teve por objetivo construir um primeiro estudo acadêmico sobre o a obra do poeta português Alberto Pimenta (Porto, 1937), autor que permaneceu exilado na Alemanha durante dezesseis anos e que é mantido em ostracismo da literatura portuguesa considerada oficial. A partir de dados sobre sua representação em Portugal e dialogando com a hipótese da estratégia da inexistência, de Pádua Fernandes, afirmamos os pressupostos da existência de Pimenta como produtor de literatura, baseados essencialmente nas teorias de Michel Foucault e Theodor Adorno.
Psicologia USP
Resumo O artigo trata dos elementos ligados à repetição como característica da intencionalidade e... more Resumo O artigo trata dos elementos ligados à repetição como característica da intencionalidade estética nas obras de arte. Mostramos como a repetição, acompanhada da reflexão freudiana acerca do estranho (Unheimlich), é evidenciada na necessidade do artista de repetir um novo encontro com a obra, na intenção de produzir um novo encontro com o mais radical de si. Ilustramos esta ideia com os aportes trazidos pela teoria estética contemporânea de Jacques Derrida e Georges Didi-Huberman, que observam o fenômeno da desvalia (désaisissement), certa restrição de visibilidade que causa uma cegueira do objeto. Apresentamos uma breve resenha clínica sobre um caso atendido por nós em que a vivência de emoções é obstaculizada, favorecendo o aparecimento de uma fala repetida na dimensão da clínica.
Uploads
PSICANÁLISE E ESTÉTICA by Morgana Rech
Drafts by Morgana Rech
Papers by Morgana Rech