Papers by Leonardo M A I K A de Oliveira

Cadernos PET Filosofia, 2023
Nas últimas décadas, a transformação da economia e do mercado de trabalho tem despertado question... more Nas últimas décadas, a transformação da economia e do mercado de trabalho tem despertado questionamentos éticos relacionados ao advento e à prevalência das novas tecnologias. Neste cenário, destaca-se a emergência do "infoproletariado", uma classe trabalhadora cada vez mais subjugada à lógica do trabalho digital e da economia do conhecimento. Paralelamente, essa transformação se dá em um contexto de "sociedade do cansaço", onde o ritmo acelerado e incessante das atividades produtivas impõe um esgotamento físico e mental às pessoas. Este artigo pretende explorar a interseção desses três conceitos: o infoproletariado, a sociedade do cansaço e a ética das novas tecnologias. Discutiremos as implicações da crescente digitalização do trabalho, a sobrecarga cognitiva e emocional dos trabalhadores, e as questões éticas decorrentes da automação e da exploração da força de trabalho neste contexto. Compreender essa complexa rede de relações é crucial para repensar práticas de trabalho mais justas e sustentáveis na era digital.
Cadernos PET-Filosofia
A presente entrevista serve como complemento ao artigo submetido com mesmo nome nesta edição. Ela... more A presente entrevista serve como complemento ao artigo submetido com mesmo nome nesta edição. Ela trata de uma exposição da influencia tecnologica na vida das pessoas, e como essas ferramentas estão ligadas as novas sindromes.

Cadernos PET-Filosofia
O presente artigo toma como base o conceito da Sociedade do Cansaço de Byung Chul Han para tratar... more O presente artigo toma como base o conceito da Sociedade do Cansaço de Byung Chul Han para tratar das novas síndromes do século XXI. A abordagem buscará problematizar as novas tecnologias e relaciona-las com o diagnóstico de Zigmunt Bauman sobre nossos tempos, de modo a analisar as variáveis técnicas introduzidas pelas novas tecnologias a partir da popularização da internet. O objetivo deste trabalho é demonstrar que os avanços conquistados pela indústria tecnológica e suas técnicas aplicadas ao uso de seus produtos, produziu uma sociedade mais conectada, porém, mais individualizada, onde as relações se tornaram frágeis e novas síndromes passaram a acometer este novo mundo. Deste modo entenderemos os mecanismos de controle e os efeitos desta cultura massificada, onde as fronteiras se estreitaram, as diferenças se achataram e os vínculos e autonomia se perderam.
Uploads
Papers by Leonardo M A I K A de Oliveira