Drafts by Alékis Moreira
Partindo de uma abordagem histórica que nos possibilite perceber a construção social do Worship e... more Partindo de uma abordagem histórica que nos possibilite perceber a construção social do Worship enquanto subgênero musical vinculado à música cristã, identificamos, num primeiro momento, suas especificidades musicais e materiais, além de perspectivas críticas. Em seguida, a partir de seu consumo no contemporâneo e das sociabilidades em comunidades formadas a partir de plataformas de redes sociais, apontamos para relações que atravessam a organização de grupos em torno de gostos e preferências musicais onde, inspirados numa etnografia visual, mapeamos, enquanto metodologia, postagens de dois grupos no Facebook relacionadas ao subgênero. A partir da análise identificamos a utilização de memes como expressão visual predominante, além do confronto entre valores tradicionais e a emergência de novas práticas como o principal balizador dos conteúdos imagéticos postados nesse contexto.

As recomendações do YouTube representam, atualmente, grande parte do que é assistido pelos usuári... more As recomendações do YouTube representam, atualmente, grande parte do que é assistido pelos usuários na plataforma. Tal processo é baseado no monitoramento e análise de dados de consumo a partir de tecnologias baseadas em inteligência artificial e aprendizado de máquina. Desse modo, a plataforma imprime padrões algorítmicos de subjetividade aos usuários, os quais reagem de diferentes maneiras ao conteúdo sugerido. Com o objetivo de mapear fenômenos performáticos numa cultura da conectividade, identificamos sucessivas cadeias de relações sociotécnicas onde, longe de afirmarmos que tais relações se dão de maneira estável, sublinhamos a importância de localizarmos rupturas performáticas enquanto exemplos de controvérsias a serem seguidas. Argumentamos, por fim, que tais rupturas refletem fissuras entre o que a plataforma propõe e o que os usuários compreendem acerca do que é recomendado, configurando tensionamentos e confrontando perspectivas tanto dos agentes humanos quanto dos não-humanos enredados por estas dinâmicas.
Anais do 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2020
Neste estudo de caso, a partir de uma leitura do Spotify como um Sistema de Recomendação, traçamo... more Neste estudo de caso, a partir de uma leitura do Spotify como um Sistema de Recomendação, traçamos um breve histórico da empresa e sua “virada curatorial e algorítmica”. Em seguida, analisam-se os meios técnicos e computacionais de produção da playlist “Descobertas da Semana”, deixados a cargo de máquinas preditivas em processos de curadoria e seleção musical ainda pouco explorados em termos de pesquisas na área da Comunicação. Tendo como objetivo principal mapear as potencialidades, desvios e limitações presentes nesses sistemas, trazemos uma perspectiva bibliográfica a partir de abordagens críticas às tecnologias adotadas na construção da playlist, identificando nesse processo a existência de possíveis vetores de vieses e distorções.
Thesis Chapters by Alékis Moreira

Programa de Pós-Graduação em Comunicação (UFF), 2022
Esta pesquisa se propõe a realizar uma análise das recentes transformações na indústria fonográfi... more Esta pesquisa se propõe a realizar uma análise das recentes transformações na indústria fonográfica na cultura digital, com um olhar focado nos usuários e nas plataformas de streaming musical, entendendo especificamente o Spotify e sua playlist “Descobertas da Semana” como agentes importantes no que diz respeito ao consumo personalizado e baseado em contexto. A partir de noções como plataformização, sistemas de recomendação, agência algorítmica e curadoria (humana e automatizada), entre outras, desvelamos processos emergentes, enquanto nos debruçando sobre atores humanos e não humanos no sentido de mapear essas relações. Partimos da premissa de que a noção de gosto pautada pelo sistema de recomendação do Spotify seria insuficiente para entender e dar conta da complexidade das preferências subjetivas dos usuários. Nesse sentido, nosso objetivo central aponta para uma compreensão do que eles, os usuários, dizem sobre e como se posicionam em relação ao que vêem refletido na plataforma / playlist / experiência. Nossa hipótese é de que a plataforma consegue resultados positivos em sua empreitada junto à maioria dos usuários, entendendo que isso pode ser reflexo das estratégias da empresa por consolidar a nova fase de seu modelo de negócio, em busca da máxima “personalização”. Com o objetivo, portanto, de entender a perspectiva dos usuários da playlist, e testar nossa hipótese, coletamos – ao longo de dois anos – e analisamos 2.215 tweets que comentavam sobre as recomendações de músicas feitas pela plataforma. Utilizando a análise de conteúdo como metodologia, nossos resultados apontam para uma parcela significativa (54,1% ou 1199 tweets) falando positivamente e dando a entender que possuem um sentimento de satisfação em relação à playlist e as descobertas que realizam a partir dela, fazendo questão de afirmar isso em postagens em uma plataforma de rede social (Twitter). Identificamos ainda uma parcela que parece resistir e tensionar o modelo de gosto pautado pelo Spotify (26,5% contrários). Assim, corroborações e controvérsias dão a ver continuidades e rupturas na performance do sistema de recomendação da plataforma de modo a problematizar a noção de gosto estabelecida por engenheiros em suas perspectivas algorítmicas.
Conference Presentations by Alékis Moreira

Anais do 32° Encontro Anual da COMPÓS, 2023
Plataformas de streaming musical têm alterado os modos de consumir música a partir de sistemas de... more Plataformas de streaming musical têm alterado os modos de consumir música a partir de sistemas de recomendação personalizados. Observamos, no Twitter, usuários que discutem sobre aspectos vinculados a “ensinar” tais sistemas sobre seus gostos musicais, a fim de aumentar sua acurácia. Mapeamos essas práticas sociocomunicacionais que visam educar e explicar hábitos e interesses musicais aos algoritmos das plataformas. Objetiva-se investigar o que essas narrativas entendem por “educar algoritmos” e analisar como esses relatos expressam performances de gosto musical. O estudo exploratório é baseado em 82 tweets coletados entre 2021 e 2022. Destacamos três eixos de observação: Gestão pragmática dos comportamentos a partir da ideia de educação; Transformações do consumo musical e Performances de um gosto ensinado. Propomos a noção de "educabilidade a partir de algoritmos", apontando para a naturalização de uma escuta datificada, paralela a questionamentos sobre sistemas de recomendação.
Papers by Alékis Moreira

Revista FAMECOS (ISSN: 1980-3729), 2025
A partir dos Estudos de Plataforma, propomos uma análise dos processos de personalização estabele... more A partir dos Estudos de Plataforma, propomos uma análise dos processos de personalização estabelecidos pelo Spotify por meio de sua playlist “Descobertas da Semana” em relação aos seus ouvintes. Além de apresentar o modo como a plataforma define as canções que serão incluídas na playlist, analisamos o conteúdo de 2.215 tweets para compreender o que dizem os usuários sobre essas entregas. Nossos resultados apontam para pouco mais da metade das postagens (54,1% ou 1.199 tweets) com declarações de autoreconhecimento nas descobertas que realizam, 430 tweets neutros (19,4%), e 586 tweets (26,5%) que resistem e tensionam o modelo desenvolvido pelo Spotify, onde tais controvérsias complexificam a noção de gosto estabelecida pela plataforma. Concluímos apontando que os usuários adotam a lógica algorítmica como um elemento constituinte da elaboração do próprio gosto.
Galáxia, 2024
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribut... more Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.

ACM Conference on Fairness, Accountability, and Transparency, 2024
Digital platforms provide a deregulated and opaque environment suited to the maintenance of their... more Digital platforms provide a deregulated and opaque environment suited to the maintenance of their business model, in which ads are efficiently served by opaque algorithms to meticulously profiled users based on their behavioral data. The advertising infrastructure provided by these platforms made advertising more segmented and scalable, creating new opportunities and allowing for a profitoriented influence industry to develop worldwide. Some platforms have invested in transparency measures for digital advertising, but there is still a gap between what is applied in the Global South and the Global North. In Brazil, despite evidence of an online ecosystem of suspicious, inauthentic, scam, and other types of fraudulent ads, regulatory proposals have faced a hard opposition from tech companies. Against this backdrop, there is a need to evaluate advertising transparency archives currently offered by online platforms in Brazil as a means to measure the quality of libraries and the available data. Thus, the main objective of this work is to account for transparency measures and means of accessing data of some of the largest online platforms and search engines in the country, in order to establish a general comparative diagnosis of ad transparency in Brazil. Based on the platforms’ public documentation, policies and terms of use for the Brazilian market, we perform a comparative analysis of six companies: Meta, Google, Twitter/X, Telegram, TikTok, and Spotify. Particular consideration is given to whether these companies do or do not have ads repositories, or a means to assess the disseminated advertisements. In an environment of low transparency and difficulty in accessing data, we found that the Meta Ad Library, although providing very limited data, is the most reliable source for systematic investigations of the digital advertising ecosystem. Even though Google offers an advertisement repository in Brazil, it lags considerably behind that offered by Meta and imposes greater difficulty in carrying out systematic analyses. On the other hand, Telegram, TikTok, Twitter/X and Spotify do not present any advertising repository or transparency center in order to analyse the Brazilian scenario. Although the scenario in the Global South can be characterized by a lack of transparency from platforms and by difficulties in accessing data, recent measures implemented elsewhere have demonstrated that this condition is reversible.

GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura, 2024
Plataformas de streaming de música têm alterado os modos de consumo com base em sistemas de recom... more Plataformas de streaming de música têm alterado os modos de consumo com base em sistemas de recomendação e entregas personalizadas. No Twitter/X, observamos postagens de ouvintes comentando sobre ensinar esses sistemas com o intuito de aumentar sua acurácia em relação aos próprios gostos. Mapeamos essas práticas sociocomunicacionais com o obje-tivo de investigar o que elas entendem por educar algoritmos e como esses relatos expressam performances de gosto musical. Tendo como metodologia a coleta e análise dos conteúdos das publicações realizadas pelos ouvintes, o estudo é baseado em 82 tweets postados entre 2021 e 2022. Neles, identificamos três eixos de sentido: (1) gestão pragmática dos comportamentos com base na ideia de educação; (2) transformações do consumo musical; e (3) performances de um gosto ensinado. Como resultados, propomos a noção de educabilidade algorítmica, que aponta para a naturalização de uma escuta datificada.
Uploads
Drafts by Alékis Moreira
Thesis Chapters by Alékis Moreira
Conference Presentations by Alékis Moreira
Papers by Alékis Moreira