Como criar cursos on-line

Como educar grupos de usuários com planejamento personalizado, diferentes tipos de aulas on-line e tarefas de casa usando a Members Area incorporada
É possível criar cursos on-line organizando as aulas em seções. Cada aula da seção pode incluir um vídeo, webinar, página com blocos personalizados, lição de casa ou teste.
Os grupos de usuários adicionados ou registrados por meio da Members Area podem acessar os cursos. Se você não tiver configurado a Members Area ou não tiver adicionado membros a ela, leia o guia How To Manage Memberships And User Accounts (Como gerenciar associações e contas de usuários).
Leia mais
Leia mais
Leia mais
Leia mais
Leia mais
Leia mais
Leia mais
Leia mais
Leia mais
Configurações gerais do curso
Para criar seu primeiro curso, acesse a Área de Membros e clique no botão "+ Criar novo curso".
O curso foi criado. Acesse suas configurações clicando no botão "Course Settings" (Configurações do curso) no canto superior direito.
Para cada curso, você pode modificar o título, a descrição, a capa na página do curso, o URL do curso e o status - publicado ou rascunho. Você também pode especificar para quais grupos de membros o curso está disponível e escolher um tutor. Para atribuir o tutor, ele precisa estar registrado na Área de Membros.
Essas configurações serão aplicadas a todo o curso.
Criando seções e usando tipos de aula
Todas as aulas do curso são organizadas em seções. As seções permitem que você publique o curso em partes e revise partes do curso como um rascunho. Cada aula da seção pode incluir um vídeo, webinar, página do projeto, texto simples, teste ou lição de casa para os alunos concluírem.

Vamos examinar os tipos de aula e suas configurações. Existem várias configurações comuns para cada tipo: a opção de alterar a seção para cada aula, a possibilidade de selecionar quando a aula fica disponível (ela pode estar sempre visível no painel do aluno ou aparecer somente após a conclusão da aula anterior) e o status da aula (se está publicada ou é um rascunho).
Veja abaixo as configurações específicas para diferentes tipos de palestras.
Artigo
Texto é um tipo de aula simples em que você pode especificar o título e a descrição da aula e adicionar o texto da aula que pode ser formatado usando o Editor de textoTilda .
Vídeo
Para uma palestra em vídeo, você pode especificar o título e a descrição do vídeo, adicionar um link direto para o vídeo no formato MP4. Os serviços YouTube, Vimeo, Kinescope, Boomstream, VK Video e Rutube também são suportados. Você também pode usar textos acima e abaixo do vídeo para completar a palestra.
Webinar
Para um webinar ou palestra de transmissão ao vivo, você pode especificar o título e a descrição do vídeo, os textos acima e abaixo do webinar, sua data e adicionar um link para ele (YouTube, URL do webinar ou incorporação do código do player são compatíveis).
Página do projeto
Para uma página, você pode especificar o título e a descrição da página que serão exibidos no curso e selecionar a página do projeto onde a Área de Membros com o curso está localizada.
Teste
Um teste é um tipo de aula que ajuda a avaliar o conhecimento adquirido por seus alunos. Como uma pergunta, você pode adicionar um texto simples ou um texto com uma imagem, adicionar até 10 opções de resposta e marcar uma ou várias opções como resposta correta. Dependendo do número de perguntas, você pode especificar um número mínimo de respostas corretas para obter crédito.
Dever de casa
A lição de casa ajuda a avaliar o conhecimento dos alunos. A lição de casa é revisada por um tutor designado para o curso.

Nas configurações da lição de casa, você pode especificar o tipo de crédito e o peso - a pontuação que mostra a importância dessa lição de casa para a nota final do curso -, bem como ativar a avaliação entre colegas.

Os alunos podem ver o texto da tarefa, enviar suas respostas, ver as notas do tutor e/ou de outros alunos e adicionar um comentário na lição de casa que só pode ser visto pelo tutor.
Para permitir que os alunos carreguem um arquivo ao enviar o dever de casa, é necessário conectar um serviço de armazenamento de arquivos nas Configurações do curso.
Depois de conectar o(s) serviço(s), os alunos do curso poderão anexar arquivos ao enviar suas tarefas de casa.
Verificação do dever de casa
Para que a lição de casa seja verificada, você precisa atribuir um tutor nas Configurações do curso, clicando no botão "Atribuir tutor".
O tutor encontrará um botão disponível na página do curso para alternar para a interface de verificação da lição de casa.
Adicionar mensagens pessoais para os alunos por parte do administrador
Para adicionar uma mensagem para um aluno na Área de Membros, abra o cartão dele e clique no ícone de lápis no campo “Mensagem para o usuário” e escreva uma mensagem. Essa mensagem será exibida apenas na conta específica do usuário, e uma notificação de mensagem será enviada para o e-mail dele.

Você também pode escrever uma mensagem para o administrador usando a nota interna no cartão do aluno. Essa nota será visível apenas para o administrador e não será exibida na conta do usuário.
Estatísticas de progresso individual dos alunos
Para verificar como cada aluno está avançando no curso, clique em seu nome na lista "All Members" (Todos os membros) ou na lista de alunos do grupo.
Em seguida, clique na guia "Statistics" (Estatísticas) nas credenciais do membro.

Você verá o progresso do aluno. Se o aluno estiver matriculado em vários cursos, você poderá selecionar o curso de que precisa usando o menu suspenso ao lado das guias.


O status de cada aula será exibido, bem como a conclusão dos testes e das tarefas de casa. Você pode visualizar todos os status na tabela abaixo.
Para tarefas de casa, a nota ao lado da pontuação máxima possível é exibida, bem como o número de tentativas feitas para concluir a tarefa.
Estatísticas de progresso dos alunos do grupo

Estatísticas das aulas
As estatísticas das aulas permitem que você acompanhe a frequência dos alunos e a conclusão dos trabalhos.

Para acessar as estatísticas das aulas, clique em "Estatísticas do curso" na guia Cursos da Área de Membros.
Nas Estatísticas, você pode personalizar os filtros de forma flexível e selecionar alunos de todos os grupos ou de um grupo específico, definir uma condição para exibi-los (todos os alunos adicionados, aqueles que iniciaram, frequentaram ou concluíram o curso) e definir o período de tempo em que ocorreu um evento do filtro. Os campos de data filtram os alunos pela data em que foram adicionados ao grupo e não pelo período de atividade.

Para as condições selecionadas, são exibidos os totais da visão geral e gráficos adicionais com estatísticas avançadas.
Visão geral das estatísticas
O cartão "Outros" exibe métricas adicionais para o curso, como o número de alunos que perderam o acesso (foram removidos do curso ou seu acesso expirou), o número de alunos que não iniciaram o curso e o tempo médio decorrido desde a adição dos alunos ao grupo até o momento em que abriram a primeira aula (o tempo médio implica que metade dos alunos não abre a primeira aula antes desse tempo e a outra metade - depois).
As estatísticas estendidas (Progresso do aluno no curso) incluem dois gráficos.

O gráfico superior mostra quais palestras os alunos abrem e concluem com êxito e em quais não estão interessados.

Uma palestra é considerada concluída se o aluno passou mais de um minuto na página com conteúdo e rolou mais de 70% do texto ou passou 70% ou mais em um vídeo. Se Tilda não puder obter as informações sobre a duração do vídeo (por exemplo, o vídeo tem metadados fechados ou é um webinar ao vivo), ele contará apenas o tempo gasto na página.

Um teste ou lição de casa é considerado concluído se o aluno recebeu nota suficiente para ser aprovado na tarefa.
Uma tabela de progresso do aluno com gráficos para abertura e conclusão de palestras
As informações sobre as palestras são apresentadas abaixo em uma tabela, com o número de aberturas, conclusões e tempo médio gasto na página. O tempo médio significa que metade dos alunos passou menos tempo na página e a outra metade passou mais tempo na página.
O gráfico na parte inferior (estatísticas sobre testes e tarefas) mostra como os alunos estão se saindo em suas tarefas. As informações são exibidas para cada teste ou tarefa de casa. Para as tarefas de casa, estão disponíveis dados sobre envios bem-sucedidos, o número de tarefas em revisão e tentativas malsucedidas, enquanto que para os testes, é exibido o número de envios bem-sucedidos e malsucedidos.
O valor “Alunos com honras” é a porcentagem de alunos que receberam uma nota mais próxima da nota máxima do que da nota mínima suficiente. Por exemplo, se a nota máxima for 5 e a nota mínima suficiente for 4, esta coluna mostra a porcentagem de alunos que receberam uma nota 5. Outro exemplo: se um aluno pode receber uma nota 3, 4, 5, 6 ou 7 para ser aprovado, então aqueles que receberam uma nota 6 e 7 são considerados alunos de honra (a nota 5 está no meio, por isso não é incluída). Se você tiver muitos alunos e menos de 30% forem alunos de honra, a tarefa pode ser muito difícil para o nível deles.

O “Número de tentativas por aluno” é o número médio de vezes que os alunos tentaram concluir a tarefa e o número máximo de tentativas que esses alunos fizeram. Se esse valor diferir significativamente dentro de uma mesma tarefa, isso pode sugerir que a dificuldade das tarefas é desigual.

O valor “Reprovado” mostra os alunos que receberam uma nota abaixo da nota mínima suficiente para a tentativa atual de aprovação na tarefa.

Se a próxima tentativa de aprovação nesta tarefa for bem-sucedida, o aluno desaparecerá desta coluna e a nova tentativa será adicionada à coluna “Concluído com sucesso”, e suas tentativas anteriores serão salvas em “Tentativas malsucedidas”.
Estatísticas de atividades dos alunos
Para acessar as estatísticas de atividade, vá para Estatísticas do curso e clique na guia Atividade.
A guia "Activity" (Atividade) mostra a atividade recente de todos os alunos sem agrupamento por datas. Ela pode exibir os dados do último mês com um detalhamento dia a dia ou do último ano com uma visualização mês a mês.

Os alunos ativos são aqueles que abriram pelo menos uma aula em um determinado dia.

O gráfico de atividade atual mostra dados sobre os alunos ativos mensal ou diariamente, o número de aulas abertas e as tentativas de aprovação em tarefas.
A tabela abaixo do gráfico duplica os dados do gráfico por dia ou mês, respectivamente, e mostra adicionalmente os dados por dispositivo do aluno (porcentagem de alunos ativos de desktop e dispositivos móveis) e o tempo médio de estudo (metade dos alunos passou mais do que esse tempo em aulas, metade menos).
O gráfico "New student activity" (Atividade de novos alunos) mostra uma comparação entre o número total de alunos adicionados e aqueles que iniciaram o curso. Você pode usá-lo para monitorar quanto tempo leva para os alunos começarem a aprender.
A tabela registra esses dados e, além disso, o tempo médio decorrido desde a matrícula dos alunos que iniciaram o curso durante esse período.
Fornecimento de acesso pago aos cursos
Para configurar um registro pago para o curso, adicione um bloco com um carrinho de compras e um sistema de pagamento. Nas configurações do sistema de pagamento, marque a caixa de seleção "Enviar informações aos serviços de coleta de dados somente após o pagamento". Assim, os usuários serão adicionados ao grupo somente depois que o pagamento for concluído.
Veja um exemplo:

Você está vendendo um curso on-line e configurando uma página de checkout. Adicione um bloco com um carrinho de compras e marque o campo "Email" como obrigatório. Conecte o serviço de captura de dados "Members Area" ao carrinho de compras e especifique o grupo ao qual um novo membro deve ser adicionado depois de concluir o pagamento.
Vá para Configurações do site → Sistemas de pagamento e marque a caixa de seleção "Enviar informações para serviços de coleta de dados somente após o pagamento" nas configurações do sistema de pagamento que você está usando.
Na Área de Membros → Configurações do Grupo, especifique o valor que deve ser pago para se inscrever no curso. Isso também funcionaria como uma forma adicional de verificar o pagamento do usuário.
É assim que funciona:
  • O usuário clica em "Comprar" na página do curso
  • O carrinho de compras é aberto e o usuário preenche o formulário com seus dados
  • O usuário prossegue para a página de checkout
  • O usuário faz um pagamento
  • Tilda recebe uma confirmação de pagamento
  • Tilda cria uma conta de usuário e envia por e-mail os dados de login para o usuário
  • O usuário faz login em sua conta e pode começar a usar os materiais de estudo imediatamente

O processo é automatizado e não envolve recursos humanos. Você sempre pode configurar uma confirmação de pagamento manual, se necessário.

Se quiser dar a um usuário acesso ao curso por um período de tempo limitado, especifique o período de acesso ao grupo nas Configurações do grupo. Quando o período especificado expirar, os usuários serão excluídos do grupo automaticamente e não poderão visualizar o conteúdo. Isso é útil se o acesso aos materiais do curso puder ser adquirido por um determinado período de tempo.
Se você estiver vendendo vários cursos, crie uma página de pagamento separada com umcarrinho de compras para cada um deles.
tilda
Proteção contra cópia de conteúdo nos cursos
Nos Cursos, você tem a oportunidade de bloquear o conteúdo contra possíveis cópias. Configurações separadas estão disponíveis para diferentes tipos de palestras: para artigos de texto em cursos, páginas e vídeos.

Para proibir a cópia de texto para páginas (o tipo de palestra “Página”), você precisa adicionar o bloco T875 da categoria “Outros” a essas páginas. Esse bloco proíbe a seleção de texto e o clique com o botão direito do mouse.

Importante: este tipo de proteção não bloqueia todas as ações possíveis fornecidas pelo navegador do visitante. Infelizmente, é impossível proteger completamente o conteúdo de texto contra cópias na Internet.
Se você tiver palestras do tipo “Vídeo” ou “Webinar”, recomendamos usar serviços que oferecem proteção contra cópia, como Kinescope e Boomstream. 
Se você tiver palestras do tipo “Artigo”, poderá adicionar proteção contra cópia usando a caixa de seleção abaixo do texto do artigo ao editar o texto. Esse recurso funciona de maneira semelhante à proteção de conteúdo para páginas — a seleção de texto e o clique com o botão direito do mouse são bloqueados. Mas esse tipo de proteção não proíbe todas as ações possíveis que você pode realizar usando o navegador.
Exportação do curso 
Você pode exportar os cursos criados no Tilda outros sistemas de gestão de aprendizagem (LMS). A exportação é fornecida no formato IMS Common Cartridge 1.3, que é compatível com a maioria dos LMS comuns.

Para exportar o arquivo do curso, acesse as Configurações do curso.
Nas configurações, clique no link “Exportar curso”.
Selecione o que deseja exportar — palestras e tarefas ou algumas delas. Clique no botão “Iniciar exportação”.
Assim que a exportação estiver concluída, você receberá um link para baixar o arquivo com o curso no formato IMS Common Cartridge 1.3.
Vamos examinar o processo de importação usando o LMS Canvas como exemplo.

Na página do curso, clique no botão Importar conteúdo existente.
Você será direcionado para a página de importação. Selecione o arquivo e o tipo de conteúdo Common Cartridge 1.x Package.

Assim que a importação estiver concluída, o curso será importado para o sistema seguindo a mesma estrutura que tinha anteriormente.
Importante: O conteúdo das aulas é importado em conformidade com o formato IMS Common Cartridge e, para parte do conteúdo (como aulas criadas nas Tilda ), será necessário editar a aula no LMS de terceiros, pois nem todo o conteúdo que pode ser criado no Tilda segue Tilda o formato.
Fabricado em
Tilda