
Frequentemente encontramos na lista do python-brasil novatos perguntando qual a melhor IDE para se programar em Python. São tantas as vezes que isso ocorre que o python-brasil conta, na sua wiki, com uma página para responder somente a essa pergunta. A página esta acessível aqui.
Uma IDE que deve ser em breve adicionada a lista é o Editra. Demos uma breve olhada nessa IDE e gostamos. Ficamos devendo uma análise da mesma. No entanto, o que assusta muitos iniciantes é o fato dos veteranos recomendarem o uso do Vim. Ele realmente assusta as pessoas e, por isso, em cursos de computação é comum que os alunos comecem a programar com o Gedit ou o Kate. Ao longo do curso o panorama vai mudando e são muitos os que se tornam mais habilidosos com o uso do Vim e permanecem nele.
O Vim já conta com várias funcionalidades de interesse dos programadores mas acredito que uma das melhores seja a possibilidade de extendê-lo via plugins. Além de todo o conjunto de recursos já fornecidos pelo Vim, muitos das quais passamos anos e anos sem nem sequer conhecer, muitos plugins de terceiros são realmente úteis.
Uso Vim para programar em Python há algum tempo e hoje encontrei um post que contém tudo que é necessário para a pessoa começar a usar o Vim de forma confortável, contendo todas as funcionalidades encontradas nas grandes IDEs. O post é esse aqui. Um excelente post, dispensa qualquer adição da minha parte.
O único plugin que não foi mencionado pelo autor mas não passou desapercebido pelo leitores é o NERDTree. Seguindo todos os passos e instalando também o NERDTree você terá em mãos uma IDE muito próxima das gráficas, com a vantagem de ser leve 😀