Já faz um tempo que eu tinha começado o projeto de desenvolver um plugin de auto-complete para Python no Gedit. A idéia surgiu após perceber que esse é um recurso desejado por muitos usuários desse editor. O plugin também é interesse do grupo que mantém o projeto e encontra-se na página deles como plugin desejado. Em breve, estarei inserindo uma entrada no wiki dos plugins do GEdit com o link para o plugin.
Certo dia resolvi olhar o código do VIm responsável pelo auto-complete de código python nesse editor. Para minha surpresa o código era também escrito em python. Depois de ler o código percebi que ele poderia ser portado para outros editores. Um dos motivos da escolha do GEdit é pela facilidade que ele proporciona aos desenvolvedores para escrever novos plugins. Recomendo a leitura do Python Plugin How to que ensina como desenvolver plugins nesse editor. Na página do projeto a escrita de plugins em python é ainda mais encorajada pela facilidade de desenvolvimento e manutenção do código proporcionada pela linguagem. Seguindo como base o plugin de completar palavras do Osmo Salomaa o trabalho exigido pelo auto-complete de código python ficou ainda mais fácil.
Em resumo o meu trabalho foi apenas juntar as duas partes: o código de auto-complete do VIm pertecente ao Aaron Griffin e o código do Osmo Salomaa. Aqui é um bom exemplo onde o software livre demonstra benefícios claramente, me proporcionando a facilidade de não ter que repetir o trabalho de ambos os autores, fazendo uso do código dos mesmo para prover a funcionalidade em outro editor.
Durante a jornada, a qual apesar de teoricamente simples acabou dando um certo trabalho, cometi a besteira de perder os códigos no antigo computador. Deixei o trabalho parado até encontrar ânimo de recomeçar novamente. O recomeço foi ainda melhor. O desenvolvimento foi muito mais ágil e tive a sorte de conseguir concertar os antigos erros mais rapidamente, alguns eu nem cheguei a esbarrar novamente.
O plugin funciona no Gedit através do atalho Ctrl+Alt+Space e permite completar código python em tempo real. Módulos do python também são suportados. Ele tem basicamente o mesmo funcionamento do auto-complete do VIm mas eu acabei fazendo alguns pequenos ajustes no código. O Aaron Griffin me alertou que o código continha alguns pequenos problemas conhecidos e que em breve ele poderia corrigir. Vou me manter informado para não deixar o plugin desatualizado. Talvez os meus pequenos ajustes tenham corrigido algum desses pequenos bugs que ele mencionou.
Essa é uma versão alpha, ainda não realizei grandes testes. Acredito que ela já possa ser usada, mas certamente bugs aparecerão. Estou disposto a auxiliar quem se interessar pelo plugin. Abaixo segue um conjunto de screenshots demonstrando o funcionamento do plugin. Atualmente o Gedit conta com diversos plugins para desenvolvimento de código Python, os quais o estão aproximando de um ambiente para desenvolvimento Python. Apesar de tudo eu ainda continuo usando o VIm.
A instalação do plugin é relativamente fácil. O usuário deve apenas descompactar o arquivo dentro do diretório .gnome2/gedit/plugins de sua home, reiniciar o gedit e ativar o plugin em editar -> preferências -> plugins. O plugin só funciona com código python, em outro formato de arquivo o atalho não terá funcionalidade alguma. Espero que o plugin conte com a ajuda da comunidade e se torne cada vez mais maduro.
O código do plugin de auto completar código Python no Gedit esta disponível aqui.
UPDATE 18/05/08:
Peço desculpa à todos pela ausência, assim como pela falta de atualização do blog. Estamos nos programando para voltarmos com força total. Enfim, fazendo o mínimo o qual já deveria ter feito, adicionei o plugin no github e assim o acesso fica muito mais fácil. Também vou poder contar melhor com a colaboração dos interessados. Plugin disponível aqui.

