Papers by Victa de Carvalho
Mundo Imagem: Fotografia e Experiência
MATRIZes
O artigo busca contribuir para a história da fotografia experimental brasileira através de uma re... more O artigo busca contribuir para a história da fotografia experimental brasileira através de uma reflexão acerca da série fotográfica “Inimagens” (1983), de Eduardo Kac. Para tal, faremos uma breve contextualização de como esse trabalho se insere na trajetória artística de Kac e, também, na história da fotografia experimental brasileira. Em um segundo momento, discutiremos mais detidamente as imagens que compõem a série, fazendo uma reflexão sobre o gesto experimental na arte fotográfica a partir das noções de transgressão e informe, operacionalizadas por Georges Bataille, Michel Foucault e Georges Didi-Huberman.
Partimos da premissa de que a formulacao e o papel do dispositivo nas experiencias das artes dita... more Partimos da premissa de que a formulacao e o papel do dispositivo nas experiencias das artes ditas imersivas vem sofrendo modificacoes, a medida que acentuam tensoes entre o real e o simulacro e abrem caminho para novas subjetividades. Diante dessa perspectiva de analise, pensar sobre o dispositivo imersivo e a experiencia constitui tambem um modo de pensar o estatuto da imagem e do observador na contemporaneidade.
Marcada pelo forte investimento na relacao entre arte e cotidiano, a obra de Beat Streuli privile... more Marcada pelo forte investimento na relacao entre arte e cotidiano, a obra de Beat Streuli privilegia a acao banal, o comum, o habitual e o anonimo como os elementos chaves para a experiencia com as imagens. Sua obra permite questionar a possibilidade de experiencia estetica a partir de imagens banais do cotidiano de pessoas quaisquer. Partimos da premissa de que as imagens apresentadas por Beat Streuli constituem-se como lugares privilegiados para pensarmos a relacao entre experiencia estetica e cotidiano na contemporaneidade, bem como as multiplos papeis da fotografia no campo das artes.
Galáxia (São Paulo), 2016
Resumo: A experiência do homem comum ressurge na fotografia contemporânea através de um renovado ... more Resumo: A experiência do homem comum ressurge na fotografia contemporânea através de um renovado interesse pelo cotidiano das ruas das cidades. Recentemente, uma nova geração de fotógrafos volta-se para o cotidiano do homem comum, interrogando, através de suas novas figurações, o próprio papel da fotografia como registro e como arte. Interessa-nos pensar de que modo as fotografias de rua feitas por Philip Lorca diCorcia em StreetWorks (1993-1998) e Heads (1999-2001) podem refletir alguns dos desafios que a fotografia contemporânea propõe no campo da arte.
Galaxia Revista Do Programa De Pos Graduacao Em Comunicacao E Semiotica Issn 1982 2553, Nov 15, 2011
Resumo: A recorrente multiplicação de obras cinematográficas expostas em museus e galerias nos pe... more Resumo: A recorrente multiplicação de obras cinematográficas expostas em museus e galerias nos permite refletir sobre possíveis mudanças nas instituições cinema e arte, e nos regimes de subjetivação historicamente implicados. O presente artigo pretende conduzir a uma reflexão sobre os modos de subjetivação na experiência artística e cinematográfica contemporânea através das obras de Eija-Liisa Athila Consolation Service e Today. Seus dramas humanos permeiam questões sobre os limites do eu e do outro em situações nas quais realidade e ficção não podem ser separadas.

Recent upheavals in the media landscape raise two major issues. First, how is new media changing ... more Recent upheavals in the media landscape raise two major issues. First, how is new media changing the cinematographic dispositif1 in its primordial dimensions: architectural (the conditions for image projection), technological (production, transmission and distribution) and discursive (cutting, editing, etc.)? How does experimentation in the field create new shifts or deviations with respect to the institutional mode of representation? Unlike the dominant cinema, some films reshape cinema’s dispositif by multiplying screens, exploring other durations and intensities, changing the architecture of the screening room or entering into other relations with spectators. In fact, cinema’s dispositif underwent variations such as these during three particular moments of film history, as we will discuss here: the cinema of attractions, expanded cinema and cinema of exhibition,2 whose differences will be analyzed through the notion of dispositif. While technological transformations are obvious i...
… do Programa de Pós-Graduação em …, 2009
Entre cinema e arte contemporânea andré Parente Victa de Carvalho resumo: De que modo as novas mí... more Entre cinema e arte contemporânea andré Parente Victa de Carvalho resumo: De que modo as novas mídias estão transformando o dispositivo do cinema em suas dimensões primordiais: arquitetônica, tecnológica e discursiva? Como essas experiências criam novos deslocamentos ou pontos de fuga em relação ao modelo de representação instituído? a noção de dispositivo nos permite repensar o cinema, evitando clivagens e determinismos tecnológicos, históricos e estéticos. ao contrário do cinema dominante, muitas obras cinematográficas reinventam o dispositivo cinematográfico, multiplicando as telas, explorando outras durações e intensidades, transformando a arquitetura da sala de projeção, entretendo outras relações com os espectadores.
Revista Contracampo, 2016
Marcadas pelo forte investimento na relação entre arte e cotidiano, diferentes obras contemporâne... more Marcadas pelo forte investimento na relação entre arte e cotidiano, diferentes obras contemporâneas privilegiam a ação banal, o comum, o habitual e o anônimo como os elementos-chave para a experiência com as imagens. Este artigo tem por objetivo repensar a relação entre experiência estética e cotidiano em instalações artísticas contemporâneas, a partir da obra Sleepwalkers (2007), do artista americano Doug Aitken. Trata-se de refletir sobre o modo como a obra de Aitken evidencia alguns dos principais desafios que o cinema de exposição propõe hoje no campo da arte, tomando como eixo central as telas múltiplas e as narrativas lacunares ou rarefeitas. Interessa a relação da obra com a cidade e com o espectador, convidado a habitar a imagem de modo a experienciá-la em sua condição de presença no mundo.

FOTOGRAFIA, COTIDIANO E CIDADE: Entre o ver e o habitar a imagem
Passagens, 2017
Recentemente, uma nova geracao de artistas voltou-se para o cotidiano das ruas das grandes metrop... more Recentemente, uma nova geracao de artistas voltou-se para o cotidiano das ruas das grandes metropoles e retomou o debate sobre os nossos condicionamentos diarios. De modo geral, sao trabalhos que se apropriam da realidade e de um certo modo de representar o cotidiano, para transforma-lo. Com efeito, seja como repeticao, habito, deriva, espera ou performance, o cotidiano nos oferece variadas possibilidades de experiencia com a imagem. Nossa proposta e observar, a partir do trabalho “Marcha” (2013), do coletivo brasileiro Cia de Foto, os diferentes modos de experimentar o cotidiano urbano na fotografia contemporânea a partir da tensao entre a impossibilidade de ver e o convite a habitar a imagem. Nossa intencao sera propor relacoes entre o habito, a possibilidade de habitar uma imagem e o regime haptico de visao, como estrategias de experiencia com a obra.
Quotidianand experience in contemporary photography :: Brapci 2.0
Within the current context of photographic installations, the investment of some artists is outst... more Within the current context of photographic installations, the investment of some artists is outstanding on renovation of languages and aesthetics which count on the quotidian as a strategy of experience. Amidst an overproduction of daily-life images in large cities, of several common places and trivial scenes recently presented at art institutions, the conditions for an aesthetic experience seem, in principle, as precarious as the opportunity of âan experienceâ in common life. The objective of this article is to analyze the relations between quotidian and experience based on works by Jeff Wall and Philip-Lorca diCorsia taking into consideration the challenges presented by photography in contemporaneous art.
Em meio aos inúmeros discursos apocalípticos a respeito da perda do referente e da credibilidade ... more Em meio aos inúmeros discursos apocalípticos a respeito da perda do referente e da credibilidade da imagem, percebemos, hoje, um forte movimento em busca do realismo perdido através de uma explosão de narrativas do cotidiano no domínio das novas tecnologias da comunicação e da informação. Trata-se aqui de repensar a relação entre fotografia e realismo na atualidade a partir do trabalho do fotógrafo Phillipe Lorca Dicorsia, levando em conta a produção de uma experiência que acentua a indistinção entre real e simulacro, natural e artificial. Para dar conta desta proposta é preciso rever as estratégias do próprio dispositivo fotográfico e perguntar o que está em jogo quando real e ficcional já não parecem se comportar como dualidades excludentes.
A proposta deste artigo é conduzir uma investigação sobre a fotografia contemporânea em sua relaç... more A proposta deste artigo é conduzir uma investigação sobre a fotografia contemporânea em sua relação com as novas mídias, a partir da noção de dispositivo. A complexidade de pensar uma fotografia contemporânea se apresenta à medida que é preciso pensar que questões encerram a fotografia contemporânea? Que produções fotográficas reivindicam esse lugar? Como a noção de dispositivo pode nos ajudar a problematizar a relação entre dispositivo e subjetividade na atualidade? As novas modalidades da fotografia apresentadas no contexto das novas mídias parecem promover uma reorganização não apenas na essência do que foi instituído como fotográfico, mas também na relação do observador com a imagem.
Uploads
Papers by Victa de Carvalho