Papers by Paulo Ricardo Corrêa Bernardes

ARETÊ: Programa de Lazer na Restinga
O ARETE: Programa de Lazer na Restinga – teve como objetivo planejar e executar diferentes ativid... more O ARETE: Programa de Lazer na Restinga – teve como objetivo planejar e executar diferentes atividades de lazer para a comunidade interna e externa do Campus Restinga. O Programa teve como principios a valorizacao do lazer enquanto direito de todo cidadao e os beneficios que a pratica dessas atividades – esporte, cultura, turismo e recreacao – proporcionam. Visto a vulnerabilidade do bairro Restinga e sua carencia de projetos e equipamentos de lazer para os diferentes publicos existentes – criancas, jovens, adultos, pessoas com deficiencia –, o ARETE facilitou o acesso ao lazer para a populacao do bairro por meio de tres projetos: realizacao de eventos, no Campus Restinga; realizacao de jogos escolares, em escolas do bairro; e realizacao de oficinas de inclusao, em uma escola de educacao inclusiva. Alem disso, o Programa foi uma forma de integrar extensao, ensino e pesquisa por meio dos cursos do eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer.

Projeto Jogos Escolares: novos significados a velhos jogos
Em vista da vulnerabilidade social, carencia de projetos e equipamentos de lazer para diferentes ... more Em vista da vulnerabilidade social, carencia de projetos e equipamentos de lazer para diferentes publicos (criancas, jovens, adultos, idosos, portadores de necessidades especiais) propos-se o “Programa Arete - Lazer na Restinga”. O Campus Restinga do Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS/Restinga), localiza-se no bairro que o denomina, estando localizado no extremo sul do municipio de Porto Alegre, possui 60.729 habitantes (4,31%), com area de 38,56 km² (8,10%), taxa de analfabetismo em 4,03% e o rendimento medio dos responsaveis por domicilio em 2,1 salarios minimos. O “Programa”, vinculado ao IFRS/Restinga - tem como missao planejar e executar atividades voltadas para a comunidade do bairro, partindo de demandas para ocupacao de espacos e entidades interessados em realizar parcerias para desenvolvimento de projetos. Norteado por principios de valorizacao do lazer enquanto direito de todo cidadao e beneficios que as praticas de lazer: esport...

RESUMO Em diversos aspectos da vida moderna buscamos imitar o comportamento de nossos ídolos, sej... more RESUMO Em diversos aspectos da vida moderna buscamos imitar o comportamento de nossos ídolos, sejam artistas ou atletas preferidos, ou pessoas de reconhecido sucesso. O mesmo ocorre ao observarmos no ambiente esportivo amador de periferias, os dirigentes se dirigindo às mesas dos anotadores e árbitros. Consciente ou não, há um comportamento cerimonial que remete ao dos grandes espetáculos esportivos televisivos: cumprimentos e cobranças à arbitragem, posicionamento junto aos treinadores na preleção, recebimento de troféu e passagem do mesmo ao capitão da equipe, entre outros. O presente artigo visa responder quais competências são encontradas entre dirigentes esportivos de ligas e equipes não federadas da periferia de Porto Alegre. Para tanto, foram realizadas sete entrevistas entre os meses de fevereiro e março de 2017, buscando respostas para a compreensão que esses personagens têm quanto às dimensões esportivas e patrocínio, bem como verificar a necessidade de capacitação e a intenção dos mesmos em realizarem cursos na área da gestão esportiva. Palavras-chave: Gestão Esportiva. Amadorismo. Periferia.
TCC na graduação em Gestão Desportiva e de Lazer, IFRS, 2017.
Temática: Políticas para esporte e ... more TCC na graduação em Gestão Desportiva e de Lazer, IFRS, 2017.
Temática: Políticas para esporte e lazer
TCC na graduação em Administração/UFRGS, 2014.
Temática: Marketing Esportivo
Uploads
Papers by Paulo Ricardo Corrêa Bernardes
Temática: Políticas para esporte e lazer
Temática: Políticas para esporte e lazer