Papers by Mirian Nascimento

Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas, 2013
O livro "Mulher e política na Paraíba: histórias de vida e luta" foi escrito a quatro mãos, pelas... more O livro "Mulher e política na Paraíba: histórias de vida e luta" foi escrito a quatro mãos, pelas professoras Glória Rabay e Maria Eulina Pessoa Carvalho, da Universidade Federal da Paraíba. Ele traz discussões acerca da participação das mulheres na política partidária no Brasil, desde a conquista do direito ao voto até a concorrência a cargos eletivos, em um período que se estende desde a década de 1930 até o ano de 2008, e expõe significativas comparações entre as performances eleitorais de mulheres deste estado em relação ao desempenho de outras mulheres no interior de universos maiores, como a região Nordeste, e até mesmo dentro do país. Expõe histórias de vida de algumas que foram candidatas às eleições estaduais e federais de 1998 e, também, das que participaram das legislaturas iniciadas entre 1999 e 2007, na Assembleia Legislativa Paraibana. Com mais de duzentas e cinquenta páginas, esse estudo levanta e analisa uma pequena parte da história das mulheres na vida dita "pública" no Brasil e, através das temáticas trazidas pelos estudos de gênero -categoria de análise forjada no interior do feminismo (PEDRO, 2011, p. 270-283; THÉBAUD, 2009, p. 33-42), mostra que as construções de gênero, que são concepções culturais, foram e ainda são utilizadas durante as campanhas eleitorais para beneficiar ou desmoralizar as candidatas. A obra está dividida em duas partes: a primeira tem o título de "Mulher e política" e se subdivide em seis seções menores, que tratam do ingresso das mulheres na vida "pública" através da política partidária e apresenta, ainda, um breve perfil de quinze mulheres cujas trajetórias estão expostas na segunda parte, sob o título "Histórias de vida e luta". Para tanto, as autoras lançaram mão do uso de fontes orais, como as entrevistas e um livro biográfico, utilizados
E o Estado brasileiro se define como laico
Mulheres que militam e o uso das categorias “feminismo”, “mulher”, “mulheres” e “relações de gênero” (1975 – 2008)
O estudo objetiva evidenciar as referencias utilizadas no uso das categorias “feminismo”, “mulher... more O estudo objetiva evidenciar as referencias utilizadas no uso das categorias “feminismo”, “mulher”, “mulheres” e “relacoes de genero” na escrita ou fala de mulheres envolvidas em movimentos feministas ou de mulheres, na Argentina e Brasil, desde 1975 ate 2008. Para tal utilizei como fontes livros, periodicos e entrevistas. A partir da Historia Oral e da analise do discurso observei que as autoras usaram a categoria “mulher” relacionando-a ao sujeito universal: mulher; “mulheres” em referencia a pluralidade de sujeitos que residem dentro do universo feminino; “feminismo” esta presente em praticamente todas as obras. “Relacao de genero” nao apareceu nos periodicos.
Fronteiras: Revista Catarinense de História, 2018
Neste estudo analisarei as notícias que denunciaram as violências diversas aplicadas contra mulhe... more Neste estudo analisarei as notícias que denunciaram as violências diversas aplicadas contra mulheres militantes de oposição nas ditaduras do Brasil e do Uruguai, entre 1964 e 1985, dos jornais clandestinos A Classe Operária e o Compañero. Com os objetivos de tipificar as violências e observar se os redatores se utilizaram das construções de gênero no intuito de sensibilizar os leitores para a luta contra esses governos. Para isso utilizo os Estudos de Gênero, a História Comparada e a História Oral. Foram encontradas construções de gênero em algumas notícias.

Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis, 2010
O livro Recortes da mídia alternativa: histórias & memórias da comunicação no Brasil 1 foi organi... more O livro Recortes da mídia alternativa: histórias & memórias da comunicação no Brasil 1 foi organizado pela professora Karina Janz Woitowicz a partir da reunião de vários escritos acerca dos temas jornalismo e comunicação que resultaram de diversas pesquisas realizadas por estudantes/pesquisadores de graduação, pós-graduação e professores de instituições de ensino superior, estaduais, federais e privadas, das regiões norte, nordeste, sudeste e sul do país. Esta obra ocupa mais de trezentas páginas e encontra-se dividida em quatro capítulos, subdivididos em vinte e dois textos que abrangem a questão da comunicação e do jornalismo alternativo no Brasil. Para tanto, lançou-se mão do uso de fontes primárias diversas: os periódicos existentes em arquivos públicos ou privados, entrevistas, pedidos de concessão etc.. Devo alertar que graças à abrangência dos assuntos tratados neste livro, por questão de espaço, me aportarei em alguns assuntos em detrimento de outros, sem que isso caracterize desmerecimento de nenhum destes.
This article tries to show the motivations for the expressive changes undertaken in the city of F... more This article tries to show the motivations for the expressive changes undertaken in the city of Florianopolis by occasion of the passage of the century XIX to the end of the third decade of the century XX. Those transformations were based on ideologies as the positivismo, the cientificismo and the bourgeois ideals with your peculiar forms of seeing the world. Here I will give focus to the family ideals, of work and health and the as that reached the poor classes.
Uploads
Papers by Mirian Nascimento