Papers by Lúcio Flávio Gondim da Silva
Novos estudos interdisciplinares em literatura comparada
Esta coletânea apresenta uma amostra da produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Letras... more Esta coletânea apresenta uma amostra da produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Letras: Literatura Comparada da Universidade Federal do Ceará (PPGLetras-UFC). As diversas contribuições são significativas do trajeto de mais de três décadas do Programa, transitando, a partir do trabalho de seus docentes e alunos, em colaboração com pesquisadores de outras instituições, entre as variadas possibilidades da heterogênea área do comparatismo literário.
Da leitura poética à escrita multimídia
Entrelaces - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras-UFC, Aug 1, 2021

Este artigo pretende investigar algumas perspectivas de língua e texto adotadas por diferentes ve... more Este artigo pretende investigar algumas perspectivas de língua e texto adotadas por diferentes vertentes linguísticas, mostrando conceitos e contrastes entre os pontos de vista apresentados. Tais questões serão abordadas de forma mais aprofundada dentro da análise comparativa de dois livros didáticos adotados no Ensino Fundamental II. A análise aponta para a presença de uma concepção de língua enquanto código em um livro de 1999 e para a de uma perspectiva mais sociointeracionista em outro, de 2004. Palavras-chave: concepções de linguagem; ensino e aprendizagem de língua materna; análise de livro didático. ABSTRACT: This article intends to research some perspectives of language and text adopted by different linguistic schools, showing concepts and contrasts between the views presented. Such issues will be approached in a deeper way through the comparative analysis of two schoolbooks, both adopted in Elementary Education II. The analysis points to the presence of a conception of language as a code in the book of 1999 and to the presence of a more social interactionist perspective in the 2004 book.

Revista Linguagem em Foco, 2015
Este trabalho analisa o ethos no investimento vocal de quatro gravações da canção "A palo seco" (... more Este trabalho analisa o ethos no investimento vocal de quatro gravações da canção "A palo seco" (Belchior; 1974; 1976; Fagner, 1974; Ednardo, 1975), a fim de investigarmos se as constatações de Costa (2001; 2011) a respeito do ethos áspero do Pessoal do Ceará também se confirmam nessa dimensão. Utilizamos o aporte da Análise do Discurso, delineada por Maingueneau, e a aplicação que Costa faz dessa teoria ao discurso literomusical. Observamos um hipertimbre agudo/metálico nas vozes de Ednardo e de Fagner e uma hipernasalidade na voz de Belchior, que tornam evidente uma ausência de equilíbrio nos fatores de ressonância. No entanto, o esforço físico que tais qualidades vocais aparentam pode ser visto como uma transgressão, o que denota, para essa dimensão do investimento vocal, um tom polêmico, quando comparada a outros surgidos no campo discursivo literomusical brasileiro. Como esse tom não se separa de um caráter, tais qualidades vocais contribuem para que o ouvinte elabore para o fiador um ethos questionador e agressivo, semelhante àquele já constatado por Costa no plano verbal das canções. Tal ethos vocal participa, desse modo, da composição de diversos temas e de tons das canções.

Revista Linguagem em Foco, 2019
Este trabalho analisa o ethos no investimento vocal de quatro gravações da canção "A palo se... more Este trabalho analisa o ethos no investimento vocal de quatro gravações da canção "A palo seco" (Belchior; 1974; 1976; Fagner, 1974; Ednardo, 1975), a fim de investigarmos se as constatações de Costa (2001; 2011) a respeito do ethos áspero do Pessoal do Ceará também se confirmam nessa dimensão. Utilizamos o aporte da Análise do Discurso, delineada por Maingueneau, e a aplicação que Costa faz dessa teoria ao discurso literomusical. Observamos um hipertimbre agudo/metálico nas vozes de Ednardo e de Fagner e uma hipernasalidade na voz de Belchior, que tornam evidente uma ausência de equilíbrio nos fatores de ressonância. No entanto, o esforço físico que tais qualidades vocais aparentam pode ser visto como uma transgressão, o que denota, para essa dimensão do investimento vocal, um tom polêmico, quando comparada a outros surgidos no campo discursivo literomusical brasileiro. Como esse tom não se separa de um caráter, tais qualidades vocais contribuem para que o ouvinte elabore...
O lyric video na sala de aula de língua portuguesa
Interdiscursividade e metadiscursividade no videoclipe Applause, de Lady Gaga
Nesta pesquisa, fazemos, com base no arcabouco conceitual da Analise do Discurso, na perspectiva ... more Nesta pesquisa, fazemos, com base no arcabouco conceitual da Analise do Discurso, na perspectiva de Maingueneuau (2005), uma analise do clipe Applause (2013), da cantora norte-americana Lady Gaga. Identificamos as relacoes interdiscursivas e metadiscursivas presentes na obra e analisamos de que modo elas ocorrem. No decorrer do trabalho, foi possivel observar que ha, no clipe, uma forte presenca da metadiscursividade, revelada desde o titulo da cancao ate os elementos construidos voltados a este fim. Quanto a interdiscursividade, ela surge em grande numero e interliga o discurso literomusical ao qual o clipe pertence aos discursos de grandes correntes esteticas e movimentos de arte, bem como de outras linguagens artisticas, como o cinema, a moda e o teatro.

A inespecificidade da palavra-imagem em Leonilson
A inscricao do Eu na obra de arte contemporânea e uma das ferramentas politicas mais proeminentes... more A inscricao do Eu na obra de arte contemporânea e uma das ferramentas politicas mais proeminentes em nosso tempo. As marcas da subjetividade se assentam nos produtos esteticos, quebrando-lhes fronteiras de genero, linguagem e discurso. Ao investigar as manifestacoes iniciais de tal vinculacao autobiografica e multimidiatica da arte brasileira especialmente apos o fim do tempo ditatorial, encontramos a producao de Leonilson. Esse artista imiscuiu formas e conteudos baseando-os na escrita de seu Desejo. Ao construir telas com linguagem verbal tanto quanto com linguagem pictorica, Leonilson elabora a narracao e a poesia com bordado, tinta e escultura, performatizando o que nao se define plenamente. Apostando, portanto, no inespecifico (GARRAMUNO, 2014) e expandindo a literatura (PATOS, 2012), o artista nos pergunta dos limites entre os campos artisticos, da relevância da hibridizacao na cultura e da potencia da palavra que e tambem imagem.

Antologias do desejo: onde o prazer ousa ter fala
Once anthologies are reflexes of an era in evidence and its themes, this article analyzes four li... more Once anthologies are reflexes of an era in evidence and its themes, this article analyzes four literary works whose texts and authors were gathered around eroticism, a classic and recurrent topic in literature, especially in times ruled by authoritarianism, conservatism and fundamentalism. Erotic literature and its licentious speech positions itself as a transgression mechanism, while it criticizes old behaviors and promotes knowledge about the body, pleasure and the possibilities to use it. What’s the translator’s and organizer’s purpose in gathering texts from an erotic speech tradition, from different ages and cultures? What’s the importance of an erotic poetry anthology to Brazilian literature history? Why do minorities need to demarcate a territory and a speaker’s location in literature? This article offers a different reading of the erotic speech through anthologies as political acts, in which the canon is crossed, jumbled, revised and rethought on behalf of the urgent demands...

“Oficina da palavra e da imagem”: a poesia venusiana de Fernanda Young
O livro “A mao esquerda de Venus” (Globo Livros, 2016) e o segundo livro de poemas de Fernanda Yo... more O livro “A mao esquerda de Venus” (Globo Livros, 2016) e o segundo livro de poemas de Fernanda Young, romancista, dramaturga, roteirista, atriz e poeta. Publicado em comemoracao aos vinte anos de producao literaria da artista, a obra se trata de um grande work in process . Nela, temos acesso ao processo de construcao e desconstrucao continua de uma producao lirica, de um romance em crise e de uma mulher em autoinvestigacao. Ao le-la, estamos diante de um livro imagetico-verbal no qual nao se sobrepoem palavras e imagens. Do contrario, seguindo tendencias contemporâneas, o interesse da obra esta na inespecificidade (GARRAMUNO, 2014 ) entre linguagens em prol de uma indefinicao das fronteiras de genero literario e social, do Eu-Outro e da palavra enquanto elemento visual. A poesia de Fernanda Young, multipla como sua autora, abraca a mitologia grega, o misticismo e o diario intimo para chegar ao outro com a forca de uma mulher que se mostra deusa por ser demasiado humana.
Letrônica
Ao longo de quase vinte anos de produção artística, Tércia Montenegro tensiona a relação entre pa... more Ao longo de quase vinte anos de produção artística, Tércia Montenegro tensiona a relação entre palavra e imagem em seus contos, ensaios, livros infanto-juvenis e um romance. A partir especificamente da sua contística, observo neste artigo o que discute a autora em dar ênfase ao caráter visual da literatura, com ênfase na relação das personagens com a fotografia. Em seus quatro livros de contos e em algumas participações em antologias, Montenegro desenvolve uma espécie de escrita fotográfica na qual corpos em seus desejos são apresentados de modo pictórico sem cair no naturalismo e sem perder a potência lírica. As fotografias age, assim, como personagens nas narrativas, cruzando tempos e conflitando memória e finitude. Por fim, os humanos dos contos também são artistas da imagem e parecem perguntar: estou no dizível ou no visível?
Uploads
Papers by Lúcio Flávio Gondim da Silva