Papers by Lúcia Lamounier Sena
Resumo: Este texto tem como objetivo central discutir o papel da comunicação organizacional como ... more Resumo: Este texto tem como objetivo central discutir o papel da comunicação organizacional como um dos pila res da hegemonia identitária das organizações, enfocando de maneira específica a utilização da mídia televisiva. Para tanto, apresentamos os resultados de uma pesquisa realizada no ano de 2004 em uma empresa do setor siderúrgico mineiro.
revistadil.dominiotemporario.com
Anais de Resumos Expandidos do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, Oct 27, 2020
A partir de meados da década de 1990, o debate sobre gênero e criminalidade na Europa e EUA tem c... more A partir de meados da década de 1990, o debate sobre gênero e criminalidade na Europa e EUA tem como uma das suas teses centrais a suposta "estrutura de oportunidades ilegais" aberta para as mulheres pelo tráfico de drogas. Nos estudos norteamericanos, a "oportunidade" está relacionada à expansão do mercado do crack nos anos 1980. Algumas das principais vertentes de estudo desse fenômeno apontaram a ampliação dos espaços de atuação feminina como decorrentes da fragilização do domínio masculino nos mercados das drogas, a ampliação do desemprego, do encarceramento e das mortes violentas dos jovens de sexo masculino de grupos social,
Dispositiva, 2012
A proposta deste artigo é apresentar uma análise das representações do fenômeno do crack a partir... more A proposta deste artigo é apresentar uma análise das representações do fenômeno do crack a partir da cobertura da mídia mineira, no período de 1999 à junho 2010. A discussão que pretendemos apresentar diz respeito à forma como a cobertura midiática, no período analisado, vai aos poucos retirando a relação do fenômeno do crack com dimensões sócio-políticas mais complexas e transfere para os sujeitos sociais-os usuários, os viciados, as comunidades em que predomina o tráfico de drogas-a responsabilidade do fenômeno. Demonizar a droga e os indivíduos por ela "possuídos" situa o fenômeno na esfera das escolhas pessoais. De alguma forma, a mídia mineira contribuiu para os enquadramentos ideais que deveriam ser colocados em debate pela opinião pública.
Dispositiva
O objetivo deste artigo é estabelecer um possível diálogo entre a perspectiva de tecnologias de g... more O objetivo deste artigo é estabelecer um possível diálogo entre a perspectiva de tecnologias de gênero, proposição do campo teórico feminista, e o sistema midiático. O cruzamento desses campos visa construir um referencial teórico e metodológico para uma análise sobre os argumentos que circulam nos media relativos à participação das mulheres nos mercados de drogas ilícitas no Brasil. A questão que se coloca é a relação entre as recorrentes representações publicizadas, de forma específica nos enquadramentos jornalísticos, e a constituição de um sujeito político: “a mulher no tráfico”. Para tanto, a discussão faz referências a uma análise inicial sobre a cobertura jornalística da capital mineira na primeira década dos anos de 2000.

Contemporânea - revista de sociologia da UFSCar, 2017
Resumo: A proposta deste artigo é apresentar uma discussão sobre diferença e gênero nas redes do ... more Resumo: A proposta deste artigo é apresentar uma discussão sobre diferença e gênero nas redes do tráfico ilegal de drogas, entendido como um sistema aberto, formado por um padrão ampliado e autônomo de conexões que atuam como processos de composição de uma estrutura de comercialização em redes. O argumento apresentado é o de que o caminho para a apreensão dos sentidos da diferença pode ser trilhado a partir dos termos, da forma de participação e das posições ocupadas pelos agentes, como significações dadas no âmbito dessa prática. Os resultados apontaram que a diferença na atuação de um agente é dada pela sua funcionalidade moral, em que o gênero é constituído como identificador social estratégico para a operacionalidade de uma rede. Para tanto, este estudo baseou-se em uma análise estatística, comparativa, entre os enquadramentos de homens e mulheres na Lei de Tóxicos n. 11.343/2006. em três penitenciárias mineiras. Esses resultados foram discutidos à luz de uma etnografia realizada entre os anos de 2011 e 2013 na cidade de Belo Horizonte e RMBH.

Mulher comparsa: o testemunho midiático sobre o delito feminino
Este artigo apresenta uma reflexao sobre o testemunho midiatico e as dimensoes de poder que envol... more Este artigo apresenta uma reflexao sobre o testemunho midiatico e as dimensoes de poder que envolvem os relatos e a memoria social. Essa discussao toma como objeto a cobertura jornalistica mineira empreendida nos cadernos Cidades dos jornais OTEMPO e o Super Noticia, no periodo ente 2006/2016, sobre mulheres que atuam no trafico de drogas. O material de analise que embasou a pesquisa foi tratado de forma qualitativa com auxilio do software NVivo e para alguns cruzamentos estatisticos pelo software SPSS. A discussao sustenta-se no entendimento das tecnologias sociais midiaticas como tecnologias de genero, um testemunho social legitimado nas narrativas sobre as transgressoes femininas, na medida em que se traduz como dispositivos produzidos e produtores das normas de inteligibilidade sobre o outro. Os resultados da pesquisa apontam que a figura da “mulher comparsa”, agente destituido da sua potencia por uma narrativa que secundariza a sua acao em prol de alguem, mescla com outras posi...
Psicologia & Sociedade
Resumo O objetivo deste texto é, por meio de um caso, inspecionar a diversidade contextual de gên... more Resumo O objetivo deste texto é, por meio de um caso, inspecionar a diversidade contextual de gênero, de formas, práticas e motivações de um agente nas interações com redes de comercialização de drogas ilegais. A reflexão busca mapear os trânsitos, as negociações de sentido que foram levadas a cabo, as incoerências, as mobilidades e moralidades negociadas. Este caso faz parte de uma pesquisa de campo, realizada em 2015, sobre a participação de mulheres em redes de comercialização de drogas ilegais em Belo Horizonte e Região Metropolitana, no estado de Minas Gerais.
Uploads
Papers by Lúcia Lamounier Sena