Papers by Kurt João ALBRECHT

Aguas Subterrâneas, Sep 11, 2005
Este trabalho foi elaborado com base em um banco de dados e contempla a qualidade construtiva de ... more Este trabalho foi elaborado com base em um banco de dados e contempla a qualidade construtiva de 451 Poços Tubulares Profundos na área urbana de Cuiabá-MT, perfurados entre 1964 e 2000. A metodologia adotada fundamentou-se no Banco de Dados digitalplanilha Excel, obtido através de fichas de cadastro de poços tubulares, e no Mapa Geológico da área urbana. Os poços cadastrados foram georeferenciados e apresentados num mapa de localização dos poços. Os parâmetros construtivos, obtidos em relatórios técnicos, foram correlacionados com as normas estabelecidas pela ABNT, permitindo avaliar os poços cadastrados, por unidade geológica, quanto à consistência desses relatórios; número de poços; métodos de perfuração; diâmetros úteis; profundidades médias; tipos, comprimentos e idade dos revestimentos; tipos, comprimentos e idade dos filtros; pré-filtros; profundidades, espessuras, espessura dupla da cimentação; lajes de proteção; tendências das vazões; variações das espessuras do manto de alteração. Os resultados mostraram que poços tubulares têm sido perfurados à margem das normas da ABNT. E, tendo em vista que a área é caracterizada como aqüífero livre em meio fraturado, com profundidade média do lençol freático a 15 metros de profundidade, conclui-se que os riscos a contaminação são eminentes.
Análise de vulnerabilidade à contaminação de aqüífero no Distrito Industrial de Cuiabá–MT, através do método GOD
bibdigital.sid.inpe.br
Abstract. This paper presents the preliminary vulnerability indexes of the Cuiabá Industrial Dist... more Abstract. This paper presents the preliminary vulnerability indexes of the Cuiabá Industrial District (CIB), aquifer, which is located in the urban area of this city. In the CIB, the groundwater is an important source of water supply for several industrial activities. In this ...
Carste: terminologia, feições e formas de relevo - base para o mapeamento
Geociências, 1996
graduação, bem como aos Professores pelos conhecimentos transmitidos. Ao programa CAPES/PICO pela... more graduação, bem como aos Professores pelos conhecimentos transmitidos. Ao programa CAPES/PICO pela concessão da bolsa de estudos. A Prefeitura Municipal de Nobres, estado de Mato Grosso pelo apoio logístico em uma das etapas de campo. Ao geólogo Valter AJves dos Santos, pela colaboração e que muito contribui no desenvolvimento dos trabaU1os de campo. Ao técnico Alexandrino Leite do Nascimento, bem como aos então alunos do curso de
Aguas Subterrâneas, Sep 20, 1980
Aguas Subterrâneas, Sep 20, 2004
Resumo-Este trabalho apresenta um panorama dos métodos de perfuração e das tendências de vazões p... more Resumo-Este trabalho apresenta um panorama dos métodos de perfuração e das tendências de vazões por unidades geológicas mapeadas na área urbana de Cuiabá/MT, na escala 1:25.000, considerando as informações de um banco de dados de 451 Poços Tubulares Profundos, perfurados entre 1964 e 2000, embora se estima que atualmente existam em torno de 900 poços tubulares na área urbana de Cuiabá. Os métodos de perfuração consistem em percussão, rotativa e rotopneumáticos, destacando-se os primeiros com maior freqüência de uso. As vazões, obtidas por compressor ou por bombas submersas, também foram quantificadas e representadas por intervalos de vazões por unidades geológicas.
Carste: terminologia, feiçoes e formas de relevo: base para o mapeamento geotécnico
Geociencias, 1996

Aguas Subterrâneas, Sep 20, 2004
Resumo-Para a realização deste trabalho consideraram-se os poços existentes na área urbana de Cui... more Resumo-Para a realização deste trabalho consideraram-se os poços existentes na área urbana de Cuiabá-MT, constituída por rochas metapelíticas associadas a metarenitos, intensamente fraturados e dobrados, por avaliação de um banco de dados onde estão cadastrados 451 poços tubulares profundos, plotados e georeferenciados em mapa na escala 1:25.000. Através de análise estatística determinaram-se os tipos, comprimentos e idade dos revestimentos e da proteção sanitária dos poços tubulares, bem como as espessuras do manto de alteração das rochas e suas relações com as profundidades dos revestimentos, em todos os casos, por unidade geológica. A correlação entre as características dos revestimentos, a proteção sanitária e o manto de alteração permitiu a elaboração de um diagrama dos parâmetros construtivos dos poços com o risco ambiental par a área urbana de Cuiabá.

Resumo-Esta proposta foi formulada baseando-se em um banco de dados que versa sobre a qualidade c... more Resumo-Esta proposta foi formulada baseando-se em um banco de dados que versa sobre a qualidade construtiva de 451 Poços Tubulares Profundos na área urbana de Cuiabá-MT, perfurados entre 1964 e 2000, embora se estima que atualmente existam em torno de 900 poços tubulares na área urbana de Cuiabá. A metodologia adotada fundamentou-se no Banco de Dados digitalplanilha Excel, e no Mapa Geológico da área urbana. Os poços cadastrados foram georeferenciados e apresentados num mapa de localização dos poços. Os parâmetros construtivos, obtidos em relatórios técnicos, foram correlacionados com as normas estabelecidas pela ABNT, permitindo avaliar os poços cadastrados, por unidade geológica, quanto à consistência desses relatórios; número de poços; métodos de perfuração; diâmetros úteis; profundidades médias; tipos, comprimentos e idade dos revestimentos; tipos, comprimentos e idade dos filtros; pré-filtros; profundidades, espessuras, espessura dupla da cimentação; lajes de proteção; tendências das vazões; variações das espessuras do manto de alteração. Os resultados mostraram que poços tubulares têm sido perfurados à margem das normas da ABNT. E, tendo em vista que a área é caracterizada como aqüífero livre em meio fraturado, com profundidade média do lençol freático a 15 metros de profundidade, os riscos a contaminação são eminentes, por conseguinte, sugere-se uma proposta técnica-construtiva de poços profundos por unidade geológica, como subsídios aos órgãos de gerenciamento e ambientais, bem como às empresas executoras. Palavras-Chave-tecnologia de poços; banco de dados; poços tubulares. METODOLOGIA A elaboração desse trabalho baseou-se fundamentalmente nos dados obtidos em relatórios técnicos dos Poços Tubulares Profundos e no Mapa Geológico da Área Urbana de Cuiabá, seguindo os procedimentos metodológicos apresentados na Figura 01.
Uploads
Papers by Kurt João ALBRECHT