Videos by Jorge Vasconcellos
fala-performance do teórico-ativista do Coletivo 28 de Maio/C28M - Prof. de Arte e Pensamento da UFF
3 views
Papers by Jorge Vasconcellos

RESUMO: Este artigo pretende apresentar a antropofagia, concebida pelo escritor e filósofo brasil... more RESUMO: Este artigo pretende apresentar a antropofagia, concebida pelo escritor e filósofo brasileiro Oswaldo de Andrade, como um pensamento tragicamente radical do que é a cultura brasileira contemporânea. Denominaremos essa concepção oswaldiana de antropofagia trágica. PALAVRAS-CHAVES: Antropofagia, Oswald de Andrade, Trágico, Alegria, Amor-fati. RÉSUMÉ: Cet article vise à présenter l'anthropophagie, conçu par l'écrivain brésilien et philosophe Oswaldo de Andrade, comme une pensée tragiquement radicale qui est la culture brésilienne contemporaine. Nous appellerons cette Oswaldian conception anthropophagie tragique. MOTS-CLÉS: Anthropophagie , Oswald de Andrade, Tragique, La joie, L'amour-fati. ... sim, talvez, a primeira coisa que teremos a dizer em um artigo/ intervenção acerca do trágico e a contemporaneidade no Brasil que pretende, não sem uma certa ousadia, defender uma posição acerca do/a(s) pensamento(s)/ filosofia(s) contemporânea(s) brasileira(s). Esta posição ...

O cinema como nova forma de pensamento, esse é um dos principais temas do livro de Jorge Vasconce... more O cinema como nova forma de pensamento, esse é um dos principais temas do livro de Jorge Vasconcellos, que analisa e celebra o encontro de um dos mais brilhantes filósofos contemporâneos, Gilles Deleuze, com o pensamento cinematográfico. Ao conduzir o leitor com firmeza pela "cartografia ampliada das imagens e signos cinematográficos" proposta por Deleuze, o autor analisa os cnncoitos centrais de imagem-movimento e imagem-tempo, a crise do cinema n.m.itivo clássico e a eclosão de um pensamento diferencial, com o cinema modomo Aponta as novas questões sobre montagem e narratividade, partilhando 0 antu siasmo do filósofo por cineastas-pensadores como Eisenstein, Hitchcock, <)i:. < n i Welles, Allain Resnais e Jean-Luc Godard, entre outros. Partindo da proposta deleuziana de extrair um pensamento do cinema, o livro introduz o leitor a uma nova teoria cinematográfica e ao pensamento do próprio Deleuze (a noção de diferença, a relação da filosofia com a arte, os paradoxos do tempo) e elucida seu diálogo com outros filósofos, a imagem em Bergson, o signo em Pierce, o tempo em Kant. Deleuze e o Cinema é um livro para filósofos, cineastas, cinéfilos, pensadores e para qualquer um que busque experimentar o devir-cinema do pensamento. Ivana Bentes Professora da Escola de Comunicação UFRJ CM EDITORA CIÊNCIA MODERNA WWW.LCM.COM.BR ISBN 85-7393-219-8 7 8 8 5 7 3 H9 3 2 I <) 5 "Deleuze e o Cirverv>a Jor^e Vasconcellos A coleção Arte & Filosofia da Editora Ciência Moderna pretende disponibilizar para seu público leitor títulos não conformados com o status quo nos campos da arte, da filosofia e suas tangências, criando para tal propósito conexões entre o filosófico e o artístico. Nesse sentido, os livros desta coleção atendem, também, ao leitor não especializado, através de uma linguagem clara e agradável, nem por isso menos rigorosa. É nossa intenção, portanto, que esses textos intensifiquem as potências criadoras da filosofia e da arte, vindo assim a se constituir como intercessores ao seu público leitor.
Nosso intuito com este livro é, também, o de divulgar as atividades acadêmicas e a produção intel... more Nosso intuito com este livro é, também, o de divulgar as atividades acadêmicas e a produção intelectual do Laboratório de Filosofia Contemporânea, Grupo do Diretório do Grupo de Pesquisas do CNPq, sediado no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, que congrega vários e importantes pesquisadores da filosofia contemporânea no Brasil. Este livro é fruto de nosso trabalho, escrito por nós, mas, debatido no âmbito das conversações filosóficas das quais participamos. Gostaríamos de deixar claro quais são nossos amigos no pensamento e na vida, a quem queremos agradecer, e que tiveram forte influência em nossos caminhos de pensamento até hoje, inclusive neste livro:
A Erva Do Rato, a Potência Do Menor No Cinema De Júlio Bressane
ENCONTROS COM A FILOSOFIA - ISSN 2317-6628, 2014
Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), 1998
Estabelecer uma conexiio entre um pressuposto etico-viver a vida e um enun ciado ontologico: uma ... more Estabelecer uma conexiio entre um pressuposto etico-viver a vida e um enun ciado ontologico: uma vida em sua imanencia. Articular os conceitos filosofi cos ao seu plano de imanencia. lnstaurar uma relaciio inequivoca entre imanencia e vida filosofica em Gilles Deleuze. ' Palavras-chave: imanencia/ vidal ontologia/ Deleuze.
verve. revista semestral autogestionária do Nu-Sol., 2005
Entre o risco e o acaso: a vertigem do pensamento
ComCiência, 2008
... Daniela Ripoll. Comunicação e governança do risco: um debate necessário. Gabriela Marques Di ... more ... Daniela Ripoll. Comunicação e governança do risco: um debate necessário. Gabriela Marques Di Giulio Bernardino Ribeiro de Figueiredo Lúcia da Costa Ferreira. Momento cosmopolita da sociedade de risco. ... Resenha. Minority Report: a nova lei. Por Simone Pallone. Entrevista ...
DOAJ (DOAJ: Directory of Open Access Journals), Oct 1, 2010
Kalagatos: Revista de Filosofia, 2005
Este artigo pretende apresentar a filosofia de Gilles Deleuze como um pensamento da imanência, um... more Este artigo pretende apresentar a filosofia de Gilles Deleuze como um pensamento da imanência, uma filosofia que defende a univocidade do ser, constituindo-se, para tal, como uma ontologia do devir. A concepção deleuziana de "Diferença" é fundamental para este percurso na obra do filósofo.
Teatro e filosofia em Gilles Deleuze
DOAJ (DOAJ: Directory of Open Access Journals), Apr 1, 2017
Periferia, Jun 26, 2011
Oswald de Andrade, filósofo da diferença 1 Jorge Vasconcellos 1 RESUMO: Oswald de Andrade como fi... more Oswald de Andrade, filósofo da diferença 1 Jorge Vasconcellos 1 RESUMO: Oswald de Andrade como filósofo, um filósofo brasileiro. Oswald de Andrade pensador do real. Oswald de Andrade um filósofo da diferença. Estas são as premissas norteadoras deste artigo. Isso porque entendemos que O.A. constitui, para além de seu ativismo políticoliterário e da força fabulatória de sua obra, poderoso pensamento sobre "o que é o Brasil?" e sobre "quem são os brasileiros?"; valendo-se para tal de categorias que, insistimos, são estritamente filosóficas. Procuraremos mostrar como Oswald de Andrade se filiaria ao que denominamos de filosofia da diferença, linhagem filosófica que articula Nietzsche a Deleuze & Guattari.
Farol, Sep 21, 2021
Afirmamos que há em curso um giro minoritário da arte contemporânea, a partir do qual defendemos ... more Afirmamos que há em curso um giro minoritário da arte contemporânea, a partir do qual defendemos que é possível pensar que, em certas práticas artísticas caracterizadas por nós como contra-arte, articula-se um devir-quilombista realizado por artistas-ativistas negrxs-indígenas. Este devir-quilombista é autodefesa e contra-ataque, por intermédio de ações de guerrilha artística, do Povo Preto brasileiro. Palavras-Chave: giro minoritário, devir-quilombista, arte e contra-arte, arte contemporânea.
Arte e Política no Contemporâneo: o Comum e o Coletivo
DOAJ (DOAJ: Directory of Open Access Journals), Oct 1, 2018
Sem resumo [texto de apresentação do dossiê]

Arte & Ensaios, Apr 11, 2019
Tomando de volta o que é nosso Rafa Éis Licença, Exu, é com respeito ao movimento que fazemos a p... more Tomando de volta o que é nosso Rafa Éis Licença, Exu, é com respeito ao movimento que fazemos a palavra circular Licença, Arthur Bispo do Rosário, que fez da sua reinvenção do mundo um quilombo Unanimidade é algo impossível no campo social e político. Não devemos perder o nosso tempo e a nossa energia com as críticas vindas de fora do movimento quilombista. Temos de nos preocupar e criticar a nós próprios e às nossas organizações, no sentido de ampliar a nossa consciência negra e quilombista rumo ao objetivo final: a ascensão do povo afro-brasileiro ao Poder. Abdias do Nascimento 1 Gostaria aqui de soprar uma possível introdução sobre os ventos que compõem a formação da Roda de Conversa intitulada Estados Quilombistas de Arte, por mim organizada junto com Jorge Vasconcellos, que generosamente me fez o convite para contribuir com essa importante edição da revista Arte & Ensaios, que conta com a transcrição desta conversa. Agradeço também a toda a equipe do Museu Bispo do Rosário de Arte Contemporânea (MBRAC), que acolheu esta ação, à rádio Delírio Cultural, que registrou e transmitiu ao vivo a conversa nesta parceria mediada por Diana Kolker, curadora pedagógica do MBRAC. A Roda de Conversa Estados Quilombistas de Arte reuniu um bonde pesado de artistas, educadores, ativistas culturais atuantes com as artes visuais na região metropolitana do Rio de Janeiro. Realizada no contexto da exposição Quilombo do Rosário, a ação integrou a programação do homônimo Ciclo de Debates, o que nos proporcionou a partilha de tempo e espaço com um público diverso, envolvendo a presença de usuários dos serviços de saúde mental, funcionários e artistas do Ateliê Gaia (coletivo de artistas vinculados ao MBRAC), além de ter a mais do que especial presença da compositora, poeta, pintora e cantora Dona Tuca, da Cidade de Deus, que esteve conosco naquela manhã e na sequência realizou o lançamento de seu livro de poemas Tuca: O diamante, fechando o encontro com sua música.

DOAJ (DOAJ: Directory of Open Access Journals), May 1, 2008
ou como produzir um pensamento do cinema Jorge Vasconcellos RESUMO-A Pedagogia da Imagem: Deleuze... more ou como produzir um pensamento do cinema Jorge Vasconcellos RESUMO-A Pedagogia da Imagem: Deleuze, Godard-ou como produzir um pensamento do cinema. O cinema para Deleuze pode ser visto como campo de experimentação do pensar e uma forma extraordinária de pensamento. É possível não só pensar com o cinema, mas mostrar que o cinema pensa, inequivocamente por intermédio de seus realizadores. E mais que isso, que é possível fazer pensar através do cinema, pela profusão de suas imagens e de seus signos. Dito de outra maneira, agora problemática: podemos construir uma pedagogia das imagens cinematográficas? Se não temos propriamente a resposta a essa questão, podemos apontar que Jean-Luc Godard parece tê-la proposto, pelo menos assim nos faz ver Gilles Deleuze. Esse é o tema de nosso artigo. Procuraremos mostrar neste texto a pedagogia da imagem godardiana partindo do pensamento do cinema proposto por Gilles Deleuze Palavras-chave: Imagem. Deleuze. Godard. ABSTRACT-The Pedagogy of the Image: Deleuze and Godard-or how to produce a thought on the cinema. For Deleuze, cinema can be conceived as an experimental field of thought as well as an extraordinary form of thought. It is possible not only to think with the cinema, but also to show that cinema thinks unequivocally by means of its directors. Even more, it is possible to make one think through the cinema by a profusion of its images and signs. Said in other, now more problematic, terms: can we construct a pedagogy of cinematographic images? If we do not have a set answer to this question, we may point to what Jean-Luc Godard seems to propose as an answer, at least insofar as Gilles Deleuze lets us understand it. This is the theme of our paper. We seek to show the pedagogy of the Gordardian image based on the thought of the cinema as proposed by Gilles Deleuze.
Este artigo apresenta a relacao entre teatro e filosofia na constituicao do pensamento de Gilles ... more Este artigo apresenta a relacao entre teatro e filosofia na constituicao do pensamento de Gilles Deleuze. Partiremos da heranca nietzschiana, reivindicada por Deleuze, na producao de novos meios de expressao filosofica, que teria como uma de suas estrategias aquela de produzir uma cena dramatica do pensamento filosofico. A ideia deleuziana de ‘personagem conceitual' sera por nos investigada.
Este artigo se propõe a ler a biopolítica de Michel Foucault em chave antirracista.

Long Range Planning, 1988
This article presents the results of a large scale survey taken among U.S. manufacturers of matur... more This article presents the results of a large scale survey taken among U.S. manufacturers of mature industrial products. The results of the study indicated that within each product/market there are some tasks which are more important (i.e. critical) than others for success-success being defined as outperforming the competition in terms of profitability. The results also showed that different product/market areas have different critical success factors, but the more similar they are in their make-up the more similar their key success factors tend to be. Why is Nestle so concerned with its image? Why does IBM focus on service? Why does Scandinavian Airlines' System put such a strong emphasis on the punctuality of its flights? In fact, each of these firms focuses on the key success factors of their environment, that is they focus on those tasks which must be performed particularly well for an organization to outperform its competition.1.2 The first column of Table 3 lists all 30 firms included Key Success Factors and Company Performance 57 Growth Maturity Decline Industrial Products Consumer Products Domain of the Study Services C. V. Bullen and J. F. Rockart, A primer on critical success factors, Working Paper, MIT (1981). Pen V. Jenster, Using critical success factors in planning, Long Range Planning, 20 (4) (1987).
Revista Farol, 2021
Afirmamos que há em curso um giro minoritário da arte contemporânea, a partir do qual defendemos ... more Afirmamos que há em curso um giro minoritário da arte contemporânea, a partir do qual defendemos que é possível pensar que, em certas práticas artísticas caracterizadas por nós como contra-arte, articula-se um devir-quilombista realizado por artistas-ativistas negrxs-indígenas. Este devir-quilombista é autodefesa e contra-ataque, por intermédio de ações de guerrilha artística, do Povo Preto brasileiro.
Uploads
Videos by Jorge Vasconcellos
Papers by Jorge Vasconcellos