Papers by Iacã Machado Macerata
O trabalho das multidões na atualidade : resistência e criação
09

espanolEl abordaje clasico del Estado hacia los sujetos que orbitan las esferas desprestigiadas d... more espanolEl abordaje clasico del Estado hacia los sujetos que orbitan las esferas desprestigiadas del capital utiliza conceptos como el de exclusion social y sujetos en vulnerabilidad. Subyace a estos conceptos la oposicion: barbaros x civilizados, haciendo con que solo los primeros sean dichos violentos. En este ensayo discutimos las estrategias de conducir las conductas de aquellos pillados por las Politicas de Estado como sujetos a corregir. Contraponemos a estas practicas las operaciones esteticas realizadas por dos artistas brasilenos: el artista plastico Helio Oiticica y el poeta Waly Salomao. En sus experimentaciones estos creadores nos han legado importantes operaciones eticas que, en cuanto producen hibridos paradoxales entre civilidad y barbarie, permite un pasaje desde una Politica del Estado hacia una Politica del Comun. francaisL'approche classique de l'Etat envers les sujets qui gravitent autour des spheres discreditees du capital a utilise des concepts tels que ...
The Clinic in the Street Settings: Territories, Collectivities
Tadeu de Paula Souza e Iaca Macerata In this article we want to explore some implications in the ... more Tadeu de Paula Souza e Iaca Macerata In this article we want to explore some implications in the care operated within the "Street Setting Teams" ("Consultorio na Rua"). This new device of Primary Care poses new challenges to the SUS (the Brazilian public health system) towards the intensification of its guidelines and the expansion and qualification of its cares model. To think of what is involved in caring for this very new type of service we will use the experience of implementing a very similar service, which served as the basis for its idealization: the ESF POP RUA, implemented in 2010, in the municipality of Rio de Janeiro.

Inquietações do presente: a persistência de A história da Loucura na Luta An-timanicomial
O livro A historia da loucura, de Michel Foucault, e reconhecido como importante bibliografia ant... more O livro A historia da loucura, de Michel Foucault, e reconhecido como importante bibliografia antimanicomial no Brasil. Dele se pode extrair uma analise clara sobre como uma logica manicomial se concretizava ate fins do seculo XX. Contudo, no que tange a contribuicao foucaultiana ao campo da luta antimanicomial, algumas questoes ainda parecem restar. Ha pontos ainda nao desdobrados nesse cruzamento das teses foucaultianas e do pensamento/acao da luta antimanicomial que, nos parece, podem apontar para potencias ainda nao efetuadas no movimento. Tratamos aqui de fazer um percurso e uma retomada da obra foucaultiana ali onde ela toma como objeto as praticas que objetificam a loucura, inserida em um contexto maior de problematizacao da modernidade, extraindo e formulando questoes que podem ser rebatidas sobre o presente da reforma psiquiatrica brasileira. Este artigo e apenas um primeiro movimento necessario para enfrentar a questao que mais nos interessa: o que pode a luta antimanicom...

Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 2020
O artigo discute a noção de território nas práticas de cuidado e de pesquisa em saúde com base na... more O artigo discute a noção de território nas práticas de cuidado e de pesquisa em saúde com base na experiência de pesquisa-intervenção participativa sobre o trabalho de uma equipe de Consultório na Rua. A prática de cuidado analisada caracteriza-se por um modo de relação específico com os territórios de vida dos usuários. Para isso, analisa-se a produção de saúde na Atenção Básica no Sistema Único de Saúde (SUS) e o que significa acolher o protagonismo do território nesse cenário. A abordagem metodológica adotada, por sua vez, implicou a construção de um dispositivo no qual o território foi protagonista do processo investigativo, levando a uma reflexão sobre a participação do território na pesquisa-intervenção participativa. Ao final desse percurso, analisou-se uma aproximação entre cuidar e pesquisar, ampliando as possibilidades de compreender o papel do território em ambas as práticas.
Revista Panamericana de Salud Pública, 2018
Este é um artigo de acesso aberto distribuído sob os termos da Licença Creative Commons Attributi... more Este é um artigo de acesso aberto distribuído sob os termos da Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 IGO, que permite o uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado. Não são permitidas modificações ou uso comercial dos artigos. Em qualquer reprodução do artigo, não deve haver nenhuma sugestão de que a OPAS ou o artigo avaliem qualquer organização ou produtos específicos. Não é permitido o uso do logotipo da OPAS. Este aviso deve ser preservado juntamente com o URL original do artigo.
Revista Polis e Psique, 2014
Este texto tem função de expressar, apresentar e discorrer acerca da experiência do projeto “Saúd... more Este texto tem função de expressar, apresentar e discorrer acerca da experiência do projeto “Saúde em Movimento nas Ruas”, também conhecido como ESF POP RUA. Este serviço serviu de modelo para as Equipes de Consultório na Rua do Ministério da Saúde. No ano de 2010, ano de sua implementação, se configurava como um serviço híbrido e inédito, serviço que reunia Atenção Básica em saúde, Saúde Mental e Redução de Danos. Desde sua implementação o serviço vem se constituindo como uma referência em saúde pública para população em situação de rua nas redes de políticas públicas na cidade do Rio de Janeiro. A experiência é contada a partir da ótica do gerente técnico da equipe, em seu primeiro ano de implementação.
Fractal: Revista de Psicologia, 2017
Tais ferramentas serão apresentadas quando estivermos descrevendo o mapa das condições iniciais d... more Tais ferramentas serão apresentadas quando estivermos descrevendo o mapa das condições iniciais de nosso jogo na sessão 2.

Educação e Trabalho Em Saúde: Relato De Uma Experiência De Formação Em Álcool e Outras Drogas
11O Congresso Internacional Da Rede Unida, Apr 29, 2014
Caracterizacao do problema: Em parceria com a Comissao de Integracao Ensino-Servico (CIES) do Med... more Caracterizacao do problema: Em parceria com a Comissao de Integracao Ensino-Servico (CIES) do Medio Paraiba do Estado do Rio de Janeiro, fomos convidados a organizar um curso de atualizacao em alcool e drogas para os trabalhadores de saude da regiao. Nosso objetivo e poder partilhar o processo de montagem e efeitos produzidos pelo curso. Descricao da experiencia: Nossa intencao foi pensar um curso que pudesse produzir outros olhares sobre o cuidado de pessoas com problemas decorrentes do uso de drogas, para alem das intervencoes homogeneas, normalizadoras e, nao raras vezes, moralistas. Para isso, era fundamental criar dispositivos que pudessem garantir o dialogo permanente com as experiencias dos nossos alunos-trabalhadores da rede de saude. Nosso objetivo, portanto, nao foi "repassar" um determinado conhecimento, mas construir um campo de aprendizagem coletivo, de troca de diferentes saberes, sejam academicos ou da experiencia. Foi assim que partimos de uma triangulacao de metodos pedagogicos, envolvendo: 1) Aulas expositivas e Caderno de textos academicos: contribuicao dos saberes academicos, formalizados e disponiveis; 2) Diarios de campo, tanto dos alunos-trabalhadores, como dos facilitadores, visando o registro singular e sistematico do processo de ensino-aprendizagem, inquietacoes, duvidas e experiencias vividas no campo de trabalho; 3) Trabalhos de campo e Seminarios de discussao dos diarios e trabalhos de campo, buscando o compartilhamento das experiencias de trabalho. Em termos de conteudo, o curso foi configurado, considerando quatro eixos: SUS e Reforma Psiquiatrica, Historia e Antropologia das Drogas, Reducao de Danos e Clinica Ampliada. Efeitos Alcancados: O curso segue em andamento, mas ja percebemos a potencia desta metodologia, que traz para a cena o trabalho concreto e cotidiano como base do processo de educacao permanente. Recomendacoes: A partir do diario de campo, produzido como hipertexto pelos facilitadores, e da avaliacao dos alunos-trabalhadores, pretendemos avancar na discussao e desenvolvimento de metodologias de ensino ativas de ensino, que coloquem em dialogo distintos saberes e experiencias.
Psicologia & Sociedade, 2015
ResumoEste artigo é resultado de uma pesquisa acerca do tema do cuidado em um dispositivo da polí... more ResumoEste artigo é resultado de uma pesquisa acerca do tema do cuidado em um dispositivo da política de assistência social para crianças e adolescentes em situação de rua na cidade de Porto Alegre, no ano de 2007, que resultou em uma dissertação de mestrado em psicologia. A partir da experiência prática de um dos autores como psicólogo do dispositivo Ação Rua, analisamos os modos de relação que se estabelecem entre aquele que intervém e o território existencial alvo da intervenção. O trabalho distingue diferentes modos de relação que caracterizam práticas de cuidado ou de controle. Os modos de relação no dispositivo são abordados a partir da análise de cenas do diário de campo, entendendo que isso que está sendo denominado por modos de relação é uma dimensão decisiva na produção das práticas no dispositivo em questão.
Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 2014
Este artigo pretende evidenciar uma linha de conexão entre as seguintes práticas: do apoio, das e... more Este artigo pretende evidenciar uma linha de conexão entre as seguintes práticas: do apoio, das equipes de Atenção Básica e do cuidado com a população em situação de rua no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir do que entendemos ser o objeto de cada uma dessas práticas, os territórios de vida, faremos uso do conceito de “território existencial” de Felix Guattari, buscando afirmar certa lógica de relação com esse objeto. Essa lógica permeia tanto a prática do apoiador quanto o trabalho dos serviços de Atenção Básica. Para evidenciar essa linha de conexão, tomamos como analisador algumas questões colocadas no cuidado em saúde com a população em situação de rua.

A abordagem clássica do Estado para com os sujeitos que orbitam as esferas desprestigiadas do cap... more A abordagem clássica do Estado para com os sujeitos que orbitam as esferas desprestigiadas do capital vem lançando mão de concei-tos como o de exclusão social e sujeitos em vulnerabilidade. Subjaz a estes conceitos a oposição: bárbaros x civilizados, fazendo recair apenas sobre os primeiros a pecha de violentos. Neste ensaio, dis-cutimos as estratégias de conduzir as condutas daqueles tomados pelas Políticas de Estado como sujeitos a corrigir. Contrapomos a tais práticas as operações estéticas realizadas por dois artistas bra-sileiros: o artista plástico Helio Oiticica e o poeta Waly Salomão. Em suas experimentações estes criadores nos legaram importantes operações éticas que, ao produzirem híbridos paradoxais entre civi-lidade e barbárie, permitem a passagem de uma Política do Estado para uma Política do Comum.The classical approach of the State to the subjects that orbit the dis-credited spheres of capital has been using concepts such as social exclusion and subjects in vulnerabil...

Saúde e Sociedade
Resumo Este artigo discute a produção de conhecimento no campo da saúde pública, desenvolvendo a ... more Resumo Este artigo discute a produção de conhecimento no campo da saúde pública, desenvolvendo a ideia de pesquisa-apoio como uma modulação da pesquisa-intervenção participativa no campo da saúde. A pesquisa-intervenção participativa foi usada e aperfeiçoada pelo Grupo de Pesquisa Enativos, da Universidade Federal Fluminense, envolvendo a Gestão Autônoma da Medicação (GAM) no campo saúde mental. Nestas experiências os problemas do campo modularam as práticas de pesquisa, cujo sentido era produzir de autonomia e aumentar o grau de participação nas práticas de saúde. Esta pesquisa utilizou-se da mesma abordagem metodológica das pesquisas-intervenções na GAM, na interface entre atenção básica e saúde mental, em uma equipe de consultório na Rua do Rio de Janeiro, chamada POP RUA. Este artigo é um misto de relato e ensaio que analisa a transformação da pesquisa-intervenção em pesquisa-apoio com o POP RUA, propondo o apoio como método para produzir conhecimento nas pesquisas qualitativas,...

Saúde e Sociedade
Resumo Este artigo discute a produção de conhecimento no campo da saúde pública, desenvolvendo a ... more Resumo Este artigo discute a produção de conhecimento no campo da saúde pública, desenvolvendo a ideia de pesquisa-apoio como uma modulação da pesquisa-intervenção participativa no campo da saúde. A pesquisa-intervenção participativa foi usada e aperfeiçoada pelo Grupo de Pesquisa Enativos, da Universidade Federal Fluminense, envolvendo a Gestão Autônoma da Medicação (GAM) no campo saúde mental. Nestas experiências os problemas do campo modularam as práticas de pesquisa, cujo sentido era produzir de autonomia e aumentar o grau de participação nas práticas de saúde. Esta pesquisa utilizou-se da mesma abordagem metodológica das pesquisas-intervenções na GAM, na interface entre atenção básica e saúde mental, em uma equipe de consultório na Rua do Rio de Janeiro, chamada POP RUA. Este artigo é um misto de relato e ensaio que analisa a transformação da pesquisa-intervenção em pesquisa-apoio com o POP RUA, propondo o apoio como método para produzir conhecimento nas pesquisas qualitativas,...
Uploads
Papers by Iacã Machado Macerata