Papers by Frederico Felipe

Zenodo (CERN European Organization for Nuclear Research), Dec 28, 2022
INTRODUÇÃO Os fluxos telemáticos e a institucionalização da (hiper)produtividade de forma quantif... more INTRODUÇÃO Os fluxos telemáticos e a institucionalização da (hiper)produtividade de forma quantificada geram, cada vez mais, angústias nos indivíduos. O autoconhecimento pela arte pode ser um meio importante de transcender a existência. Adentrando a psicopolítica (HAN, 2018), o transbinarismo (FRANCO, 2021), arquétipos junguianos, entre outros conceitos, reflito sobre como lidamos atualmente com a tecnologia, na busca por elementos criativos para construção de um universo ficcional autoral transmídia que representa experiências qualitativas em tempos de alta dispersão humana por conta da pandemia de COVID-19. Tento trazer, pela poética onírica do universo de MekHanTropia, meios que contribuam para uma resistência colaborativa, pela arte independente experimental (DIY 2) aliada à tecnologia, contra o obscurantismo mercadológico institucionalizado. Grandes questionamentos que sempre permearam as mentes humanas foram referentes à nossa existência, em especial com a modernidade e as novas configurações socioculturais que se deram no mundo. Dessas questões partiram múltiplas teorias, em diversas áreas do conhecimento, na busca por desvendar nossa condição. Novas questões, adequadas aos contextos que se formam, são colocadas a cada instante, em um movimento constante de reflexão e busca da compreensão dos mistérios existenciais, em especial por passarmos por uma pandemia sem precedentes e

Zenodo (CERN European Organization for Nuclear Research), Dec 28, 2022
INTRODUÇÃO Ao cursar a disciplina de "Arte e Tecnologia" no PPGACV-UFG, ministrada pelo prof. Dr.... more INTRODUÇÃO Ao cursar a disciplina de "Arte e Tecnologia" no PPGACV-UFG, ministrada pelo prof. Dr. Edgar Franco, criei um projeto de jogo intitulado Cani Buiu Oracle, ambientado no universo onírico ficcional transmídia de MekHanTropia que venho desenvolvendo em meu doutorado. Esse jogo foi baseado, experimentalmente, na lógica operacional do clássico jogo da memória, no qual o objetivo é formar pares iguais ao virar cartas distribuídas no tabuleiro. Assim, adentro conceitos de revelação, leitura, apropriação, fragmentação e reflexão sobre arquétipos e aspectos inconscientes da psique e da sociedade. Para melhor ambientar esse jogo em MekHanTropia, de acordo com os conceitos que venho trabalhando em minha tese-criação, estabeleço relações híbridas ascottianas (ASCOTT, 2009) entre as dimensões de Realidade Validada (ordinária), de Realidade Vegetal (ancestral, lúdica, ritual) e de Realidade Virtual (redes e fluxos digitais), expandindo transmidiáticamente por meio dos QR codes (revelados pelas cartas) e pensando sobre as sombras junguianas (JUNG, 2015) e a psicopolítica atual (HAN, 2018) em busca de resistência e reexistência pelo autoconhecimento. A princípio, o jogo foi pensado, criado e apresentado em formato digital, construído no programa PowerPoint. Por nunca ter criado um jogo, quis me desafiar a experimentar esse tipo de linguagem e representação artística e, assim, estabelecer uma expansão ao universo que estou produzindo/conduzindo. Para isso tive que refletir e testar elementos formais e conceituais que 1 A.k.a. Fredé CF. Artista multimídia. Doutorando do
Cão Breu Em Mekhantropia: Autoconhecimento Para Criação De Um Universo Ficcional Autoral Transmídia
Existências: Anais do 31º Encontro Nacional da ANPAP, 2022

Zenodo (CERN European Organization for Nuclear Research), Nov 6, 2022
Lendas, pesadelos e processos criativos transbinários em MekHanTropia: experimentalismo e autocon... more Lendas, pesadelos e processos criativos transbinários em MekHanTropia: experimentalismo e autoconhecimento em meio às trevas Legends, nightmares and transbinary creative processes in MekHanTropia: experimentalism and self-knowledge Frederico Carvalho Felipe 1 Resumo Neste trabalho, parte de minha tese-criação, penso sobre a tecnologia e as sombras (Jung, 2015) na criação de conceitos para um universo ficcional intitulado MekHanTropia. Busco formas de reexistência contracultural e representação da psicopolítica (Han, 2018) atual pela arte colaborativa e experimental, com práticas de baixíssimo custo como alternativas para o autoconhecimento e enfrentamento ao obscurantismo instituído. Vislumbro, nesse universo, um pesadelo totalitário erigido pelo binarismo anticósmico (Franco, 2021), no qual a subjetividade, a transcendência ritualística e os sonhos são atos de resistência e possíveis caminhos em busca do diálogo com a essência transformadora de cada um pelas nuances de complexidade da existência. Verso sobre os processos de criação de um encontro poético, mágicko e caótico com universos, lendas e seres fantásticos transbinários.

Zenodo (CERN European Organization for Nuclear Research), May 7, 2016
Palavras-chave: Estética, representação, rock'n'roll. Resumo O objetivo deste trabalho consiste e... more Palavras-chave: Estética, representação, rock'n'roll. Resumo O objetivo deste trabalho consiste em contribuir com os estudos relativos à estética do grotesco no rock'n'roll como forma de estilização poética e, em especial, à representação do imaginário da banda estadunidense Queens of the Stone Age. As moldagens deste estilo estético parecem representar com eficácia as angústias e contradições de uma época repleta de estímulos sensoriais e choques cotidianos constantes que o indivíduo é exposto na contemporaneidade. Por meio da arte, a banda busca suscitar questões referentes às representações da vida cotidiana de seus autores e, mais tarde em sua recepção, associadas à realidade do público espectador por meio do imaginário subjetivo de cada indivíduo que entrar em contato com suas obras. Queens of the stone age: the aesthetic representation and the grotesque imaginary of the band.

Zenodo (CERN European Organization for Nuclear Research), May 7, 2016
Palavras-chave: estética, narrativa transmídia, imaginário, grotesco, rock'n'roll. Resumo O objet... more Palavras-chave: estética, narrativa transmídia, imaginário, grotesco, rock'n'roll. Resumo O objetivo deste trabalho consiste em contribuir com os estudos relativos à estética do grotesco no rock'n'roll e à utilização de diferentes plataformas midiáticas como forma de estilização poética e criação de narrativas convergentes à obra "Viver até Morrer" da banda Cicuta. As moldagens grotescas enquanto representação visual das angústias e contradições de uma era repleta de estímulos sensoriais e choques cotidianos constantes aos quais o indivíduo é exposto contestam modelos sociais institucionalizados por meio da estética, propondo novas possibilidades de expressão. A exposição transmidiática da obra proporciona e dá a ignição para uma expansão do imaginário ficcional e alteração da percepção por meio de interconexões narrativas a partir de diferentes plataformas em diálogo com o cinema de animação, o videoclipe, as histórias em quadrinhos e a música. The hell of cicuta: the aesthetic of grotesque and the poetic representation in transmedia work "viver até morrer".
Soul (Olhar pra dentro é vislumbrar o Cosmos inteiro)
Existências: Anais do 31º Encontro Nacional da ANPAP

Identities are currently connected to the internet and, consequently, more susceptible to hybridi... more Identities are currently connected to the internet and, consequently, more susceptible to hybridization. Telematic flows and the institutionalization of productivity in a quantified way generate anguish in individuals. Those who do not fit the institutionalized norms are displaced by strangeness, which no longer comes only from the outside, but above all, from the inside through psycho-emotional aspects. Starting from the legend of the Cão Breu, with this work I propose to reflect on ways we deal with technology in the search for creative processes to a transmedia authorial fictional universe, with oniric narrative inspirations, that represents qualitative experiences in times of human dispersion due to the COVID-19 pandemic. I try to bring, through the poetics of the work MekHanTropia, means that contribute to a collaborative resistance, by independent art, against institutionalized obscurantism. As identidades estão atualmente conectadas à rede e, por consequência, mais passíveis ...
RESUMO O objetivo deste trabalho consiste em contribuir com os estudos relativos à estética do gr... more RESUMO O objetivo deste trabalho consiste em contribuir com os estudos relativos à estética do grotesco no rock'n'roll e à utilização de diferentes plataformas midiáticas como forma de estilização poética e criação de narrativas convergentes à obra Viver até Morrer da banda Cicuta. As moldagens grotescas enquanto representação visual das angústias e contradições de uma era repleta de estímulos sensoriais e choques cotidianos constantes aos quais o indivíduo é exposto contestam modelos sociais institucionalizados por meio da estética. A exposição transmidiática da obra proporciona uma expansão do imaginário ficcional por meio de interconexões narrativas a partir de diferentes plataformas em diálogo com o cinema de animação, o videoclipe, as histórias em quadrinhos e a música. Palavras-chave: estética, narrativa transmídia, imaginário, grotesco, rock'n'roll.
Resumo: O objetivo deste artigo consiste em pavimentar o estudo dos processos de convergência de ... more Resumo: O objetivo deste artigo consiste em pavimentar o estudo dos processos de convergência de mídias como forma de estilização poética e na criação de novas narrativas estendidas e convergentes ao universo ficcional da obra The Walking Dead (criado por Robert Kirkman e Jay Bonasinga) em diferentes plataformas midiáticas, bem como a representação do medo ao estranho na sociedade através da arte e sua representação no mundo globalizado atual.
Abstract: In this paper I attempt to create a new path to the study around the process of media convergence as a form of poetic styling, creating new narratives extended and convergent to the fictional universe of The Walking Dead (created by Robert Kirkman and Jay Bonasinga) in different media platforms as well as the representation of fear the stranger in society through art and its representation in today's globalized world.

Resumo: O objetivo deste trabalho consiste em contribuir com os estudos relativos à estética do g... more Resumo: O objetivo deste trabalho consiste em contribuir com os estudos relativos à estética do grotesco no rock'n'roll e à utilização de diferentes plataformas midiáticas como forma de estilização poética e criação de narrativas convergentes à obra "Viver até Morrer " da banda Cicuta. As moldagens grotescas enquanto representação visual das angústias e contradições de uma era repleta de estímulos sensoriais e choques cotidianos constantes aos quais o indivíduo é exposto contestam modelos sociais institucionalizados por meio da estética, propondo novas possibilidades de expressão. A exposição transmidiática da obra proporciona e dá a ignição para uma expansão do imaginário ficcional e alteração da percepção por meio de interconexões narrativas a partir de diferentes plataformas em diálogo com o cinema de animação, o videoclipe, as histórias em quadrinhos e a música.
Abstract: The objective of this work is to contribute to studies about the grotesque aesthetic in rock'n'roll and the use of different media platforms as a means of poetic styling and creating new narratives converge to Viver até Morrer. The grotesque as a visual representation of the anxieties and contradictions of an age full of constant daily shocks that the people is exposed challenge institutionalized social models through the aesthetics, bringing new possibilities of expression. The transmedia exhibition of the work provides and starts an expansion of the fictional imaginary narratives through interconnections from different platforms and media languages such as animated film, the music video, comics and music.
In this paper I attempt to contribute to the studies around the aesthetic of the grotesque on roc... more In this paper I attempt to contribute to the studies around the aesthetic of the grotesque on rock'n'roll as a form of poetic stylization and, in particular, the imaginary representation of the US band Queens of the Stone Age. The impressions of this aesthetic style seem to represent effectively the anxieties and contradictions of a full sensory stimuli and constant daily shocks that the citizens are exposed nowadays. Through art, the band seeks to raise issues relating to representations about the life of the authors and, later in his reception, associated with the reality of the viewing public by means of subjective imagination of every individual to get in touch with the work of the band.
Thesis Chapters by Frederico Felipe
The objective of this work is to contribute to studies about the grotesque aesthetic in rock'n'ro... more The objective of this work is to contribute to studies about the grotesque aesthetic in rock'n'roll and the use of different media platforms as a means of poetic styling and creating new narratives converge to Viver até Morrer. The grotesque as a visual representation of the anxieties and contradictions of an age full of constant daily shocks that the people is exposed challenge institutionalized social models through the aesthetics. The transmedia exhibition of the work provides an expansion of the fictional imaginary narratives through interconnections from different platforms and media languages such as animated film, the music video, comics and music.
Drafts by Frederico Felipe

Resumo: O objetivo deste trabalho consiste em contribuir com os estudos relativos à estética do g... more Resumo: O objetivo deste trabalho consiste em contribuir com os estudos relativos à estética do grotesco no rock'n'roll e à utilização de diferentes plataformas midiáticas como forma de estilização poética e criação de novas narrativas convergentes na obra ...Like Clockwork da banda estadunidense Queens of the Stone Age. Analisaremos as moldagens deste estilo estético enquanto representação visual das angústias e anseios de uma época repleta de estímulos sensoriais e choques cotidianos constantes.
Abstract: In this paper I attempt to contribute to the studies about the aesthetics of the grotesque in rock'n'roll and the uses of different media platforms as a form of poetic styling and creation of new narratives converged in ...Like Clockwork of the American band Queens of the Stone Age. The impressions of this aesthetic style as a visual representation of the pains and longings of a time filled with constant daily shocks and sensory stimulus.
Uploads
Papers by Frederico Felipe
Abstract: In this paper I attempt to create a new path to the study around the process of media convergence as a form of poetic styling, creating new narratives extended and convergent to the fictional universe of The Walking Dead (created by Robert Kirkman and Jay Bonasinga) in different media platforms as well as the representation of fear the stranger in society through art and its representation in today's globalized world.
Abstract: The objective of this work is to contribute to studies about the grotesque aesthetic in rock'n'roll and the use of different media platforms as a means of poetic styling and creating new narratives converge to Viver até Morrer. The grotesque as a visual representation of the anxieties and contradictions of an age full of constant daily shocks that the people is exposed challenge institutionalized social models through the aesthetics, bringing new possibilities of expression. The transmedia exhibition of the work provides and starts an expansion of the fictional imaginary narratives through interconnections from different platforms and media languages such as animated film, the music video, comics and music.
Thesis Chapters by Frederico Felipe
Drafts by Frederico Felipe
Abstract: In this paper I attempt to contribute to the studies about the aesthetics of the grotesque in rock'n'roll and the uses of different media platforms as a form of poetic styling and creation of new narratives converged in ...Like Clockwork of the American band Queens of the Stone Age. The impressions of this aesthetic style as a visual representation of the pains and longings of a time filled with constant daily shocks and sensory stimulus.
Abstract: In this paper I attempt to create a new path to the study around the process of media convergence as a form of poetic styling, creating new narratives extended and convergent to the fictional universe of The Walking Dead (created by Robert Kirkman and Jay Bonasinga) in different media platforms as well as the representation of fear the stranger in society through art and its representation in today's globalized world.
Abstract: The objective of this work is to contribute to studies about the grotesque aesthetic in rock'n'roll and the use of different media platforms as a means of poetic styling and creating new narratives converge to Viver até Morrer. The grotesque as a visual representation of the anxieties and contradictions of an age full of constant daily shocks that the people is exposed challenge institutionalized social models through the aesthetics, bringing new possibilities of expression. The transmedia exhibition of the work provides and starts an expansion of the fictional imaginary narratives through interconnections from different platforms and media languages such as animated film, the music video, comics and music.
Abstract: In this paper I attempt to contribute to the studies about the aesthetics of the grotesque in rock'n'roll and the uses of different media platforms as a form of poetic styling and creation of new narratives converged in ...Like Clockwork of the American band Queens of the Stone Age. The impressions of this aesthetic style as a visual representation of the pains and longings of a time filled with constant daily shocks and sensory stimulus.