Papers by Emmanuel Santos
parte do primeiro capítulo da dissertação de mestrado em andamento do autor, da linha 2 "Sociedad... more parte do primeiro capítulo da dissertação de mestrado em andamento do autor, da linha 2 "Sociedade e Dinâmicas Territoriais" do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo/UNIFAP), financiada pelo vínculo (FAPEAP-CAPES).

Geo UERJ, 2022
Localizada na extremidade setentrional do Brasil Colônia, as Terras do Cabo Norte no decorrer da ... more Localizada na extremidade setentrional do Brasil Colônia, as Terras do Cabo Norte no decorrer da segunda metade do século XVIII sofreram influência direta da Política Pombalina em seu território. Esta política atuou na implantação de atividades produtivas e na criação de rede de vilas e cidades na região. Este artigo tem como objetivo analisar determinadas relações socioespaciais nas terras do Cabo Norte, sobretudo, a caracterização e relação existente entre sua rede de pequenas vilas, atividade produtiva e dinâmica de circulação. No canal norte do Golfão Marajoara, a Vila São José de Macapá exerceu a centralidade na distribuição de mercadorias para as demais vilas e de envio da produção regional para a Cidade de Santa Maria de Belém do Grão Pará. A partir de uma abordagem geográfica sobre a compreensão de importantes obras que tratam desta dinâmica na região supracitada, o seguinte trabalho se baseia em argumentos desenvolvidos em Marin (2005), Ravena (2005), Vidal (2008), Araújo (...

Revista Políticas Públicas & Cidades, 2016
A criação do estado do Amapá (1988), a constituição da Área de Livre Comércio de Macapá e Santana... more A criação do estado do Amapá (1988), a constituição da Área de Livre Comércio de Macapá e Santana (1992), elevados índices de migração desde a década de 1980 e crescimento econômico no decorrer da primeira década do século XXI, colaboraram, entre outros, para promover alteração no ritmo de urbanização nessa porção do espaço amazônico. Foi a partir desse contexto político e socioeconômico, que as cidades de Macapá e Santana localizadas na margem esquerda da Foz do Amazonas, passaram a configurar como os principais centros urbanos da Amazônia Setentrional Amapaense (ASA). Praticamente conurbadas concentram atualmente 75% da população do Amapá e exercem influencia sobre o território desse estado e de alguns municípios paraenses. É nesse sentido que esse artigo objetiva discutir a dinâmica urbana de Macapá e Santana com ênfase na estruturação e reestruturação da cidade e do urbano, analisados a partir da perspectiva da teoria da polarização, do estruturalismo e da lógica de um aglomerado urbano, resultado, sobretudo, das complementaridades urbanas entre a capital de estado e a cidade portuária, considerando que essa sub-região não possui acesso rodoviário. Destaca-se enquanto técnica de pesquisa os trabalhos de campo e a produção cartográfica, que permitiu levantamento de dados diretos sobre o crescimento vertical de Macapá e aos loteamentos residenciais ao longo dos eixos de expansão, os quais foram espacializados na malha urbana e interurbana. Esses e outros processos socioespaciais tem produzido uma nova forma urbana das cidades em questão, marcada por mudanças e permanências, principalmente ligadas à nova dinâmica do capital na ASA.

Formacao, Mar 21, 2013
Este artigo tem como proposito apresentar algumas particularidades da articulacao espacial da den... more Este artigo tem como proposito apresentar algumas particularidades da articulacao espacial da denominada Amazonia Setentrional Amapaense (ASA), sobretudo, a partir da dinâmica da urbanizacao do estado do Amapa e da estruturacao de sua rede urbana. Tal dinâmica sera tratada atraves de consideracoes sobre a urbanizacao da Amazonia e a condicao complexa de sua rede urbana, do processo de urbanizacao concentrada ocorrido na ASA, da centralidade urbana exercida pela aglomeracao urbana Macapa-Santana e da caracterizacao de uma rede urbana constituida por pequenas cidades. A escala de analise sobre essa sub-regiao amazonica teve como orientacao metodologica a nocao de redes de proximidade territorial e utilizou-se da pesquisa de dados indiretos obtidos junto ao Censo Demografico Brasileiro de 2010, do estudo da Regiao de Influencia das Cidades - REGIC, de referencial bibliografico sobre urbanizacao, cidades e rede urbana na Amazonia, alem de ter se valido de observacoes empiricas feitas durante trabalho de campo pelos principais eixos fluviais e rodoviarios de circulacao e articulacao dos nucleos urbanos dessa porcao do espaco amazonico.
Uploads
Papers by Emmanuel Santos