Papers by Danilo Marques Silva Godinho
Religious experiences of the contemporary youth: questions about faith, secularism, ethics and political
Resumo A relação do homem com a religião é um dos aspectos da experiência humana que participa da... more Resumo A relação do homem com a religião é um dos aspectos da experiência humana que participa da produção da subjetividade, atravessando épocas, culturas e espaços sociais. Deste modo, torna-se relevante conhecer a maneira como os jovens são capazes de expressar sua compreensão desta experiência. A intenção foi criar oportunidades, através de “oficinas de debates”, para que os jovens se confrontassem com as suas crenças religiosas, além de compartilhar por meio de uma escuta atenta do outro, as infinitas possibilidades de se construir um modo de ser a partir da experiência religiosa. O texto se desenvolve articulando o discurso dos jovens entrevistados com as reflexões teóricas sobre fé, religiosidade, secularização, ética e política.
ALCEU
O artigo aborda a presença das imagens técnicas na produção do conhecimento, problematizando o us... more O artigo aborda a presença das imagens técnicas na produção do conhecimento, problematizando o uso do recurso da videogravação em pesquisa acadêmica. Vale-se, para tanto, da articulação das reflexões acerca da linguagem desenvolvidas por Walter Benjamin (1892-1940) e Mikhail Bakhtin (1895-1975) à análise da produção teórica e cinematográfica de Pier Paolo Pasolini. Constata-se que o universo cinematográfico oferece subsídios para a utilização da imagem técnica na pesquisa em ciências humanas, ensejando a criação de narrativas imagéticas.

Junior, por não doutrinar o meu tempo, sendo companheiro na semeadura deste trabalho. Ao grande e... more Junior, por não doutrinar o meu tempo, sendo companheiro na semeadura deste trabalho. Ao grande e eterno amigo Felipe Bó Huthmacher, por me inventar acompanhante terapêutico. À Casa Verde, onde cuidando fui cuidado: todo o meu tributo. Ao Sérgio, Jean e Diego, por serem inspiração, descoberta e desafio. Por me lançarem a novos diálogos com a vida. À minha mãe, por habitar em mim mais do que pode imaginar, estrela da vida inteira! Ao meu pai, pelas caminhadas de mãos dadas nos entardeceres da vida, vivência boa e feliz que carrego comigo; e mais, pelo modo amoroso com que me conduziu até aqui, acompanhando-me em tudo o que faço. Ao Jonas, presente da vida, melhor amigo! À Laila, amizade gostosa e leve trazida por Jonas, obrigado pelas traduções e revisões. Aos tios Cristina e Luís, esteio da vida! Gratidão profunda pela leitura atenta e crítica dos meus trabalhos. À família Godinho, fonte do brincar. À família goiana, árvore nova de bons frutos: vó Maria, Cida, Erley, Lucas, Samara, Renato, Max e Débora. À Ana Márcia e Virgulino Lampião, por me acolherem como afilhado. Aos colegas do Doutorado, especialmente Lucas Nápoli, pelos bons papos durante os cafés.
O acompanhamento terapêutico na cena urbana: transicionalidade e interjogo na arena sociocultural
Revista Brasileira de Psicoterapia

Prostestantismo em Revista, 2018
Resumo Este trabalho, de cunho qualitativo, teve como objetivo pensar as diversas formas de elabo... more Resumo Este trabalho, de cunho qualitativo, teve como objetivo pensar as diversas formas de elaboração e expressão do religioso entre os jovens contemporâneos. Levando em consideração que este momento histórico se caracteriza por uma fragmentação, expansão, divulgação e profusão do religioso pelo mundo, constata-se que a época atual é marcada pela manifestação de um sincretismo religioso que nos interessa compreender e investigar. A partir daí surgem questões como: Qual seria então o significado das manifestações religiosas diversas? Como os jovens justificam suas crenças? Em que medida as práticas religiosas estão submetidas às estratégias da cultura massificada? Em que contexto as práticas religiosas podem ser compreendidas como modos de organização social com intenções políticas definidas em função de uma coletividade? Assim, por meio de "oficinas de debate", os jovens entrevistados puderam se posicionar em relação às questões anteriormente mencionadas. Com este trabalho, concluiu-se que, para os jovens, há uma diferença entre a noção de religião e a noção de espiritualidade, sendo esta última representante de uma experiência de transcendência que não necessariamente depende da mediação institucional. Além disso, os jovens entendem que o contexto de globalização produz impactos na dimensão religiosa, produzindo extremo fechamento de algumas religiões ou a abertura de discursos religiosos mais sincréticos.
Uploads
Papers by Danilo Marques Silva Godinho