Papers by Ana Paula Margarites

PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade
Este artigo traz como foco a discussão sobre a presença feminina no cenário do grafite e pichação... more Este artigo traz como foco a discussão sobre a presença feminina no cenário do grafite e pichação, partindo da revisão de textos sobre escritas urbanas e estudo de caso das práticas de arte de rua produzidas por mulheres na cidade de Pelotas. A participação de mulheres no funcionamento das micropolíticas de ocupação do espaço urbano através do pixo e grafite são importantes ações de expressão, abrindo possibilidades que fomentam a discussão sobre gênero. O estudo de caso ocorre na cidade de Pelotas/RS, especificamente no bairro Porto, ambiente universitário onde se constata atualmente um número bastante elevado de pichações de cunho feminista. Tais pichações evidenciam uma nova relação da mulher com a rua, e consequentemente com a cidade e a sociedade. Traços, vestígios e gritos, antes reprimidos, ressignificam e tornam visível a existência das mulheres no cotidiano da cidade. Palavras-chave: feminismo, grafite, pixo.

Blucher Design Proceedings, 2016
Este artigo tem a intenção de discutir as relações entre autoria e apropriação no ensino de desig... more Este artigo tem a intenção de discutir as relações entre autoria e apropriação no ensino de design a partir de uma de experiência que envolve uma prática de sala de aula em um Curso Técnico em Comunicação Visual no Instituto Federal sul-Riograndense, na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Os estudantes foram estimulados a produzir, no decorrer de um semestre, uma revista digital que registrasse sua produção autoral realizada ao longo do período. O projeto dividiu-se em duas partes: um processo coletivo, envolvendo a turma toda dividida em pequenos grupos dedicados à criação do projeto gráfico da revista, e outro processo individual, de criação das poéticas visuais por cada estudante / autor. A grande diversidade de métodos e resultados materializados pelos estudantes faze pensar que experiências no ensino de design a partir da perspectiva da autoria e da apropriação podem ser alternativas interessantes e produtivas à elaboração de briefings "realistas", que buscam expor os estudantes a situações tão próximas do "mundo do trabalho" quanto for possível. Palavras-chave: design de autor, design gráfico, comunicação visual, ensino técnico.
Remea Revista Eletronica Do Mestrado De Educacao Ambiental, Apr 19, 2013
Trata-se de uma pesquisa que objetiva conhecer quais são as temáticas dos vídeos que estão inseri... more Trata-se de uma pesquisa que objetiva conhecer quais são as temáticas dos vídeos que estão inseridos nos perfis do Orkut dos integrantes de uma comunidade que se chama Biologia-UFPel, criada por acadêmicos do Curso de Biologia (modalidades bacharelado e da referida universidade). Objetivamos investigar se os vídeos relacionados à área de Biologia integram as páginas pessoais dos futuros bacharéis e licenciados. A metodologia referencia-se na etnografia virtual. Problematiza-se os vídeos como "Objetos de Aprendizagem", tornando-se uma forma de lazer, partilha de informações e difusão de conhecimentos e aprendizagens. Trata-se de um artefato tecnológico que opera como um dispositivo educativo, um modo de educar-se intermediado pelas TIC.
This article presents results of a research that aimed at verifying the underlying themes of the ... more This article presents results of a research that aimed at verifying the underlying themes of the videos in the Orkut Profiles of the members belonging to a community named "Biologia – UFPel" (Biology – Federal University of Pelotas). The community was created by students of the referred university, who are Biology bachelors and teachers-to-be. Our aim was to identify if there were any biology-related videos in those students' profiles. The methodology used was the netnographic. We understand such videos as "Training Objects", combining leisure, information sharing, as well as knowledge and learning diffusion. The video is a technological artifact that works as an educative device – a new way of getting educated mediated by information technologies.

Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2014
Este artigo fala sobre a experiência de uma professora ao conduzir, junto a uma turma de estudant... more Este artigo fala sobre a experiência de uma professora ao conduzir, junto a uma turma de estudantes do Curso Técnico em Comunicação Visual do IFSul-Pelotas-Brasil, um projeto experimental de desenvolvimento de identidades visuais na disciplina intitulada Laboratório de Criatividade. Neste caso, foram utilizados textos do livro Cidades Invisíveis, do escritor Ítalo Calvino, como ponto de partida para a criação de marcas e peças gráficas para diferentes cidades inexistentes descritas pelo autor. Breves entrevistas realizadas com os estudantes dão pistas a respeito de como o processo correu de forma rizomática, contaminado por afetações e trânsitos. Em um exercício que promovia a utilização de um texto literário como briefing para um projeto, os estudantes foram estimulados a repensar e construir seus próprios processos criativos, resultando em peças que apresentam grande diversidade de linguagens.
Uploads
Papers by Ana Paula Margarites