Papers by Altair Sofientini Ciecoski
Pretende-se, por meio deste artigo, que tem como escopo de pesquisa a obra A queda do céu, de Dav... more Pretende-se, por meio deste artigo, que tem como escopo de pesquisa a obra A queda do céu, de Davi Kopenawa e Bruce Albert, demonstrar a transcendência e a relevância que os cantos e danças dos xapiri, espíritos ou ancestrais dos Yanomami, têm entre os xamãs desses povos. Com um recorte feito a partir da primeira parte do livro, denominada Devir outro, em que são relatados ensinamentos iniciais do xamanismo, lança-se mão das reminiscências pessoais do xamã narrador e líder yanomami Davi Kopenawa, na observação das manifestações do sagrado, evocadas pela presença dos xapiri, notadamente expressos em cantos e danças divinos. Para o presente estudo, dialoga-se, entre outros, com a pesquisadora indígena Graça Graúna (2013), e o mitólogo Mircea Eliade (2012).
Pretende-se neste artigo, demonstrar através das narrativas presentes no contexto ficcional do ro... more Pretende-se neste artigo, demonstrar através das narrativas presentes no contexto ficcional do romance Um Rio chamado tempo, uma casa chamada terra, do autor moçambicano Mia Couto, evidências de experiências hierofânicas expressas através do Rio Madzimi, que separa a pequena ilha de Luar do Chão de sua cidade mais próxima. Na observância do enredo da obra, notou-se que o Clã dos Malilanis (Marianos, em sua forma aportuguesada), que tem em Dito Mariano, seu patriarca, tradicionalmente atribui ao rio um valor especial, notadamente envolto em um ar de sacralidade, que manifesta seu potencial caráter hierofânico. Para o presente estudo dialoga-se, entre outros, com os autores Mircea Eliade (2012) e Waldomiro Piazza (1983).
Pretende-se, através deste artigo, mostrar como a literatura moçambicana, especificamente as refe... more Pretende-se, através deste artigo, mostrar como a literatura moçambicana, especificamente as referências que se apresentam na obra Terra Sonâmbula, do escritor Mia Couto, promove uma intersecção com a história do país, duramente marcado por uma complexa guerra civil. Para tanto, lançou-se mão de estudos bibliográficos de autores como José Luís Cabaço, bem como com uma entrevista semiestruturada com o Prof. Dr. Antonio Aparecido Mantovani, pesquisador da Universidade do Estado de Mato Grosso. (UNEMAT/SINOP). Adentrando-se no tecido ficcional da obra concluiu-se que ela faz referências ao processo histórico do conflito que marcou profundamente o povo moçambicano.
Pretende-se por meio desta pesquisa evidenciar as concepções do sagrado entre os Bantu, trazendo ... more Pretende-se por meio desta pesquisa evidenciar as concepções do sagrado entre os Bantu, trazendo à luz aspectos da espiritualidade e que, por sua vez, perpassam a cultura e a história desses povos africanos. Para esse efeito, aborda-se no trabalho os conceitos de cosmogonia, traduzidos como sentimentos de transcendência, bem como a pirâmide vital, onde se prefigura um intercâmbio entre dois mundos, o visível e o invisível. O trabalho, em seu arcabouço teórico, promove um diálogo com autores como Mircea Eliade (2008), Giroto (1999) e Malandrino (2010), além de análises na teia ficcional do romance Terra Sonâmbula, de Mia Couto (2015). Palavras-chave: Espiritualidade Bantu. Sagrado. Povos africanos.
Este trabalho tem como objetivo promover um diálogo sobre as tradições ancestrais moçambicanas e ... more Este trabalho tem como objetivo promover um diálogo sobre as tradições ancestrais moçambicanas e o espaço do sagrado, mormente se encontram profundamente delineadas na obra Terra sonâmbula, do escritor moçambicano Mia Couto. Na esteira destas discussões, abordaremos as concepções de vida e a presentificação da morte. Um conceito que se apresenta de forma reiterada no romance de Mia Couto é a interferência de espíritos entre os seres vivos, razão pela qual, dialogamos com alguns teóricos sobre essas forças intermediárias entre os homens e o Ser Supremo, e, dos quais, muitas vezes, pela crença, são associados à fecundidade, ao sucesso e à harmonia.
Uploads
Papers by Altair Sofientini Ciecoski