Preferi mudar o modo como descrevo o torneio de duas cidades Morelia-Linares por somente Linares para ficar mais claro onde o jogo está acontecendo e qual a rodada que acontece por lá.
Entramos na segunda rodada, e como os comentaristas citaram, teríamos um jogo e tanto pela frente: Carlsen vs Shirov. O espanhol é considerado o maior jogador tático do nosso tempo. Seu jogo arriscado é muito apreciado pelo público. Já Carlsen demonstra uma força de vontade e um jogo maduro acima da sua idade: 17 anos.
Novamente uma abertura espanhola apareceu no tabuleiro. Ela e a defesa siciliana são as mais jogadas, talvez pela intensa luta que delas pode decorrer. Em oitenta lances, Magnus Carlsen vence a batalha e torna-se o segundo colocado a meio ponto do indiano Vishy Anand.
O ucraniano Vassily Ivanchuk uma vez mais bateu o húngaro Peter Leko, desta vez de pretas. A defesa escolhida por ele foi a Caro-Kann. Esse ucraniano é muito bom.
Outro grande jogo foi Aronian e Anand, mas terminou em empate, assim como Topalov e Radjabov.
Podemos dizer que no começo do ano vemos a demonstração da força de Magnus Carlsen, jogando contra veteranos que viveram o auge da força de Kasparov. Anand e Ivanchuk, por exemplo, são os mais velhos e já jogaram muitas partidas contra Kasparov e Karpov, ex-campeões mundiais que sustentaram o trono por muitos anos. Podemos esperar o mesmo do jovem norueguês?
Hoje teremos:
- Anand vs Carlsen
- Shirov vs Leko
- Ivanchuk vs Topalov
- Radjabov vs Aronian
Fonte: ChessBase