Aronian e Carlsen: campeões de Wijk aan Zee

A vitória de Carlsen sobre Kramnik na décima segunda rodada para mim foi como comemorar os gols de Alexandre Pato no domingo. No sábado, acompanhei esta partida até o ponto em que ela entrava na sua parte final. Eu especulava que seria um empate, algo já digno de nota. O restante do fim de semana eu fiquei offline e somente agora há pouco soube dos resultados. Com esta vitória ele igualaria novamente com Aronian. Este por sua vez empatou suas duas últimas partidas. Assim, temos dois campeões em Wijk aan Zee.

O campeão do mundo, Vishy Anand, terminou o torneio na terceira posição. Bem melhor que seus rivais mais próximos no ranking: Kramnik e Topalov, sétima e nona posição respectivamente.

O jovem Radjabov ocupou a quarta colocação com a mesma pontuação de Anand: 7,5 em 13.

O único invicto no torneio foi Vassily Ivanchuk com uma vitória e 12 empates! Ficou na sexta posição.

Para mais informações, clique aqui.

O próximo torneio que irei acompanhar possivelmente será o Aeroflot Open 2008 em Moscou. Até lá!

Corus 2008: Rodada 11

Carlsen não resistiu. Atacou o rei das pretas na busca do mate, porém Anand defendeu-se calmamente. O campeão do mundo venceu e pula para a segunda posição.

O novo líder é Levon Aronian. Ele bateu Loek van Wely.

Outros jogos decisivos foram a vitória de Eljanov sobre Polgar e Radjabov contra Gelfand. Adams e Ivanchuk ainda estão invictos no torneio.

A rodada hoje será mais difícil ainda para Magnus Carlsen que jogará de pretas contra Kramnik.

Fonte: ChessBase  CorusChess

Torneio Corus 2008: Rodada 10

Magnus Carlsen isola-se na liderança novamente. Loek van Wely tinha tudo para vencer esta partida mas ficou confuso com tantas linhas vitoriosas que acabou escolhendo as piores. Assim, Carlsen conseguiu um forte ataque e ganhou o ponto completo.

Vassily Ivanchuk venceu pela primeira vez no torneio. Seu oponente, Pavel Eljanov, é o último colocado do torneio.

As outras partidas terminaram empatadas.

Para Magnus Carlsen vencer este torneio, ele tem que suportar a força de três grandes adversários: Anand, Kramnik e Radjabov. Ele jamais venceu Anand e Kramnik. Contra Radjabov o retrospecto é +2-3=8 (2 vitórias, 3 derrotas e 8 empates). Caso ele vença este torneio, será uma grande façanha. Estou na torcida.

  1. Carlsen 6,5
  2. Aronian 6
  3.  Adams 5,5
  4. Anand 5,5
  5. Ivanchuk 5,5
  6. Radjabov 5,5
  7. Kramnik 5,5
  8. Leko 5
  9. Topalov 5
  10. Mamedyarov 5
  11. Polgar 4,5
  12. Van Wely 4
  13. Gelfand 3,5
  14. Eljanov 3

Sistema de Cotas e Enem

Sou mais o uso do Enem para ajudar os alunos do ensino público a entrar numa universidade pública do que usar um sistema de cotas.

O ProUni, pelos exemplos que vi, mostra seu valor. Alunos do ProUni que conheço estão entre os melhores de sua turma. Ou seja, não é assistencialismo; é justiça.

Eu considero injusto que pessoas por serem pobres não possam melhorar de vida por que não conseguem entrar numa universidade. Já um filho de rico tem totais condições. Estamos em busca, afinal de diminuir a desigualdade social.

A Univerdade Federal de Santa Catarina deveria adotar o Enem no lugar do sistema de cotas (se é que não usa). Se alguém souber disso, por favor, comente aqui.

Powered by ScribeFire.

O PAC e a contra-investida

Parte da mídia começou a alardear que o PAC “empacou”. Eu fico impressionado como sou mais razoável que a imprensa, cheia de pessoas inteligentes.

Sabe-se que o primeiro ano de um projeto, uma parte do tempo é gasto com estudo de viabilidade, licitações, licenças ambientais, etc. É o que aconteceu com o PAC em 2007. É novidade pra alguém?

Reclamam que o Governo não gastou todo o dinheiro empenhado em 2007 nas obras. E era pra gastar à toa? E se eles gastassem tudo só com estudos de viabilidade, licitações e licenças, o que diria a imprensa?

Agora dizem que as obras do PAC podem influir no aumento da inflação. Engraçado, acho que a inflação pode chegar por causa da crise internacional. Será que se a inflação aumentar, eles vão divulgar que foi o PAC?

Todos sabemos que o país sofre com a falta de infra-estrutura. O PAC é para reduzir estes problemas. O governo partiu para enfrentar estes problemas com obras importantes.

É importante aumentar a malha ferroviária para diminuir o trânsito de caminhões nas estradas e melhorar o escoamento da produção. Os camnhões estão na grande maioria dos acidentes. Já vi jornal reclamando que a melhora em algumas estradas aumentaram o número de acidentes. O Lula não tem culpa pela imprudência dos motoristas. O jornal informa isso pra você, cidadão?

É importante a melhora e o aumento do número de portos. Vamos exportar mais.

É importante o investimento no setor energético. Parte da imprensa alardeia que esse investimento sugere que estamos prestes a entrar numa crise energética. Se o Governo não investe reclama, se investe reclama!

Tou cansado de ver a imprensa, os governos federais, estaduais e municipais alertando a população a eliminar os focos da dengue. Ainda assim, ela reaparece a todo ano nos períodos de chuva. Não é evidente que a população não está seguindo as dicas apresentadas? A dengue é muito mais preocupante que a febre amarela. O Governo não precisa aumentar a exposição na mídia para informar isso. É melhor que não faça, senão vão dizer que o Governo gasta mais com propaganda que com saúde!

Leio o Portal da Globo, Veja, Folha, Luiz Nassif, Paulo Henrique Amorim diariamente. Sabe o que vejo em algumas dessas mídias? Frases irônicas, manchetes negativas que escondem um conteúdo interno mais positivo (porque enfim não podem esconder os fatos) e alertas de crises a todo momento.

Num país como o Brasil, onde não alcançamos o pleno desenvolvimento e a redução completa das desigualdades, não devemos estranhar e se surpreender com crises ou outros problemas. O importante é o combate a elas.

O que me chateou recentemente foi como o mídia anunciou as mortes por febre amarela. Tanto é que causou tumulto na população. Pessoas tiveram mais problemas com super dosagem que com a doença propriamente. Então, os jornais mostraram aquelas filas em busca da vacina com se fosse culpa do governo e não deles. A culpa foi toda da imprensa.

Sei que tem pessoas contra e a favor do Governo Lula, mas vamos pelo menos refletir o que lemos na imprensa, por favor.

Powered by ScribeFire.

Torneio Corus 2008: Rodada 9

Topalov e Kramnik foi o grande combate da rodada. Topalov, ex-campeão do mundo, havia perdido seu título para o próprio Kramnik, unificando finalmente o cetro de campeão do mundo. Mas isso foi em 2006.

Hoje, Topalov levou a melhor, impedindo assim o oponente de chegar ao topo da competição.

Magnus Carlsen errou feio em sua partida sendo derrotado por Peter Leko. Agora já não lidera sozinho o torneio, porque, por sorte, Aronian não conseguiu ganhar o ponto completo; empatou com Van Wely.

Sabem aqueles destaques que eu coloquei para a nona rodada, no último post sobre xadrez? Pois é, eles são para a décima rodada. Amanhã, então, acompanhem também.

Atualização: Caramba! Vi o jogo do Topalov contra Kramnik e gostei muito do que encontrei. Topalov sacrificou a Dama! Show!

Fonte: Chessbase e Corus Chess

TurboGears: a espera

Devido a existência do projeto de desenvolvimento do Turbogears 2, decidi fazer uma pausa nos estudos e casos de uso sobre esta framework. O Turbogears 2 é um reprojeto visando adotar o WSGI como base para a componentização e reusabilidade na arquitetura.

WSGI é um padrão já adotado largamente na comunidade Python. Ele facilita bastante o reuso de código em aplicações web, principalmente. A equipe de desenvolvimento resolveu adotar o núcleo do Pylons 1.0 para pular etapas, uma vez que este já adotava o WSGI, inclusive adotava o Paste para facilitar a configuração. Vale ressaltar que eu fico maravilhado com a tríplice setuptools + wsgi + paste.

Essa mudança é um ponto positivo mas que me levou a parar um tempo de escrever sobre a framework aqui no blog. A sensação é que ela está no limbo e o Django continua ganhando novos adeptos. Verdade que este limbo é bem produtivo e tenho a sensação de um retorno ao mercado ainda este ano.

Então, quando tivermos lançamentos oficiais e documentação sobre o Turbogears 2, estarei novamente estudando e escrevendo aplicações de exemplo e divulgando minhas experiências por aqui.

Um pouco do meu tempo para todo mundo.

Powered by ScribeFire.

Torneio Corus 2008: Rodada 8

Depois do último post sobre o Torneio Corus que ocorre na Holanda, duas rodadas se passaram. Magnus Carlsen continua liderando de forma isolada, a apenas meio ponto de Kramnik e Aronian.

Na sétima rodada, somente dois jogos foram decisivos: Aronian bateu Radjabov e Anand venceu Polgar. Já a oitiva tivemos somente um jogo, a vitória de Anand sobre Topalov.

Com estas duas vitórias o campeão do mundo, Vishy Anand, sobe para a quinta colocação com 4,5 pontos.

Destaque para a nona rodada, terça-feira:

  • Anand vs Leko
  • Radjabov vs Topalov
  • Van Wely vs Carlsen

Correção (a fonte errou e eu fui na “onda”):

  • Topalov vs Kramnik
  • Leko vs Carlsen

Fonte: Chessbase

Powered by ScribeFire.

O menino prodígio Magnus Carlsen lidera

Após sua vitória convicente sobre Judit Polgar, a única mulher na elite, Magnus lidera sozinho o Torneio Corus. Ele é o mais jovem participante do torneio, com apenas 17 anos. O garoto simplesmente já está na 13ª posição do ranking mundial e seguramente será um Top 10 logo após a competição. É simplesmente a sensação no mundo do xadrez.

Vladimir Kramnik (32) que divide o topo do ranking com Anand (38) segue sua trajetória de subida. Venceu o antes líder Levon Aronian (25), e iguala-se em segundo lugar com Radjabov (21) que empatou com Adams (36).

O ex-campeão, Veselin Topalov (32), finalmente venceu sua primeira partida. Foi contra Peter Leko (28).

Importantes partidas da 6ª rodada, neste sábado:

Aronian vs Radjabov
Topalov vs Carlsen

Fonte: Corus Chess 2008

Powered by ScribeFire.

Morre Bobby Fischer

Bobby FischerNão poderia deixar de inserir esta nota aqui. Robert James Fischer, um dos maiores jogadores de xadrez de todos os tempos, faleceu hoje aos 64 anos.

Links:
http://www.chessbase.com/index.asp
http://www.projetobr.com.br/web/blog/5#6130
http://www.elpais.com/fotogaleria/Muere/Bobby/Fischer/4969-2/elpgal
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bobby_Fischer
http://listverse.com/people/top-10-geniuses/
Último Segundo

O ex-campeão mundial viveu tanto quanto as casas do tabuleiro…

Há muito ele abandonou o xadrez. Passou pouco tempo no topo. Seu grande significado foi, como americano, lutar praticamente sozinho contra a hegemonia soviética, na época de Guerra Fria. Isso é o significado político dele, que em épocas recentes estava proibido de entrar em seu país.

O significado enxadrístico é que para muitos, ele foi o maior jogador de xadrez da história.

Nunca se sabe o que teria acontecido se ele tivesse enfrentado o desafiante Anatoly Karpov. Como desistiu de defender seu título mundial, o perdeu e por fim abandonou o xadrez. Anatoly só viria perder a coroa 10 anos depois para outro grande jogador: Garry Kasparov.

Vá em paz, Bobby.

Powered by ScribeFire.