Sobre críticas e elogios ao XO da OLPC

Encontro muitas críticas infantis sobre o XO, o famoso laptop de “100 dólares” da OLPC – one laptop per child. Muito dizem que o laptop não presta porque é muito pequeno, não é potente, possui pouca memória e não tem Windows instalado. Em relação a isso dar para perceber que o pessoal não anda lendo mais a respeito do propósito do computador e das novidades tecnológicas a que se destina.

O XO deve ser econômico. Ele não é um laptop somente para a cidade mas também para o campo. Não é computador para classe média ou classe alta, e sim para alunos carentes. Esses computadores estão destinados a lugares distantes, possivelmente sem energia. Esses lugares ainda existem em nosso mundo e até no Brasil, podem crer.

Dizer que as crianças precisam aprender a usar o Windows para entrar no mercado de trabalho é brincadeira. Os laptops são destinados a crianças bem jovens que vão usar o laptop como meio pedagógico para acelerar o aprendizado. O foco não é o mercado de trabalho, mas indiretamente, claro vai contribuir para isso.

Uma matéria interessante para quem quer entender mais um pouco sobre o hardware do XO e sua proposta pode ser encontrada aqui.

Outros links:

Webinsider

Ubuntu cada vez melhor

Estou bastante satisfeito com a distribuição Linux Ubuntu. Quem ver meu PC com Linux fica maravilhado com a facilidade de operação do sistema operacional. Um exemplo recente disso foi o fato de reconhecer facilmente uma impressora HP que comprei e nem mesmo precisei procurar por drivers. Eentão o CD de instalação para o Windows vai ficar guardado e sem uso. Também configurei para compartilhamento em rede e tudo deu certo. O notebook rapidamente reconheceu a presença de uma impressora compartilhada na rede e consegui imprimir sem problemas.

Recentemente um amigo meu comprou um notebook da HP e apostou no Ubuntu como sistema operacional principal dele. Ele ainda deixou espaço para o Vista! Tudo funcionou numa boa, inclusive o controle remoto que vem acompanhado. Mas também ouvi uma colega de trabalho dizendo que a nova versão do Ubuntu não funcionou mais em dois outros modelos de notebook. Então é preciso testar primeiro antes de uma instalação.

Logo eu irei instalar o Ubuntu na máquina de um amigo que está querendo praticidade. Já podemos dizer que as distribuições mais amigáveis do Linux estão prontas para o usuário comum. Todos sabemos que mesmo no Windows as pessoas precisam de ajuda para coisas que não estão acostumadas a usar, então não é diferente no Linux.

Vamos apoiar o uso do Linux entre nossos amigos.

Powered by ScribeFire.